Páginas

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Os Sonhos

“Se podemos sonhar, também podemos realizar nossos sonhos” Walt Disney

Talvez não seja tão simples assim... Muitas e muitas vezes sonhei, mas não consegui realizar o sonho sonhado. Porque sonhar é fácil, mas para realizar é necessário algo bem palpável chamado dinheiro, grana, bufunfa...
Ontem postei um quadro de Salvador Dali. No quadro, intitulado “Sonho causado pelo vôo de uma abelha em torno de uma romã um segundo antes de acordar”, achei interessante a representação do sonho segundo Dali, que foi fortemente influenciado por Freud. E um forte defensor das idéias freudianas.
Seu amor pela esposa e sua proximidade com os sonhos são apresentados em uma obra onde Dalí recorreu ao imaginário onírico para criar um conjunto de elementos surreais: a romã, o peixe, tigres,  elefantes e obviamente, Gala (sua esposa), estão presentes no quadro .

Gilles Néret  nos fornece uma interpretação de um dos elementos do quadro, que demonstra a simbologia feminina: para o cristianismo, a romã é símbolo da Virgem Maria( nunca soube disso) e, por extensão está  relacionada á fertilidade feminina. Nesta tela, Dalí aproveitou a simbologia erótica da fruta: a romã do fundo não apenas origina um peixe, como também espalha suas sementes no mar em um ato que o próprio autor qualificou de “biologia criativa”.

Dali colocava nos quadros os sonhos, que sonhava ou que imaginava sonhar...  Como não sei pintar como ele, não tenho como fazer isso. Como também falta grana suficiente para “realizar todos os sonhos sonhados”, o jeito é ir escrevendo o que vem à cabeça...  Na esperança de que alguém leia e que lendo comente. Penso que isso já me deixará feliz.

Boa semana pra você!


(Selma)


Um comentário:

  1. Esse comentário sobre o sonho de Salvador DAli foi lindo, Selma, - eu também não sei pintar,mas gasto uma grana considerável normalmente em revistas de botânica,para recortar figuras, e compor quadros de colagens, em papéis de caixas velhas.

    Essas "obras" ficam caras, pode ser que algum dia elas figurarão nalguma daquelas galerias da zona sul de São Paulo. (h , h , h ´!)

    ResponderExcluir