Páginas

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Espiritismo Cristão




O que é ser cristão?
Se você fizer essa pergunta em qualquer fórum religioso ( ou na vida real), as respostas serão as mais variadas, tais como:
- crer em Cristo;
- frequentar a igreja;
- seguir os ensinamentos de Cristo;
-ser caridoso;
-seguir os dez mandamentos;
-respeitar o próximo;
-querer a paz;
-ter uma vida voltada para boas ações...

Segundo  Adilson e outros - poderia usar o termo “et alli” para ficar mais refinado - ser cristão é considerado somente aquele que acredita que Cristo morreu na cruz e deu o seu sangue para tirar os nossos pecados. Se você não acredita nisso, meu amigo, você não é Cristão... Mesmo acreditando que Cristo viveu nesse planeta entre nós.

Jesus disse: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim (João 14, 6). Isto significa que sem praticar os ensinamentos de Jesus não há como chegar ao Pai.
“...portanto, o que falo é justamente aquilo que o Pai me mandou anunciar (João 12, 50), ou seja, estava transmitindo-nos as orientações de Deus.
Qual a conclusão dessas palavras? Jesus fala em sangue?

Não tem como acreditar em sacrifício de sangue... Jesus também disse:
Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e retribuirá a cada um conforme suas obras (Mateus 16, 27). Se a retribuição é conforme as nossas obras e Ele nunca falou em sangue, ficamos com as obras, quem quiser que fique com o sangue.

Ao estudarmos o Novo Testamento, percebemos que no princípio essa idéia de sangue resgatar os pecados foi introduzida somente para que o cristianismo nascente se propagasse sem grandes dificuldades de aceitação. É o que os apóstolos fizeram, talvez também fruto das Leis Mosaicas, já que é nelas que o sangue dos touros resgata os pecados, pelo sacrifício de expiação. Isso está no livro dos Hebreus, capítulo 10, versículos de 1 até 14, onde se matavam touros e bodes para que o sangue desses animais “purificassem”os pecados dos “pecadores”...

Acho muito cruel ter que ser submetido a uma espécie de lei, uma imposição, para ser cristão: “ou você acredita que Cristo deu seu sangue para lavar seus pecados ou então não é cristão”. Eu me considero cristã, e não quero ter essa imposição. Quero estar livre dessas leis, e acreditar no Cristo da maneira que gosto. E no Espiritismo da maneira que quero.


Outro dia li uma frase interessante, não me lembro o nome do autor (me perdoe):
“Ir a igreja não faz de você um cristão, como ir ao Mc Donalds não faz de você um hambúrguer.”



Apenas o bom senso prevalecerá...

30 comentários:

  1. Segundo Adilson e outros - poderia usar o termo “et alli” para ficar mais refinado - ser cristão é considerado somente aquele que acredita que Cristo morreu na cruz e deu o seu sangue para tirar os nossos pecados. Se você não acredita nisso, meu amigo, você não é Cristão... Mesmo acreditando que Cristo viveu nesse planeta entre nós.
    -~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~~-~-~--~
    Sim meu amigo, porque todo mundo pode acreditar em alguma coisa, não precisa necessariamente ser em Jesus.
    Todo mundo pode fazer boas obras, pode até ser um ateu.
    A DOUTRINA deixada por Jesus deixa bem claro que você tem que aceita-lo como filho de Deus e resgatador de seus pecados.
    Admirar Jesus como pessoa qualquer um pode fazer isto, os Islâmicos o admiram muito, aceita-lo como filho de Deus só os Cristãos que seguem sua DOUTRINA.
    Você deve decidir se quer seguir a doutrina de Jesus ou a doutrina dos Espíritos Superiores que nem sabemos ao certo do que se trata.
    Admirar Jesus até um Zé Ruela igual eu admira, ele realmente mudou o mundo, agora, eu não aceito a BASE de sua doutrina de que ele seja o único caminho.
    Então eu sou um admirador de Jesus, mas não serei hipócrita de dizer que sigo a sua doutrina, acredito que meus irmãos muçulmanos por outros caminhos poderão alcançar um bom pós mortem...bom dia a todos, tempo esgotado.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Selma... a meu ver, racionalidade, sensatez e idoneidade nas ideias, é isso aí...

    quanto ao participante William... mesmo depois de ja lhe ter sido demonstrado que, para Jesus, FILHOS DE DEUS somos TODOS NÓS...

    João,20
    17 Disse-lhe Jesus: Deixa de me tocar, porque ainda não subi ao Pai; mas vai a meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.

    ... e que teremos de SER NÓS MESMOS a caminhar por nossos proprios meios para uma EVOLUÇÃO que nos leve a não pecar...

    João,5
    14 Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior.

    obras é que "salvam"...
    Apocalipse,22
    12 Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra.

    ... como estava dizendo... mesmo depois de já lhe ter sido mostrado a posição de Jesus quanto às questões colocadas, ele, William, continua escolhendo para ser-se cristão precisamente quem faz ouvidos moucos ao que Jesus esclareceu...
    ----
    puxa vida... sangue para "resgatar" pecados?... credo... estamos no seculo 21 gente.... ;)...

    Fui...

