Páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Aquecimento

Como a poluição provocada pela atividade humana, que é em torno de 80 % no hemisfério norte do planeta, causaria sozinha o aquecimento no hemisfério sul, se o ar de um hemisfério praticamente não se mistura com o do outro?

A atmosfera do nosso planeta é dividida em células de convecção, chamadas de célula polar, célula de Ferrel e célula de Hadley. Em cada hemisfério nós temos elas repetidas, de forma que a situação fica da maneira a seguir, lembrando que elas também se distribuem lateralmente, no sentido das latitudes, como veremos mais abaixo.
Células de convecção de ar na atmosfera terrestre

Aqui foi duplicada e colada lado a lado uma figura do NOAA sobre as células de convecção da baixa atmosfera deste planeta. No conjunto elas formam uma supercélula de convecção, como veremos mais adiante.

Se o ar não pode passar de um hemisfério ao outro, e o hemisfério que tem muita poluição é o hemisfério norte, como é que temos aquecimento global, o qual, como o nome já diz, engloba todo o planeta?

Já que algo similar ocorreria com as correntes marinhas, como apenas a ação humana no hemisfério norte conseguiria aquecer as águas dos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico, no hemisfério Sul, até derreter as geleiras da Antártida e da Patagônia?

Na figura anterior podemos notar que nos pontos onde as células se encontram, há a formação de correntes longitudinais de ar, as correntes de jato, os jatos polares e subtropicais, a respeito dos quais ainda falaremos em outros posts. [Este é apenas um caso em que o que algumas pessoas que nos acusam por tudo o que acontece não consegue explicar tudo, de modo que, mesmo podendo ter culpa no cartório, a ação humana pode não ser a única vilã nesta história]

Nenhum comentário:

Postar um comentário