Páginas

terça-feira, 23 de abril de 2013

Pintura Mediúnica


Chamam-se médiuns pictógrafos aqueles que sob “influência de um espírito de um pintor(famoso)”, pintam um quadro como se fosse o próprio pintor em vida.

Quando eu morava em SJCampos, participei de uma reunião no Centro Espírita Divino Mestre -o qual eu era assídua frequentadora - onde Mariluza Moreira de Vasconcelos (autora de vários livros) lá esteve para pictografar. Essa medium psicografou também alguns livros, dentre eles o Livro "De Mário a Tiradentes" e "Inconfidências de um inconfidente" onde é contada a trajetória de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. No livro de Mário a Tiradentes, Mário era um tirano romano que cortava a cabeça dos inimigos e morrendo reencarnou como Tiradentes (que expiou o carma morrendo enforcado e depois esquartejado).


Foto do meu livro, que li há muito tempo...

Mas, voltando à pintura mediúnica, a médium pintava quadros divinamente: Renoir, Toulouse-Lautrec, Pablo Picasso. em questão de minutos. Obviamente que não tenho e nem tinha naquela época  o conhecimento de um marchand de tableaux (comerciante de quadros), especialista no assunto. O que eu sabia era o básico, que havia aprendido em livros e nas visitas ao MASP, quando havia exposições. Mas no geral, as pinturas lembravam as características dos autores. E ainda por cima, devidamente assinadas por eles...

A minha curiosidade é saber como essa médium conseguia pintar um quadro tão perfeito, em tão pouco tempo, e assinar a assinatura idêntica a do pintor.  Seria mesmo um espírito pintando? Ou seria uma farsa? Os que não acreditam na existência do espírito dirão que é farsa. Os que ficam em cima do muro, ou seja, não acreditam e nem desacreditam, ficam cheios de duvidas. Muitos fatos despertaram a minha curiosidade:
1. a pintura era feita após uma prece e com meia luz,
2. os quadros eram pintados em cerca de 5 minutos,
3. eram semelhantes aos dos pintores famosos e a mistura e combinação de cores era impressionante,
4. ao perguntar alguns fatos para a médium , no momento da pintura, ela falava com o sotaque do pintor  que estava “incorporada”,
5. o objetivo era vender os quadros para “obras de caridade”, mas o valor era bem alto,
6. não gostei quando uma pessoa disse que “um espírito lhe falou aos ouvidos” que a menina pintada por Renoir em um dos quadros era a sua filha.

Recentemente descobri Esref Armagan em um site da internet.
Armagan é um pintor turco que nasceu com deficiência visual e mesmo assim não desistiu de seus sonhos. Para pintar, ele usa uma técnica conhecida como perspectiva de três pontos, considerada difícil mesmo para pessoas que enxergam. Primeiro Esref desenha usando braile, depois adiciona cores individualmente. O pintor tem sido comparado ao mestre renascentista Brunelleschi e suas obras estão espalhadas por museus de toda a Europa.
 
Pintura de Esref Armagan
Premiado, o artista ganhou reconhecimento ao participar do documentário Os Super Humanos, no canal Discovery Channel.

Ele precisa de absoluta calma quando está trabalhando para poder sentir o que está “dentro” de sua pintura – por exemplo, quando desenha uma imagem do mar, muitas vezes se pergunta se deve usar um colete salva-vidas para não se afogar. E quando está satisfeito com seu desenho, começa a aplicar os óleos com os dedos , apenas uma cor de cada vez, espera dois ou três dias para a cor secar antes de aplicar a próxima cor. Este método de pintura é totalmente único para o Sr. Armagan. Ele não recebe nenhuma assistência ou formação de qualquer pessoa.


Fiquei espantada com as obras pintadas por esse senhor, que segundo um site que visitei pinta melhor que os médiuns “incorporados”. Ou seja, não é preciso enxergar para pintar boas obras.

Veja o vídeo sobre Esref Armagan: http://www.youtube.com/watch?v=h3O71Ty-1PM



Texto com pesquisa nos sites:
 http://obraspsicografadas.org/2008/cegos-de-nascena-pintam-melhor-que-mdiuns/



SA

23 comentários:

  1. Pois é drª. Selma... se tudo se resumisse aos "olhos da carne", essas pinturas jamais poderiam "ganhar corpo"...

    mas como Jesus disse... deixemos "os mortos enterrar os mortos", isto é, os cadáveres seguirem seus destino direto ao pó... pois que valor mais alto se levanta...

    O DA ESPIRITUALIDADE!!!... ;)...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite a vcs.