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, William, Mas não se pode esperar que um V-V-Vai-Volta aceite isso. Ele crê em espíritos porque ensinaram a ele. Ele crê cegamente nos argumentos de Rivail, que, embora cheios de contradições, foram escritos por um professor acostumado a preparar aulas, e explicar a própria doutrina foi um trabalho bem feito. Sim, a doutrina é de Rivail, não é de espíritos nenhuns. Os cristãos, muito bem descritos por você, pensam diferente de mim. Eles acham que Rivail teve contato com espíritos, os quais não eram espíritos de mortos, mas demônios.
    Saber o que diz a Bíblia não é possível, a não ser que o "vento de Deus (lit. Espírito Santo) sopre sobre você, e conforme ELE quer. Difícil afirmar se você é, ou não cristão, mas o próprio Jesus deixou um indicativo ao perguntar aos discípulos quem eles achavam que ele era, e a resposta de Pedro foi "Tu és o Ungido, o Filho do Deus vivo." Essa confissão de Pedro diz que Jesus é Rei (ou Senhor), e divino. E Jesus chama a Pedro de bem-aventurado (não teria Pedro de passar por trilhões de vidas para atingir a bem-aventurança, segundo Rivail?), e acrescenta que esse conhecimento não tem origem humana, mas é revelação de Deus (o Vento sopra onde quer, e só quem é nascido do Vento (inspirado por Deus) pode ver o Reino de Deus. A mente vaivoltista não pode apreender nada disso. Se você compreende que a Bíblia diz que Jesus é Deus, que morreu no lugar do pecador, que ressuscitou dentre os mortos, que há um juízo para os não-crentes e uma bem-aventurança para os que creem, então você não chegou a isso por você mesmo, nem pela pregação humana. Deus escolheu você para crer antes da criação do mundo. Deus não chamou você para ser religioso e igrejeiro? E daí? Onde está escrito que só os religiosos é que são cristãos? Cristão é quem crê em Jesus conforme a Bíblia, goste, ou não, de igrejas.
    Mas, perguntar-se-ia, e se você entende tudo, mas não "aceita" que Jesus é o único caminho? E o que é "entender tudo" e não aceitar? Onde fica o limite? Alguém pode dizer que sabe que dois mais dois são quatro, mas que não aceita?
    Não se engane com o V-Vai-V-Volta, ele não aceita, mas também não entende nada, porque não pode: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz". O Miguel só ouve a voz de Rivail e do Emperucado.
    O problema de rejeitar a salvação só em Cristo deriva da imbecilidade dos pregadores em ensinar a doutrina antibíblica da condenação em eterno sofrimento.
    No momento em que você se livrar dessa ideia absurda que martela seu subconsciente, você vai entender, ou "aceitar" tudo.
    "O salário do pecado é a MORTE". Todos morrem, e deixam de existir, como não existiam antes de serem concebidos. Qual o problema?
    233.

    ResponderExcluir
  4. Paulo usa a palavra "sangue" no sentido de MORTE.
    Jesus disse que ELE é o caminho, não os seus ensinamentos, nem as boas obras. Eu já coloquei o versículo que diz que, para Deus, nossa justiça é trapo de menstruação, isto é (para os néscios que não entendem metáforas), não podemos atingir nunca a meta exigida.
    Caramba! Eu já disse que nada tenho contra quem acha que vai ter de reencarnar um gogol de vezes (10 elevado à centésima potência) para atingir a perfeição, só não podem dizer que são cristãos e que a Bíblia ensina isso.
    A cada um segundo as suas obras, claro, mas está também escrito que o cristão não entra em julgamento, porque já foi julgado e condenado em Jesus. Jesus pagou suas dívidas, logo, as obras segundo as quais o cristão será julgado são as OBRAS DE CRISTO, isso é que é ser cristão, não é TENTAR seguir os ensinamentos de Jesus.
    Vou TENTAR explicar o que vocês fazem interpretando versículos tirados do contexto que são encontrados em autores esp..., isto é, rivailistas:
    Num laboratório escolar, um professor manda dez alunos fazerem uma medição, e eles acham:
    2,10
    2,12
    2,01
    2,20
    2,04
    2,23
    2,11
    2,10
    2,14
    4,76

    Claro que um aluno errou feio e sua medida deve ser desconsiderada. Isso é o que VOCÊS fazem, erram feio. Se 200 passagens são claras em dizer que a morte de Cristo salva o que nele crê, como é que vão apresentar como verdadeiras duas ou três passagens que PARECEM sugerir que a salvação é por obras, sendo que há versículos que afirmam CLARAMENTE que POR OBRAS NINGUÉM SERÁ SALVO, mesmo porque o rivailismo não aceita salvação, mas EVOLUÇÂO?
    Será que sou mesmo grosseiro ao chamar esses teimosos de burros? Grosseiro, talvez, mas realista.

    ResponderExcluir
  5. As religiões pré-cristãs, e diversas tradições antiquíssimas catalogam relatos
    de dezesseis deuses que foram sacrificado na cruz para salvação dos homens. São:
    Túlio, Crito, Atys, Tamuz, Hesus, Idra, Bali, Iaô, Alcestos, Sakia,
    Quetzalcoatl, Witoba, Krishna Jesus, Prometeus, Quirino e Mitra; datam de 1700 a
    400 anos antes de Jesus Cristo e originam de diversas partes do mundo, até da
    América. Todos também foram chamados de Salvadores e tomavam sobre si os
    "pecados" humanos.

    Quem quiser se aprofundar neste assunto, os livros THE WORLD´S SIXTEEN CRUCIFIED
    SALVIORS de Graves, e CHRISTIANISTY & MYTHOLOGY do reverendo John M. Robertson,
    duas grandes e respeitadas autoridades sobre religiões pré-cristãs são
    excelentes fontes.

    Pena que o professor Ateu não está aqui para concordar comigo, pois acho que ele deve ter lido algo parecido com isso. Gosto de ler sobre esses assuntos, gosto de entender sobre os acontecimentos.

