Segunda aula- segunda parte,
Flor perfeita;
A diversidade de cores e formas é uma característica marcante das orquídeas. E mesmo com tanta variedade- belas,exóticas,grandes,micro,raras ou delicadas-, o que faz com que as cerca de 35 mil espécies estejam agrupadas numa mesma família é a perfeição da flor, que possui a estrutura sempre idêntica: três sépalas e três pétalas bastante desenvolvidas e um órgão reprodutor.
As sépalas tem a função de proteger a flor em botão e,quando desabrocham, apresentam cores,tanto quanto as pétalas. Essas se intercalam entre as sépalas e, entre as três, uma diferencia-se das demais na forma e na coloração, sendo chamada de labelo. O labelo é quem garante a reprodução, devido à função de atrair os insetos polinizadores.
O órgão reprodutor possui quatro partes: coluna e ginostêmio,resultado da fusão dos órgãos masculino e feminino; antera, que contém os grãos de pólen agrupados em massas chamadas polínia; estigma,órgão receptivo onde são depositadas as políneas durante a polinização; e ovário,onde se desenvolve a cápsula das sementes, após a fecundação.
-Em tempo: porque eu estava ao mesmo tempo escrevendo aqui,e fazendo a 'manutenção"do meu outro pc,-aquele que está problemático,-embora eu tenha falado que eu ia postar as "ilustrações" só aqui, eu já postei na primeira parte.
Não faz mal, eu já as repeti aqui também, imediatamente abaixo.
A bibliografia que usei para as postagens de hoje, e da Natureza Viva 35,da semana passada- foi o livro-revista "O grande mundo das orquídeas, 500 espécies" da editora On.
O link abaixo não tem nada a ver com a revista, mas servirá para a localização das partes descritas desssas flores,nos textos que eu transcrevi hoje.
As imagens não podem ser aumentadas, a visita será rápida,mas será muito bonita.
Uma boa tarde aos leitores.
(não sei quando essa série vai continuar,ou mesmo - se irá continuar.
Eu tenho a intenção de dar continuidade a ela,nem que for uma vez por mês,assim como as demais postagens com título, eu também tentarei continuar)
Mas vejam as flores.
http://www.orchidweb.jp/orchidshow/kansai2007/cattleya_hybrids.htm
Em tempo:
ResponderExcluircomo eu falei na postagem Natureza Viva 35,da semana passada,será o livro-revista mencionado que será usado para a tentativa de postagem dos quinhentos nomes mais conhecidos de orquídeas.
As orquídeas,conforme 'ouvido"- somam mais de trinta e cinco mil espécies,entre originais,big clones, enxertos artificiais e naturais.
Mas,nós só teremos algum tempo para vermos quinhentos nomes.
E nem sei se haverá esse tempo-
Mas,eu sei que as poucas que eu mostrar,ou voltar a mostrar,já vão nos encantar muito.
'sso aí.
O Ministério Público Federal decidiu abrir, em Brasília, seis procedimentos para investigar acusações feitas por Marcos Valério num depoimento prestado em setembro do ano passado –aquele depoimento em que o operador do mensalão disse que Lula deu o seu “ok” para os empréstimos bancários que encobriram o esquema e teve “despesas pessoais” pagas com verbas espúrias.- Blog do Josias, UOL, 02/04/2013
ResponderExcluirFolha de SP - 12/04/2013 - Ministério Público Federal abre inquérito contra Lula -
ResponderExcluirEntre outras acusações, o publicitário afirmou que Lula, o ex-ministro Antonio Palocci e Miguel Horta, então presidente da Portugal Telecom, negociaram repasse de US$ 7 milhões para o PT.
Valério afirmou que o ex-presidente e Palocci reuniram-se com Horta no Palácio do Planalto e combinaram que uma fornecedora da Portugal Telecom em Macau, na China, transferiria o valor combinado para o PT.
O dinheiro seria usado em campanhas petistas e para comprar deputados, segundo Valério.
No pedido enviado à PF, a Procuradoria solicitou "diligências" para averiguar até a exata data do encontro citado por Valério. Não há ainda previsão de quando depoimentos serão tomados, segundo a Folha apurou.
O depoimento foi enviado para a primeira instância já que nenhum dos citados têm foro privilegiado.
A Procuradoria da Republica do DF analisou o depoimento de Valério e, a partir daí, abriu seis procedimentos criminais. Um desses procedimentos foi, agora, transformado em inquérito. Os outros são preliminares e podem ou não ser transformados em investigações policiais.