      Eu queria saber o seguinte de quem puder me replicar.
      O que faço para evitar que minhas msgs sumam dos locais de postagem,e caso isso acontecer,como faço para recuperá-las?
      Ultimamente,isso está ocorrendo.
      Escrevo um texto,sem explicação ele some,e não consigo usar o recurso "desfazer".

      Talvez,vou precisar me reabituar a escrever primeiro no word.

      Também se não souberem,não precisam se dar ao trabalho de tentar dizer algo.

      Excluir
    2. Como um médium pinta um quadro em poucos minutos? Seria farsa?
      SIM, é farsa, mas farsa inconsciente, isto é, não é proposital. O suposto intermediário do artista do Além acredita que está sendo usado por um espírito, seu subconsciente toma o controle e reproduz na tela todas as informações que possui.
      Ao olharmos um prédio com a fachada de pastilhas, não sabemos conscientemente quantas pastilhas há, qual a distribuição das cores etc. Nosso subconsciente grava isso tudo nos mínimos detalhes, até aqueles cantinhos onde alguma pastilha se soltou, a janela com o vidro rachado etc.
      Esse é o poder da nossa mente, e é por esse poder que a suposta mediunidade se manifesta.
      Um "savant" com o dom do desenho, isto é, um excepcional que mal consegue se vestir sozinho, mas que desenha com perfeição de artista, é capaz de, após uma simples olhadela, reproduzir a fachada do prédio com todos os pequenos detalhes.
      Não existe espírito nenhum, dra. SA, é tudo produto de nossa mente, a qual é produto do cérebro. Quando o cérebro material se encontra sob o efeito do álcool, por exemplo, a mente imaterial se embebeda também e sai do normal, fazendo e dizendo coisas nunca esperadas. É verdade, ou não?
      Com o passar dos anos a sua personalidade mudou aos poucos, já foi infantil, adolescente, adulta jovem, adulta madura...foi seu espírito que mudou? Não, quando ficar idosa, seu espírito será idoso também? Qual a lógica nisso?
      Espíritos não existem, como, aliás, afirma a Bíblia:
      "Tu és pó" ( isto é, tu és somente esse corpo material que terá fim, nada mais que isso)
      Fomos formados do pó da terra e a ela voltaremos. Todo nosso alimento vem da terra, o cálcio, o ferro, o potássio etc.,logo, somos apenas o pó da terra.

      Excluir
    3. ... e aí anda o coitado 233 cabriolando tentativas, umas mais rebuscadas outras marretadas demais, em sua cruzada anti-Espirita cujo resultado apenas faz com que a Doutrina do PURO CRISTIANISMO sobressaia ainda mais em sua conhecida/reconhecida sensatez/racionalidade/razão...

      O movimento Espirita só tem que agradecer aos 233,s que fazem perseguição desta forma doentia e sem qualquer compromisso com a honestidade intelectual... Sem duvida que sim!!...


      Excluir
    4. A igreja protestante manteve a crença católica de que temos alma e que essa alma é imortal. Nunca encontrei sustentação bíblica para isso.

      Tu és pó, e ao pó tornarás.
      Sai-lhes o espírito (rúach, alento, respiração) e tornam ao seu pó. Nesse mesmo dia perecem todos os seus desígnios.
      Os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem de coisa alguma.
      O salário do pecado é a morte.
      ...para que todo aquele que nele crer não pereça (mè apóletai, não seja extinto),mas tenha a vida eterna.
      ...foram lançados no lago de fogo, essa é a segunda morte.

      Paulo diz claramente que quem morre está justificado do pecado (Rm 6:7) e que Cristo ressuscitou por causa da nossa justificação (Rm 4:25).

      A ICAR precisa da existência da alma para sustentar a existência do purgatório, dos santos e do Inferno. Mas onde está esse ensino na Bíblia? Na parábola do rico e de lázaro? Mas Abraão responde ao rico que quem tem felicidade sobre a Terra tem infelicidade no Além, e vice-versa. Devemos aceitar isso também e jogar toda a Bíblia fora?

      Não acredito em "sono da alma", porque o que não existe não pode "dormir" nem aguardar nada. Se existisse alma, qual a sua origem? Transmitida pelos pais, ou dada por Deus? Se for dada por Deus e se é na alma que residem todas os desígnios, então aquele que peca não tem culpa, porque recebeu uma alma pecadora.
      Se existe reencarnação e o espírito, ou alma, se emancipa durante o sono, porque essa tal alma ou espírito não se lembra de suas vidas passadas nesse tal estado emancipado quando está livre do corpo no mundo real, o mundo espiritual?
      Como acreditar nas regressões de memória a vidas passadas, se os pesquisadores também fizeram o "espírito" avançar no tempo e descrever encarnações futuras, as quais ainda não aconteceram? Essa é a prova de que as tais regressões a vidas passadas não passam de criações oníricas da mente sugestionada.
      Por tudo isso, a conclusão só pode ser esta: espíritos não existem.