    ResponderExcluir
  6. Túlio, Crito, Atys, Tamuz, Hesus, Idra, Bali, Iaô, Alcestos, Sakia,
    Quetzalcoatl, Witoba, Krishna Jesus, Prometeus, Quirino e Mitra; datam de 1700 a
    400 anos antes de Jesus Cristo e originam de diversas partes do mundo, até da
    América. Todos também foram chamados de Salvadores e tomavam sobre si os
    "pecados" humanos.
    -~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~~-~-~-
    Quantos deles ressuscitaram?
    Porque este é mais um fundamento Cristão que é um denominador comum a todas religiões que dizem seguir a doutrina de Jesus.
    Lembremos que os Judeus ainda esperam pelo messias.
    O Henry Cristo se diz o novo Jesus e daí?
    Jesus Cristo diferente dos outros virou um marco, tanto que no Ocidente contamos os anos a partir de sua vinda, então a LÓGICA nos diz que algo muito importante aconteceu mesmo que não saibamos precisar exatamente oquê.
    Mas o que eu quero dizer é que todos sabem que eu não aceito a máxima de que o inocente deva pagar pelo pecador.
    Claro que isto acontece, mas não tentem me convencer que é justo.
    Deus não precisa ser justo e bom só porque eu quero, mas em sendo não dá para aceitar que ele tenha sacrificado um inocente para pagar por pecadores até porque nossa culpa no cartório é muito discutível.
    Se Deus nos criou tortos porque espera que ajamos sempre com retidão???
    Logo, eu não sou Cristão se Jesus for tal qual escrito na Bíblia.
    O Jesus que Kardec nos traz é uma “racionalização” toda dele e de seus Espíritos Superiores, também não tenho porque acreditar nela.
    Aqui no Abismo onde me encontro a historia de Jesus e sua missão é uma grande INCÓGNITA.
    Eu “aposto” que ele se fez carne para nos conhecer melhor, como o CEO de uma grande empresa que se passa por operário para ter um melhor contato com a realidade deles, o poder distancia.
    A partir de sua vinda penso que Deus mudou seu modus operandi com a humanidade, sim eu acredito que Deus muda, mas entrarr por esta brecha fica para outro dia.
    Boa noite aos Cristãos, não cristãos e aos que se acham Cristãos.

    ResponderExcluir
  7. Os autores do NT apresentam uma razão para terem aceito que Jesus era o que o nome dele significa, e essa razão era "o espírito que nos deu". Um comentarista, como a Selma, diria que o significado é que Jesus tinha MOTIVADO os discípulos. Essa interpretação é de quem não conhece o restante das Escrituras.
    O que a dra. Selma precisa reconhecer é que sem conhecer a Bíblia por inteiro, sem saber Teologia, não é possível entender passagens tiradas do contexto.
    Eu não teria como combater o Rivailismo sem conhecê-lo a fundo e sem ter militado entre os rivailistas. A diferença entre mim e um peruquista-vaivoltista é que eu não sou ingênuo e não posso ser enganado com facilidade. Mais fácil um galo cantar como um rouxinol do que eu ser enganado com uma farsa como a da Josefa Musselina. Esse jumento lusitano ainda teima em considerar aquela palhaçada como fato real.
    A entrevista de Carlos Verezza ao iG mostra quem são esses rivailistas: V-V-eados, impostores e débeis mentais.
    233.

    ResponderExcluir
  8. “A entrevista de Carlos Verezza ao iG mostra quem são esses rivailistas: V-V-eados, impostores e débeis mentais.
    233.”
    -~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~
    Há tantos cientista em busca da cura da AIDS com firme propósito e ações que embora ainda não tenhamos encontrado a cura a sobrevida aumentou bastante.
    Com toda repressão que o plantio de maconha sofreu alguns traficantes com firme propósito e ações conseguiram desenvolver até uma maconha de melhor qualidade, mais potente e resistente.
    Algo me diz que conseguimos construir mundos mentalmente se houverem muitas mentes envolvidas vibrando numa “frequencia” parecida.
    Quero dizer que se eu quiser firmemente ver “fantasmas” e participar de um grupo que tem este firme propósito, isto tem grande possibilidade de acontecer.
    Lá no passado um tanto distante em minha curta fase Freudiana cheguei acreditar que era uma alucinação coletiva, mas vi fenômenos que eu não deveria poder ver uma vez que não estava buscando esta ilusão, esperava até não ver nada.
    Cientificamente sempre vemos médicos confirmando curas que a principio seriam praticamente impossíveis.
    Esta é uma estrutura complexa do pensamento que tenho trazido aos poucos para quem sabe pelo menos alguns entenderem.
    O Verezza não é impostor, ele tem o firme propósito de viver em um tipo de mundo, esta na frequencia de muitos e talvez um mundo esteja sendo construído para sua “tribo”, pessoas que vibram na sua frequencia.
    Não é um mundo que eu tenha optado construir porque nele praticamente não existe PERDÃO é tudo olho por olho dente por dente, deixamos muito de nos concentrar na vida aqui para ficar recebendo orientações de quem já não esta aqui, tudo tem sua hora eu prefiro pensar o mundo aqui e agora.

    ResponderExcluir
  9. Uns anos atrás,houve uma estiagem em Braília.
    Um grupo de meditantes transcendentais começaram a tocar em seus rádios toca-fitas(naquele tempo, o cassete ainda era usado), o gandharva "da chuva"- uma longa sinfonia de mantras composta por brâmanes,séculos atrás, durante uma seca de anos que assolou à India.
    Depois da execução dessa música,voltou a chover,na nação.

    Depois de quinze dias em que duzentos meditantes da capital federal tocaram essa fita, sempre às dezoito horas, caiu uma chuvona.
    Virou uma enchente.(fiuuu...)
    Os brothers tiveram que parar a música.
    O resultado foi além do esperado.(kk...)

    A sincronicidade de idéias e objetivos por parte de um grupo,ou do povo de um país,tem mesmo,certo poder.

    ResponderExcluir
  10. O nome da cidade é BraSília.

    ResponderExcluir
  11. Estou falando sobre "ser cristão é somente aquele que acredita que o sangue de Cristo limpou nossos pecados". Não estou falando em ressuscitar nem espíritos superiores. Vamos ser mais objetivos e diretos. Ressurreição e Espíritos Superiores dão origem a novos temas.

