Páginas

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Plano Odontológico das Casas Bahia

Propaganda de Plano Odontológico da Casas Bahia gera revolta entre cirurgiões-dentistas

Profissionais estão se mobilizando e pedindo providências junto ao Conselho Federal de Odontologia.


Um cartaz publicitário que supostamente estaria fixado em lojas da rede varejista Casas Bahia está provocando a indignação dos cirurgiões-dentistas. Trata-se de um anúncio de um plano odontológico comercializado pela empresa no qual havia uma tabela de preços e um comparativo de preços médios de tratamentos odontológicos praticados por "dentistas não credenciados".

Uma foto amadora do cartaz está circulando pela internet em redes sociais, blogs e em grupos de discussão de cirurgiões-dentistas. Há um grande rumor de insatisfação entre os profissionais da área que clamam por uma atitude enérgica por parte do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e do conselhos regionais

Além do descontentamento geral pelo uso de supostamente irregular da publicidade, os cirurgiões-dentistas mostraram-se indignados com os preços praticados pela rede para execução dos procedimentos. Entre os comentários deixados na rede, podiam ser encontrados depoimentos de incredulidade e revolta: "Absurdo!"; "Isso é verdade?"; "Nessas horas, dá vergonha da profissão". Em alguns dos preços apresentados, calcula-se que nem mesmo os custos dos materiais poderiam ser cobertos.

O Instituto Odontológico Maçônico Paulista (Iomp) está organizando um abaixo-assinado eletrônico para chamar a atenção das entidades que representam os profissionais de Odontologia. "Reiteramos nossa indignação e solicitamos medidas que visem defender a ética profissional estabelecida em nosso Código de Ética Odontológico assim como a Dignidade no Exercício da Odontologia", diz o texto do documento.


O Código de ética Odontológico proíbe divulgação de preços dessa forma e ainda por cima em conjunto com sorteios pela loteria federal! Haja paciência!


Os valores cobrados pelo tal convênio são impraticáveis. Parece tratar mesmo é de uma arapuca para conseguir a adesão de incautos para um “convênio” que se denomina “Sorriso”  e que provavelmente nada terá a oferecer.

O MEC deixou que houvesse a abertura indiscriminada de faculdades de Odontologia no Brasil.  Centenas de dentistas se formam todos os anos “achando” que ganharão dinheiro fácil. Empresários (que nem dentistas são) criam  “planos odontológicos” que prometem mágicas paras as pessoas, que encontram jovens recém formados ávidos para trabalhar e ganhar dinheiro fácil.

Vejam bem: na tabela a extração pelo plano custa a bagatela de R$ 11,00.
É praticamente impossível fazer uma extração por onze reais porque:
- gasta-se pelo menos 1 par de luvas( pode furar e ser necessária a troca);
- gasta-se pelo menos 2 tubetes de anestésico
- agulha descartável (pode ser necessário mais de uma)
- guardanapos descartáveis
- máscara descartável
- fios de sutura
- esterilização de material
- gluconato de clorexidina para bochecho antes da exodontia...
- tempo (meia hora mais ou menos)

Bem... somando tudo isso dá bem mais que onze reais...

Portanto, amigos... Fujam de promessas mirabolantes de tratamentos quase de graça e que ainda por cima podem lhe dar prêmios pela loteria federal... O barato costuma sair bem caro e dar muita dor de cabeça... ou dor de dente!


(Selma)

9 comentários:

  1. Oi,Selma.

    Uma réplica que eu fiz ao André Pegnoratto,sumiu,possivelmente para não voltar mais.
    Não consegui anotar o e-mail dele,para eu retornar ao mesmo o e-mail e a senha do blog,para ele postar mensagens em destaque.

    Na sexta feira de noite,eu fui fazer uma pesquisa sobre poesia e literatura,e o blog que mais me interessou- também é da Blogger,e estava fora do ar.
    Consegui ver esse blog no dia seguinte.

    Eu que não iria ao atendimento odontológico das Casas Bahia.
    Tenho amor à minha vida.

    Mesmo pagando caro por um tratamento,uma vez, tive consequências sérias.
    'Magina se não pagamos direito ao profissional.

    Tem competências e competências,e às vezes, um dentista menos caro,trabalha melhor.
    Mas, não há como confiar em quem não ganha direito para trabalhar.
    A não ser que a empresa é que vai pagar a esses dentistas.
    Aí é outro caso,mas é algo que eu duvido que a Casas Bahia vai fazer.

    Um abraço também.

    ResponderExcluir
  2. Penso que o e-mail do André é o seguinte: andre.pegnoratto@gmail.com
    Mandei uma mensagem para esse endereço mas não obtive resposta...