      Excluir
    5. "Por tudo isso, a conclusão só pode ser esta: espíritos não existem."
      Infelizmente os dados analisados não são suficientes para provar que espíritos não existem.

      Excluir
    6. turbilhão 1.454 (tripitaqueado)

      A chance da pintura mediúnica ser uma imitação inconsciente,é interessante.
      Mencionei de leve esse assunto naquela "Viagem Maionésica" em que eu supus que quem psicografou algumas poesias do Castro Alves para um lindo livro que eu li,na verdade- criou suas próprias mimetizando a personalidade dele,uma vez que na época,quem eu suponho que é o poetão reencarnado,era adulto...(rs...)(o cantor Caetano Veloso)
      Não estou dizendo que isso acontece em todos os casos,e nem conheço o tema da mediunização de obras de arte,mas a possibilidade de haver mimetismo conta alguns pontos a favor da inteligência humana.

      Se a pessoa em questão só consegue imitar um único poeta,ou artista,e de quem ainda por cima nunca ouviu falar,aí pode ser um caso de "reencadernação".
      O que são outros quinhentos reais a serem considerados.(hehe!)

      Excluir
  2. viagens maionésicas 15

    Estou com problemas de conexão,e por isso,continuarei vendo o clip mais tarde.
    De fato, o pintor ceguinho é melhor do que os mediúnicos.
    Conheço superficialmente a pintura mediúnica porque(vcs devem estar lembrados) em 2.007 fiz uma pesquisa artística para o gd do terra,e nela incluí pinturas mediúnicas,espiritualistas e esotéricas.(achei bem poucos exemplos da mesma na web)

    Me chamou a atenção a suposta relação entre um tirano romano,e o Tiradentes.
    Eu, Nihil,após a leitura de um certo livro aí que mudou meu jeito de pensar, constatei um fato,
    ficamos tempo demais envolvidos com os mesmos dramas,e ficamos tempo demais com a mesma personalidade.
    Meus conhecidos da vida atual,são aqueles personagens que "andaram" com a moça metilena,e sei disso,pois os reconheci por nomes,por descrições de comportamentos,e por fisionomias(no caso de personagens retratados por desenhos,ou estátuas).
    Só agora estamos concluindo antigas encrencas.
    Acho que ficamos por séculos com "pontas soltas por aí".

    Isso quer dizer que talvez nós humanos em geral levamos umas dezenas de milhares de anos indo e voltando às mesmas embromações.
    Talvez não seremos santos,antes de sermos primeiro,completamente humanos.
    Às vezes,eu gostaria de imaginar como poderíamos encurtar nossos caminhos, mas a vida também nos parece tão boa do jeito que é.
    Mesmo nisso que eu falei,demonstro um profundo apego à experiência.

    A verdadeira entropia gera desconforto,e muitas vezes,não a aguentamos.
    Problema,é quando a mesma vida que nos confere prazer,se torna também um peso...

    "_A vida é sofrimento
    o sofrimento nasce do desejo
    e da ignorância sobre sua origem
    o remédio para isso,está em saber disso."_sri Santinho,nas minhas palavras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. encantadora 202(os outros números da série foram postados no blog do sr.William)

      Brunelleschi

      Excluir
    2. O filósofo Sirizão, o gordão, como todo gordo, era preguiçoso. Sua filosofia é uma filosofia "gorda", isto é, prega a indolência, o farniente.
      Se você é doente e não deseja ser sadio, então você não sofre. Se não tem dinheiro pra comer, mas não deseja matar a fome, você não sofre. Se você é feio, mas não deseja ser bonito, então você não sofre.
      O sofrimento vem do desejo. Se não há desejo, então não há sofrimento.
      O Emperucado sofria porque era calvo e queria ter farta cabeleira, por isso usava peruca.
      Ser paneleiro e ser feio como a peste deve ter gerado muito sofrimento, por isso ele se vingava enganando os otários.

      Excluir
    3. kkkkkk!!! Muito boa essa! O sofrimento vem do desejo... é verdade... eu quero namorar a vizinha bonitona mas não consigo, por isso sou infeliz!!! kkkk
      Essa é ótima! Parabéns, Adilson233.