    Domingo, no Fantástico (odeio esse programa), estava vendo o Dr Drauzio Varella falar sobre o fumo. Falou, falou, falou e não disse nada. Esqueceu de comentar que o fumo causa problemas dentários, cárie e doenças periodontais. Esqueceu de falar que doenças periodontais podem causar endocardites bacterianas (por existirem bactérias em comum, que se alojam nos tecidos cadíacos), que isso tudo pode agravar diabetes melitus tipo I e II, e também unsuficiência renal... Enfim, falou sobre o fumo e acabou se atendo somente a coisas corriqueiras.
    Mostrou 2 pulmões fresquinhos retirados de algum cadáver para um fumante. Um pulmão escuro (cheio de nicotina) e outro rosadinho (não fumante). A Patrícia Poeta perguntou ao Dr quanto tempo mais ou menos ele calculava que o dono do pulmão que estava escuro havia fumado. Pois ele respondeu da seguinte maneira:
    "Olha Patrícia, o pulmão é um órgão interessante... Se estendindo corretamente, ele pode cobrir uma quadra de basquete, de tão grande que ele é... É um tecido muito grande".

    A Patrícia Poeta então disse:
    "Obrigada Dr Dráuzio, e a seguir nossos comerciais".

    Ridículo.

    Foi feita uma pergunta interessante que ficou sem resposta.

    Não sejam como o Dr Drauzio Careca...

    ResponderExcluir
  12. Hosaka passava em frente a um chaveiro quando viu uma placa:
    “Trocam-se segredos”
    Parou abruptamente, entrou na loja, olhou para um lado, olhou para o outro e cochichou para o balconista:

    - Eu sou gay, e você?!

    ResponderExcluir
  13. Olá, dra. Selma, que bom que voltou. Discordamos em quase tudo, mas discordar de pessoas inteligentes é até estimulante; ao contrário, debater com idiotas que só sabem postar mentiras tiradas de obras que NENHUMA PROVA apresentam das afirmações que fazem é uma chatice.
    Tem gente aqui que não responde. Ainda estou aguardando que digam qual a palavra que os judeus tinham para reencarnação. Acho que a senhora discorda de Rivail, pois segundo ele os judeus criam em reencarnação com o nome de ressurreição. Vou contar-lhe uma coisa, eu frequentava o esp..., digo, Rivailismo quando li isso. Fiquei perplexo com tamanha idiotice. Daí em diante não confiei em mais nada que escreveu Rivail.
    O surgimento do Cristianismo é descrito no Novo Testamento, logo, é nele que devemos procurar a definição para o termo cristão, e não nas obras de Rivail.
    O William fez a afirmação de que Carlos Verezza não é impostor. Então, o William deve saber que as materializações no Frei Luís são reais, pois Verezza é diretor de lá. Se as materializações do Frei Luís e de qualquer outro lugar são verdadeiras, então eu digo que o William devia jogar no lixo sua Bíblia.
    O jumentildo V-V-ai-Volta usa literalmente o texto da transfiguração para defender a existência de espíritos desencarnados e suas materializações. O referido texto é simbólico, porque a realidade da aparição de Moisés e de Elias negaria toda a Bíblia e, também, em consequência, negando-se a Bíblia, negar-se-ia o próprio texto da transfiguração. Óbvio.
    233.
    Obs.: Dra. Selma, por que essa teimosia em se autodenominar cristã? Não lhe agrada o termo "peruquete"?

    ResponderExcluir
  14. HEHEHEHEH... agora o macacão 233 deu em pseudo-doutrinar o William... entendeu ver nele um aliado... HEHEHEH...

    Enfim... o macacão 233 lá sabe onde encontrar alento e apoio para suas baboseiras de
    "religioso" debil mental...

    tão debil mental... que fala da "morte" de Jesus como se realmente Ele tivesse morrido, quando, seguindo-se o desenvolvimento que pode ser observado lá na Biblia, aponta para desencarne...

    (Biblia, aliás, que ele julga poder manipular a seu belo prazer,como macacão (des)interpretador que é)...

    Ora se houve desencarne com Jesus, e se Ele, tal como disse, não veio adulterar a ordem NATURAL das coisas... então... o que aconteceu com Ele acontece tambem com os outros FIlHOS DE DEUS e SEUS IRMÃOS, que somos nós TODOS afinal.

    (não estou inventando nada... É JESUS QUE DIZ SER ASSIM QUE DEVEMOS ENTENDER: MeuPai/vosso Pai; Meu Deus/vosso Deus)...

    e depois... quanto a "salvações estupidamente gratuitas" como o calhau 233 pretende ver na Biblia, bastará o Mestre dos mestres ter recorrido aquela tão prodigiosa lição do b.samaritano (um não afeto às falanges de Jesus), ao dizer que é pela evolução
    do carater que se chega è "vida eterna", para
    anular tudo o mais fora disto que se "pretenda enxergar" através das diversas opiniões registadas na biblioteca dita sagrada....

    (como é certo e sabido... não é crime de lesa-Criador tomar como certo o que diz o O Cristo enviado, e não os que imaginam diferente d'Ele)...

    ... mas é claro que o calhau 233, como não foi escolhido pelo seu "deus" para entender estas coisas, não vai conseguir chegar a perceber tão sublimes LEIS da Criação... vai desaparecer no nada tão asno quanto saiu de lá... :))...

    nota - essa de só os "escolhidos pelo deus do macacão 233" é que conseguem entender o DIVINO e SAGRADO, é mais uma das aberrações toxicas exaladas pelas mentes-calhau tipo 233, ainda
    militantes em pleno sec. 21.... :))....

    e depois... Torres Pastorino, aquele ex-padre convertido ao Espiritismo, e já desencarnado, tem aquela enorme OBRA "Sabedoria do Evangelho", 8 volumes que o macacão 233 diz conhecer... faz deste mesmo 233 uma daquelas figurinhas pateticas metidos a (des) interpretadores biblicos, mas que facilmente se verifica não passarem de macacões-espertos, sem qualquer hipotese de irem alem do lodaçal em que chafurdam.... Sem hipotese mesmo!!...

    tenho dito... :)...

    Fui...

    ResponderExcluir
  15. O nosso cristianismo tradicional acha evidente o motivo da morte de Jesus: ele morreu para pagar os nossos pecados.