    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Sra. Selma
    Isso é causado pelo neoliberalismo.
    O povo não entende o nacionalismo por isso sempre escolhe entre o estatismo e o neoliberalismo.
    Eu sou empresário e entendo mais que a Sra. o que está acontecendo.
    Eu acho que o mercado de construção civil vai esfriar agora mas cresceu muito nos últimos 5 anos.
    Eu poderia ter expandido a minha empresa mas não fiz por causa do neoliberalismo, para expandir eu teria que construir favelas de edifícios e gastar dinheiro com propaganda dizendo que o edifício era de qualidade.
    Nunca farei isso.
    O nacionalismo que eu defendo quer tirar o governo da economia mas quer que o governo imponha leis para que o bom empresário tenha
    sucesso e não o ganancioso.
    O Sr. Comunista previu isso que a Sra. mostrou para a medicina privada e eu concordei mas está acontecendo também com os dentistas.
    Se o Brasil só escolher entre o estatismo e o neoliberalismo será ruim para a classe média e os pequenos empresários.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, SR Católico... Parece que a medicina e a odontologia estão capengando fora do Brasil também... Ouvi falar que em Portugal se extrai dentes de graça na maioria dos planos de saúde! Que horror! Estão construindo um futuro de desdentados?
    Gostaria que o JMiguel que mora em Portugal comentasse algo a respeito, se já ouviu falar desses planos de saúde em Portugal...

    Outra correção: No cartaz está escrito "ciso" quando o correto é "siso", e o mais correto ainda seria "terceiro molar".

    ResponderExcluir
  5. Esclarecimento sobre o anúncio das Casas Bahia:

    O anúncio que oferece assistência Odontológica das Casas Bahia refere-se ao SEGURO MAPFRE AP ODONTO, com valores, prêmios, benefícios, vantagens, gratuidades, tabela comparativa de valor médio de mercado pelo valor praticado pelo plano odontológico, vinculado à Sorriso Operadora Odontológica Ltda.

    O Art. 24, incisos II e VIII do Código de Ética Odontológica prevê como infração ética, respectivamente, “executar e anunciar trabalho gratuito ou com desconto com finalidade de aliciamento” e “oferecer serviços profissionais como prêmio (...)”. Ainda, o Art. 34, incisos I e VII do mesmo dispositivo legal, dispõe como infração ética, respectivamente: “anunciar preços, serviços gratuitos, modalidades de pagamentos ou outras formas de comercialização que significam competição desleal” e “aliciar pacientes, praticando ou permitindo a oferta de serviços através de informação ou anúncio falso, irregular, ilícito ou imoral com o intuito de atrair clientela, ou outros atos que caracterizem concorrência desleal ou aviltamento da profissão”.

    O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, em defesa do Código de Ética, está conduzindo um processo contra os profissionais responsáveis pelo plano odontológico das casas Bahia. A APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas), como entidade de classe, defende o desempenho ético dos profissionais de Odontologia, repudia esse tipo de ação, e em nome dos associados acompanha através de seu departamento jurídico o andamento das medidas éticas disciplinares adotadas pelo Crosp.

    ResponderExcluir
  6. Vejam a tabela preços desse plano odontológico.
    Eu não compraria esse plano.
    Concordo com o Sr. Comunista que a saúde é muito cara para os pobres e a classe média que devem usar a saúde pública.
    Na odontologia eu acho que a classe média pode pagar um plano mas não esse que é barato demais.
    Plano de saúde barato é mentiroso.
    Vejam a tabela de preços desse plano odontológico para quem quer arriscar a saúde bucal da sua família.

    http://www.sorrisocasasbahia.com.br/pdf/tabela_procedimentos.pdf

    Para quem usa o Ubuntu o programa vai perguntar se você quer apenas ver no visualizador de documentos ou quer fazer o download para guardar o documento.
    No Windows eu não sei mais, hehehe.

    ResponderExcluir
  7. O custo total não é esse.
    Não está incluída a mensalidade do plano, hehehe.

    ResponderExcluir
  8. Querido amigo Católico...
    Estou aqui morrendo de tanto rir... Não sei como estou conseguindo escrever...
    Ao ver a tabela "topei" com o ítem "remineralização" de Odontopediatria, número 84000 201.
    KKKKKKKKKKK!

    É sabido que os dentes remineralizam com a aplicação de flúor, com o flúor da água de abastecimento... Agora eu quero saber como que é essa "remineralização" que se faz nessa tabela...
    Por apenas R$ 2,16 !
    Será que é por criança? Por dente? Por arcada? Por hora? Por dia? Por minuto? Com que?

    KKKKKKKKK!

    É para enganar leigo...

    ResponderExcluir
  9. As pessoas aqui andam mal informadas, o valor do plano custa 238 reais ao mês por pessoa, FORA O VALOR de cada extração, restauração ou seja la o que for.

    ResponderExcluir