      Excluir
    4. Desculpe minha ignorãncia, mas sri santinho e buda são a mesma pessoa?

      Excluir
    5. Nihil eu acho que suas mensagens estão sumindo por culpa da sua conexão com a internet que está com problemas.

      Abs. Selma

      Excluir
    6. Boa noite, Selma, boa noite,blog.

      Não existe banda larga perfeita.
      Talvez minhas msgs eventualmente desapareçam por causa disso mesmo.

      Excluir
    7. tripitaka 1.009, para o sr.Especialista,

      eu chamo mestre Buda de sri Santinho.

      Excluir
    8. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    9. tripitaka 1.010,para o Adilson,e para os que ficaram com dúvidas,

      _o desejo que gera o sofrimento é a conscuspicência e/ou o apego excessivo que produz a acomodação,ou a teimosia.
      Não há vida sem paixões,e sem desejos.
      Todavia,se vc cultiva um apego doentio às circunstâncias,nunca conseguirá fazer nada porque para agirmos em favor de uma causa,precisamos perder uns dez objetos que tínhamos em nossos sonhos.
      Para casarmos, desistiremos de numerosos príncipes,ou princesas esvoaçantes.

      A fim de realizarmos outros desejos,iremos desistir dos demais.
      Se queremos estudar,trabalhar,ou ambas as coisas, superaremos a inclinação de ficar só em casa, passeando em gds.(hehe!)
      Se vc for prosear com um inimigo,caso houver necessidade, primeiro deverá esquecer o impulso de dar uns tapas no interlocutor,ou o objetivo da conversa não será alcançado.

      O apego materialista doentio nos leva a desejar o que nem pode ser nosso.
      A superação dessa inclinação paradoxalmente,facilita a realização das melhores vontades.
      Sri Buda nada teve de acomodado.
      Ele podia ter-se recolhido a uma gruta,para o resto da vida,para meditar em êxtase eterno.
      Mas peregrinou por quarenta e cinco anos,se cansando de ensinar.
      Os herdeiros do budismo no mundo inteiro,são elementos ativos,e a maioria deles tem boas histórias de realizações.

      Se fôssemos seguir sistematicamente a cartilha do sr.Buda,realmente nos retiraríamos do mundo,e ficaríamos num mosteiro.
      Mas, nos budismos mais populares,lidamos com o desejo pela disciplina, satisfazendo os melhores,e evitando que eles gerem outras necessidades.
      Pois em todas as opções escolhidas,viver na expectativa pelo futuro,engendra ansiedade,e a ansiedade alimenta mais expectativas e fantasias.
      Muitos já desejaram(olha o desejo aí de novo,gente...) poder sair de tal círculo vicioso-o qual a certa altura,começa a ficar asfixiante.
      A religião que pratico,tenta ajudar nisso.

      Excluir
  3. A dra. SA pareceu meio irritada com o argumento de que essa circularidade da "lei do retorno", ou "ação e reação" é muito cofusa e até ilógica.
    A mata B, porque B matou C, que por sua vez havia matado D e assim por diante, ad infinitum? Não tem fim nem começo? Mário matou e foi morto como Tiradentes e cumpriu seu carma; mas e aquele a quem Mário matou? Deve ter matado alguém, que por sua vez já matara também...Esses que mataram Tiradentes terão que ser mortos igualmente...
    A senhora consegue ver lógica nisso, dra. SA, eu não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr A233, de acordo com o livro,foi o espírito que encarnou como Tiradentes que escolheu morrer como morreu, para pagar sua conta com a espiritualidade. A não mata B porque B matou A na outra encarnação. Se tudo fosse assim, realmente seria ad infinitum. A prova é escolhida na vida espiritual, mas isso também não significa que será cumprida rigorosamente na vida terrena.

      Selma

      Excluir
    2. Obrigado pelo esclarecimento, dona dra. SA, embora eu não tenha entendido nada...

      Excluir
    3. Uai... Como não entendeu nada? Ou não quis entender?

      Excluir
    4. Ou existe ação e reação, ou não existe. Ou existe plano reencarnatório, ou não existe.
      Pelo que a senhora explicou, PODE haver, ou pode não haver...quer dizer, depende...depende...quem sabe, talvez, quiçá...

      Excluir
  4. Convido os participantes a visitarem o link abaixo e, se se sentirem inclinados, a fazerem uma inscrição para contribuir para esse serviço digno de todo aplauso.
    Deus certamente retribuirá, embora não o façamos com esse objetivo.

    https://www.msf.org.br/doador-sem-fronteiras

    ResponderExcluir