    Entretanto, o cristianismo do primeiro século não achava isto tão evidente, para os primeiros cristãos, a paixão e morte de Jesus era um tenebroso enigma, como Frei Leonardo Boff faz ver no seu livro "Jesus Cristo Libertador" (Editora Vozes). Era incompreensível por que Jesus durante 33 anos se entregasse, nos últimos dias, à sanha deles, dizendo: " Esta é a vossa hora e o poder das trevas". E se deixou prender voluntariamente.

    Mesmo Paulo de Tarso, após a sua dramática conversão ás portas de Damasco, estava perplexo em face do porquê da morte voluntária de Jesus e , para solver o enigma, se retirou para os desertos da Arábia, e durante três longos anos meditou sobre esse mistério.

    Por fim, julgou haver encontrado uma solução plausível: associou a morte de Jesus à ideologia milenar da Sinagoga de Israel, que matava anualmente o "bode expiatório" julgando, que com a morte deste animal inocente, morriam os pecados de Israel.
    Paulo julgou ter descoberto que Jesus se entregou à morte para pagar com o seu sangue a dívida da humanidade perante um Deus ofendido. Mas, mesmo assim, não foi geralmente aceita pelo cristianismo primitivo esta solução. O próprio Jesus, que diversas vezes predisse
    a sua morte e ressurreição, nunca afirmou que ia sofrer e morrer pelos pecados da humanidade. Muitos cristãos viam na morte do Nazareno a continuação da sorte de quase todos os profetas antigos: o justo não é tolerado pelos pecadores, no meio dos quais vive, e sofre morte violenta. A idéia de uma morte expiatória não era opinião geral no primeiro século, e não deve ser "absolutizada", como frisa o referido livro.

    A essa aceitação obstava também a idéia de que Deus se possa sentir ofendido pelos pecados e fizesse sofrer e morrer o único homem sem pecado para se dar por pago pelas culpas dos pecadores.
    Só muitos anos depois generalizou-se a idéia de que, como diz Paulo, " o sangue de Jesus nos purifica de todos os pecados".
    A idéia de uma auto-redenção, duma morte expiatória, como se vê, teve origem no judaísmo, e não no cristianismo. Nem Jesus nem os quatros evangelistas se referem a essa idéia de que Jesus tivesse morrido para pagar os pecados da humanidade - tanto mais que, ainda hoje, nasce outra vez em pecado. Nem o Quinto Evangelho , do apostolo Tomé, recentemente descoberto no Egito, se refere com uma só palavra à morte de Jesus por causa dos pecadores.

    Quando os discípulos de Emaús, na tarde da primeira Páscoa, se achavam decepcionados com a morte cruel de um inocente, não lhes respondeu Jesus, que os acompanhava incógnito, que era para pagar os pecados da humanidade, como teria dito qualquer teólogo de nossos
    dias, mas disse simplesmente: " Não devia o Cristo sofrer tudo isso para assim entrar em sua glória?".

    Com estas palavras insinua Jesus a verdadeira pista: sofreu e morreu voluntariamente para realizar-se a si mesmo, para entrar numa glória ainda maior.

    ResponderExcluir
  16. Dra. Selma, pena que continue com o mau hábito de não fornecer a fonte de seus devaneios. Acaso não possue nenhuma bíblia? Ora, na internet há centenas. Nada disso que a senhora colocou é verdadeiro.
    "Este é o sangue da NOVA ALIANÇA que será derramado por muitos." Quem disse isso, a senhora sabe?
    "Quem não comer da minha carne nem beber do meu sangue não tem parte comigo." Entende a metáfora?
    E o discurso de Pedro no dia de pentecostes, a senhora já leu?
    Que é que significa "Deus enviou seu filho para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna."? Quem disse isso?
    Os discípulos não entenderam de imediato? Claro. O motivo? O mesmo pelo qual a senhora nunca entendeu... "O Vento sopra aonde quer..."
    Esqueça a Bíblia, esqueça Jesus, não os pode colocar ao lado dos espíritos. Fique com os espíritos, a senhora não crê que eles existem? Não pode ficar com Jesus e os espíritos, a não ser que aceite essas mentiras que a senhora postou.
    O galego é burro demais para entender a diferença entre salvação e evolução, mas a senhora pode. A doutrina da Bíblia é salvação, a do Rivailismo é evolução. Uma não tem nada aver com a outra.
    233.

    ResponderExcluir
  17. e pronto... por muita vontade que se tenha de dispensar alguma condescendencia ao macacão 233, ele mesmo torna isso impossivel dado o seu
    doentio fanatismo anti-Espirita que faz dele um
    calhau com olhos incapaz de enxergar aquilo que quase toda gente consegue ver no Evangelho (Boa Nova) de Jesus, e que é:

    "JESUS DIRIGIU QUASE TODO SEU TRABALHO DOUTRINARIO INCENTIVANDO VIVAMENTE TODOS E CADA UM AO MELHORAMENTO DE NOSSA ÍNDOLE ESPIRITUAL PARA SERMOS MERECEDORES DE "COMPENSAÇÕES" EXTRAORDINARIAMENTE VENTUROSAS"....

    Quase Todo o Evangelho aponta este rumo, repete-se....

    mas enfim... o macacão 233, cego-mental para a realidade duma Doutrina que expulsa a aviltante "barbarie divina" como forma de conceder salvações, fazendo jus ao calhau que é e possivelmente com oculos, prefere crer num "deus" que exigiu a execução selvagem dum inocente para conceder "salvação" a uma humanidade que, afinal, NUNCA DEIXOU de estar em condenação...

    grande calhau com olhos esse, macacão 233...

    ...e para piorar sua mente incapaz de funcionar com normalidade, ainda ha que contar com a mania aberrante de se julgar um esperto (não confundir com inteligente), ao ponto de pateticamente ensaiar modificar na Biblia aquilo que lá esta relatado de forma clara e inequivoca: "Moises e Elias materializaram-se perante Jesus e falaram com Ele perante testemunhas"...

    Só mesmo um idiota de grande envergadura do tipo macacão 233 para não querer ver os factos
    tal qual eles são... e diz que é Kardec que inventa...
    É isso aí... só mesmo um imbecil desses para não querer ver o obvio.... Só mesmo mesmo...

    Fui...

    ResponderExcluir
  18. “O William fez a afirmação de que Carlos Verezza não é impostor. Então, o William deve saber que as materializações no Frei Luís são reais, pois Verezza é diretor de lá.” [Adilson]
    -~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~--~-~-~-
    Não, eu não sei das atividades de Verezza. Como não sou Espirita nem anti Espirita não acompanho esta doutrina de perto.
    Eu já vi números de hipnotismo e sei que tem pessoas muito sugestionáveis e também já presenciei fenômenos difíceis de explicar e de certo eu não estava sobre hipnose.
    Talvez Verezza até seja um impostor, por hora prefiro ficar com o beneficio da DUVIDA.

    //////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
    “Entretanto, o cristianismo do primeiro século não achava isto tão evidente [Jesus resgatar nossos pecados], para os primeiros cristãos, a paixão e morte de Jesus era um tenebroso enigma,” [Selma]
    -~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~~-~-
    Bom, sei que o Kardecismo ao menos considera Jesus como um espirito muito evoluído então lembremos que este espirito evoluído resolveu aparecer para Paulo, alguém que ele achava digno de decifrar o enigma.
    Ele já tinha escolhido 12 apóstolos, tirando Judas ainda ficavam 11.
    Quando Jesus estava encarnado ainda podemos dar o desconto de que ele poderia estar limitado por um corpo biológico, mas quando apareceu para Paulo já estava em espirito, logo não há desculpa plausível que justifique Paulo não ter feito a vontade de Jesus.
    Eu nunca entendo quando religiosos [ de qualquer credo] tratam Jesus e Deus como seres passivos diante da atividade humana.
    O que impedia o todo poderoso Jesus já desencarnado desautorizar Paulo?
    Esperou passar séculos até que Kardec e Espíritos Superiores viessem falar que Paulo estava enganado!!! Deixou deliberadamente que o resgate de pecados na cruz se tornasse uma BASE Cristã para depois desdizer.
    Francamente é difícil aceitar uma teoria destas.

    ResponderExcluir
  19. Meio difícil o galeguito achar algum argumento contra o raciocínio do William, porque, quando perguntei, certa vez, por que Jesus tinha sido tão incompetente a ponto de ensinar tudo errado aos discípulos, e por que ele levara dezoito séculos para enviar a tal falange de espíritos puros para esclarecer Rivail, o galego me xingou com todo o vocabulário que aprendeu no lupanar onde foi criado.
    233.
    P.S.: A dra. Selma vai se fingir de cega, surda e muda quanto a isso?

    ResponderExcluir
  20. Adilson, você disse que não forneci a fonte de meus devaneios? Pois eu não disse no comentário que li o livro do Leonardo Boff "Jesus cristo Libertador"?

    Leia também...

    Jesus apareceu para Paulo, mas veja bem... Foi só um instantinho... Ele não ditou para Paulo todas as Epístolas. O conteúdo das cartas saiu do cérebro de Paulo (acho).


    Bye bye...

    ResponderExcluir
  21. Dra. Selma, vamos arrazoar sobre o que a senhora postou nessa sua volta.
    1) Sou cristã porque me considero e ponto final;
    2) Os primeiros cristão não falaram sobre a morte de Jesus como substituta da condenação do pecador;
    3)Paulo só teve uma visãozinha efêmera de Jesus, as epístolas não lhe foram ditadas, mas vieram de sua cabeça.
    4)Minha fonte foi Leonardo Boeff.

    Análise dessa dtonação do peruquismo:
    Se a senhora é cristã porque acha que é, então de nada vale o que está escrito no NT, e, em sendo assim, fica detonado um dos principais livros de Rivail, o Evangelho Segundo o Espiritismo, porque, se o original nada vale, vale ainda menos que foi baseado nele.
    2)Paulo era um dos primeiros cristãos, Pedro também, então, como afirmar que a ideia da morte vicária de Cristo ter sido criação da igreja numa época posterior? Essa historinha de autores rivailistas ou esotéricos só engana quem tem preguiça mental. Acho que a senhora não se enquadra nesse grupo.
    3) Paulo afirmou que a doutrina que pregava não era dele, mas lhe tinha sido dada por revelação direta de Jesus Cristo. Paulo pensava totalmente diferente do que pregou após o caminho de Damasco, a tal ponto que perseguia e prendia os cristãos. Se alguém não admite um escritor receber o que escreve por revelação, então não pode ser rivailista, muito menos peruquista.
    4) Leonardo Boeff não passa de um idiota. É isso que penso de quem estuda Filosofia, Teologia, grego e hebraico, como os padres, e ainda aceita as doutrinas romanas como bíblicas. Alma e alma imortal (isso é pior ainda)é platonismo, não tem na Bíblia. Por isso eu considero todo padre um idiota, ou um enganador. Nenhum deles merece a perda de tempom de ler o que escrevem.
    233.

    ResponderExcluir
  22. ... esse macacão 233, calhau com olhos que é, não consegue entender que o desenvolver do entendimento das Leis da Criação vai sendo conseguido conforme a evolução do intelecto da humanidade... Houve Moises... Depois veio Jesus que trouxe emendas a alguns lapsos de entendimento que estavam sendo cometidos quanto ao "perfil" do PAI DE INFINITO AMOR... e depois vieram os Espiritos que, através de mediuns ditaram a Doutrina da "imortalidade do individuo" e sua caminhada para a angelitude que chegará a TODOS!!...

    (e... segundo a D. Espirita, a questão não é "produto acabado".... Muito haverá ainda para
    se saber quanto a esse Univ onde ocorre/fervilha VIDA de forma que nossa mente não consegue nem congeminar).... ;)..

    mas... se faz confusão ao macacão 233 por que Jesus não revelou "logo tudo a Paulo", então porque não pergunta tambem por quê Deus não passou logo TODOS os conceitos Divinos para Moises e tivemos de esperar por Cristo para nos dizer que não devemos "condenar à morte" seja quem for, mas sim termos capacidade moral para perdoarmos setente vezes sete vezes aos nossos inimigos, isto é, SEMPRE!!!... e que "é necessário nascer de novo (ser parido novamente), para ganharmos o reino dos céus, hein?... HEIN, macacão 233, HEEEIIIIN??"...
    por que Deus não o fez logo a Moises??....

    ps - esse macacão 233 tem um calhau no lugar do cerebro, daí ele ainda acreditar que jacaré era herbívoro, e que sofreu metamorfose por culpa do diabo tentador, disfarçado de serpente na arvore proibida....

    HEHEHEHEH... grande macacão esse calhau 233...
    ENOOOOOOORME MESMO!!... :)))...

    ResponderExcluir
  23. Esse galego é patético. Quer à força que o NT, livro cristão, livro de SALVAÇÃO, seja livro rivailista de EVOLUÇÃO.
    Jesus veio salvar o pecador morrendo em seu lugar, esse é o ensino do Novo Testamento. O ensino do livro que o galego lê diariamente é que Jesus era um palhaço que ensinou tudo errado, era um impostor que fingia ressuscitar mortos que não estavam mortos, e, por fim, depois de ensinar errado, morreu crucificado, mas não morreu, somente desencarnou, logo, sua morte também foi mais uma mentira.
    Dizem os evangelhos que Jesus ressucitou depois de três dias, mas o livro de Rivail diz que Jesus só desencarnou. Mas para desencarnar seria preciso ter encarnado antes. O evangelho de João ensina que Jesus não encarnou, mas que se transformou em ser humano, ele não "entrou" num corpo, ele se fez corpo.
    "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o verbo era Deus. Tudo foi feito por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. E o Verbo SE FEZ CARNE e habitou entre nós."
    Segundo os rivailistas, essa "noção" sobre Jesus era incompleta, e os espíritos superiores vieram trazer a Rivail a "verdade".
    Em outras palavras, os autores do NT, Paulo, Pedro, Mateus, Lucas e outros eram péssimos médiuns. As duas jovenzinhas que trabalharam com Rivail é que eram grandes e perfeitas médiuns.
    Rivail era na verdade um idiota que se deixou enganar por maluquices que ele mesmo sugestionou às duas mocinhas. Atormentado pela condenação do NT por causa de sua homossexualidade, Rivail inconscientemente procurou criar uma nova escritura. Quem quiser que acredite nela, na abiogênese, nos marcianos voadores do Emperucado e nas materializações mentirosas. Quem quiser que acredite também no efeito joão-teimoso que faz a Lua ter sempre a mesma face voltada para a Terra, o que é uma absurdo digno de um apedeuta. Quem quiser que acredite que Nosso lar e os marcianos não são detectados por causa de sua densidade.

    Eu afirmo que espíritos não existem, tudo que é dito e escrito por via mediúnica vem da própria cabeça doentia dos pseudomédiuns. Toda materialização é uma farsa para enganar ignorantes.
    233.

    ResponderExcluir
  24. macacão 233 expeliu de sua mente-calhau: "Esse galego é patético. Quer à força que o NT, livro cristão, livro de SALVAÇÃO, seja livro rivailista de EVOLUÇÃO.
    Jesus veio salvar o pecador morrendo em seu lugar, esse é o ensino do Novo Testamento. O ensino do livro que o galego lê diariamente é que Jesus era um palhaço que ensinou tudo errado, era um impostor que fingia ressuscitar mortos que não estavam mortos, e, por fim, depois de ensinar errado, morreu crucificado, mas não morreu, somente desencarnou, logo, sua morte também foi mais uma mentira
    ------
    caramba... li até aqui e logo logo deu para ver o quanto o macacão 233 é tão calhau, mas tão calhau que não consegue perceber o que qualquer pessoa que não tenha um pedregulho no lugar do cerebro, tal qual o macacão 233, consegue entender com naturalidade... ou seja... Jesus, não morreu dado que passados três dias estava dando sinais de estar VIVO e bem VIVO...

    Ora... se isto é facto, como se pode falar que Jesus "morreu" por este ou aquele motivo, hein??... HEIIIIN macacão 233, HEEEEEIIIIIN??...

    ... e julgará o macacão 233 que Jesus ressuscitou no mesmo corpo de carne que tinha antes... e, ao imaginar isto, nem se apercebe da aberração que vai em sua mente-calhau, pois o Cristo, como se pode observar nos poucos e muito sintetizados relatos da epoca, chegou a aparecer e desaparecer, como se "se materializasse" instantâneamente no local e seguidamente se esfumasse como que volatilizando-se no espaço...
    e... a não ser que Jesus fosse duma "carne" diferente da dos humanos, tal "habilidade" não é possivel acontecer com corpos como o que Jesus usou na Terra, enquanto andou por cá disseminando sua Doutrina de EVOLUÇÃO MENTAL-ESPIRITUAL como facilmente se pode depreender de suas intervenções....

    ... e essa de Jesus se "fazer carne", não vejo o que tem de mais, pois isso tambem acontece com todos os outros Espiritos quando reencarnam: passam tambem a ser carne, pois fundem-se nela de forma tão compacta que até parece que ali só ha um elemento a operar quando na REALIDADE são dois: Espirito e o corpo carnal que o absorveu.... :))...

    O macacão 233 não é capaz dce entender isto.... Prefere imaginar que Jesus "morreu" no lugar dos pecadores para os salvar embora TODO MUNDO continue a morrer (desencarnar), seja-se pecador ou não....
    heheheh... grande calhau esse macacão 233... :))

    ... mas não é mesmo de estranhar que esse macacão 233 entenda tudo errado... veja-se que eese calhau com olhos continua a imaginar que eu sou galego mesmo depois de já lhe ter explicado varias vezes que eu não tenho nada a ver com a Galisa que é territorio espanhol e eu nasci em Portugal.... Enorme asno que bastaria ir num mapa da Peninsula Iberica e verificar que não há qualquer possibilidade de eu ser mencionado como sendo um originario da Galisa....

    AHAHAHAHAHAH... vai ser calhau assim lá atrás do sol posto.... HEHEHEHEH.... Grande macacão esse 233... ENOOOOORME MESMO!!.... :)))....

    ResponderExcluir
  25. Escreveu o galego (ele não sabe que no Brasil se apelida de galego aos lusitanos):

    "Prefere imaginar que Jesus "morreu" no lugar dos pecadores para os salvar embora TODO MUNDO continue a morrer (desencarnar), seja-se pecador ou não.... "

    Miguel, Miguel...eu não imagino nada. Isso É O QUE ESTÁ ESCRITO no NT. Leia o NT, há muitos na Internet.
    Jesus morreu no lugar do pecador, porque esse morrer que está nas traduções é SER DESTRUÍDO COMPLETAMENTE, "apóllymi", as pessoas continuam morrendo, inclusive os cristãos, mas Jesus afirmou que os que nele cressem não permaneceriam mortos para sempre (João 11:25,26). O homem Jesus morreu, não continuou a andar pelas cercanias de Jerusalém pregando e curando. Sua vida terrena teve fim. Sua missão era sua morte na cruz, e lele disse "Tudo está consumado", e MORREU.
    Jesus ressuscitou ao terceiro dia, seu corpo voltou à vida, é o testemunho dos discípulos. O corpo de Jesus era o mesmo na aparência, pois ele disse a Tomé que pusesse o dedo nas feridas e comprovasse que se tratava dele mesmo. Mas a natureza desse corpo era diferente, porque podia aparecer em lugares fechados, era um corpo imortal, como os que terão os cristãos na ressurreição do último dia.
    Miguel, você não tem que acreditar em nada disso. Pode ficar com o ensino de Rivail. Mas isso é o que está registrado no Novo Testamento, não é o que eu imagino, é o que está lá.

    Acredite em Rivail- EM RIVAIL- porque espírito nenhum revelou nada, porque espírito desencarnado não existe.
    233.

    ResponderExcluir
  26. ... no Brasil os lusitanos são apelidados de galegos???... caramba... está dificil de acreditar nessa "idiotice" pois que um individuo denominado por galego, como já quase TODO mundo sabe, é um natural da Galisa e esse espaço geografico é território Espanhol...

    ... como você não me merece a minima credibilidade já que é macacão que não olha a meios para atingir SEUS fins, preciso que outros brasileiros confirmem esse estapafurdio que você está divulgando....
    (seria o mesmo que aqui em Portugal chamassem de "carioca" a um indivifuo nascido em Buenos Aires, ou em Caracas, ou... fosse onde fosse que não o Rio de Janeiro)....

    Quanto ao resto que você coloca... como SEMPRE volteia e revolteia, faz piruetadas e golpes de rins, passando por malabarismos interpretativos sem qualquer jeito e ponta por onde racionalmente se pegue, só para não enxergar que O 'Jesus-ressuscitado' era Espirito...
    ou seja, o tal "corpo de uma NATUREZA DIFERENTE"...
    isto é, corpo Espiritual, que você, calhau com olhos que é, não consegue entender ser o referido por Paulo, quando ele fala em "corpo glorioso" (ou algo do genero), dado que este corpo carnal que possuimos, não pode entrar no "reino dos céus"....

    ... mas o que mais me diverte neste macacão233, é assistir com gaudio aos seus esforços tresloucados, ensaiando tentativas de toda ordem para arranjar maneira de colocar sandices
    as mais idiotas que sejam, no lugar daquilo que já MUITISSIMA GENTE por esse mundo afora vai percebendo com cada vez mais facilidade: «somos Espiritos que "ocupam" um corpo carnal durante um determinado tempo e que depois do fim deste corpo "A VIDA CONTINUA" na forma espiritual, e... dependendo da situação de cada um, depois em outros corpos até estes não serem mais necessários e poderem ser dispensados...

    ... mas isto é "perola" à qual esse macacão 233, calhau com olhos que é, ainda não consegue dar o devido valor...

    Fui...

    ResponderExcluir
  27. No Brasil o termo galego é em geral utilizado para pessoa de pele e cabelos claros podendo, em regiões de maior predominância de afrodescendentes, ser usado para pessoas de pele clara, mesmo com cabelo escuro.

    Em alguns lugares o termo galego é efetivamente utilizado para referir-se a portugueses emigrados, o que pode nos fornecer pistas de onde pode morar o 233 e, neste caso,... melhor deixar assim para não estragar a brincadeira.

    []s

    ResponderExcluir
  28. grato pelo esclarecimento Robson... :)...

    quanto a essa utlização do termo galego, na verdade torna-se bastante esquisito o rumo/alvo que ele tomou pois que o pessoal de pele e cabelos claros está mais para os europeus do centro e norte do que para os latinos que é o que o pessoal do sul europeu, é...

    portanto... de qualquer forma, o macacão 233 erra estrondosamente ao associar-me a essa "imagem" pois nem tenho a pele e cabelo claros, nem sequer sou ou alguma vez fui um emigrado...

    ... digamos que sou um comum latino de pele ligeiramente morena, cabelos escuros e olhos castanhos....

    enfim... como não poderia deixar de ser, esse 233 é daqueles macacões tão calhaus, mas tão calhaus que não consegue acertar uma no alvo...

    HEHEHEHEHEH... HEHEHEHEHE....

    Fui....

    ResponderExcluir
  29. Se o PhD em Super tivesse chamado o galego de paneleiro, ele agradeceria contente e feliz, só porque o PhD acredita nas debiloidices do Emperucado, aquele impostor V-Veado que morreu e não enviou nenhuma mensagem do outro mundo porque ficaram todos sabendo que ele deixou uma senha secreta para comprovar a autoria da mensagem.
    E tem paspalho que ainda acredita em mensagem mediúnica!
    233.

    ResponderExcluir