Páginas

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Eleições X Fé




Eleições nos EEUU dependem em parte da fé do candidato.



Romney tem feito um grande esforço para NÃO falar sobre sua crença mórmon, apesar de ser um membro ativo e ter liderado uma congregação em Boston. Mas ao mesmo tempo, ele se apresenta como um candidato presidencial que tem fé religiosa. O objetivo é atrair o apoio de integrantes de outras religiões que compartilham suas posições sociais conservadoras. 

O objetivo de não fala r que é Mórmon,  é atrair muitos outros religiosos, além daqueles que frequentam a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias para se eleger. A estratégia do republicano tem dado certo. 

Ele tem angariado o apoio da maior parte dos evangélicos brancos. De acordo com levantamento do Centro de Pesquisa Pew realizado de 4 a 7 de outubro, Mitt Romney tem 73% destas intenções de votos, contra 21% para o presidente Barack Obama. Os evangélicos são atraídos pelas suas posições sociais conservadoras, como as contrárias ao aborto e casamento entre homossexuais.
O presidente Barack Obama, por outro lado, frequenta a Igreja Unida de Cristo, religião de denominação protestante que se orgulha de ser inclusiva das minorias raciais, gays e lésbicas. A igreja, que se descreve como muito plural e diversa, foi a primeira denominação protestante a ter um pastor gay, o reverendo William R. Johnson, em 1972. E desde 2005 apoia abertamente casamentos entre pessoas do mesmo sexo. 

Mas seja qual for a religião, ter fé é fundamental para se eleger nos Estados Unidos, país que dificilmente terá um presidente ATEU.
A religião é muito importante entre os americanos.
Muitos indivíduos acreditam em Deus e vão à igreja regularmente. Por isso, se identificam com candidatos que têm uma fé.

Entre os exemplos da influência da religião na política, está o discurso anual do presidente para o Congresso chamado "Estado da União". Ao final da fala, já é tradicional que o presidente diga "Que Deus abençoe os Estados Unidos da América". Além disso, todos os ex-presidentes americanos tinham uma religião, como Bill Clinton, que era evangélico.
Mas claro que Romney conta, primeiramente, com o apoio da comunidade mórmon espalhada pelos Estados Unidos. Eles votam no republicano porque têm a mesma crença e tiveram mesmo tipo de experiências de vida.

Apesar de a maioria dos moradores de Provo, em Utah, serem mórmons e republicanos, a tendência é que poucos votem nas eleições presidenciais. O motivo é o sistema de colégio eleitoral, que certamente contará o Estado como republicano, por causa do histórico de votos. E já que o voto é facultativo, não faz muito sentido votar nas eleições.


Eu penso que essa é uma das maravilhas dos EEUU: voto facultativo!
O problema é que lá as eleições não são tão organizadas como as do Brasil. Parece que irá demorar muito tempo para se saber quem é o vencedor.  Nesses casos a fé não ajuda muito!




07/11/2012 > Obama venceu as eleições. O candidato mórmon perdeu.

SA

5 comentários:

  1. Para o Hosaka.
    Olá Hosaka!

    Ainda está funcionando aquela sua regra de produtividade de trabalhar 10 minutos e descansar 10 minutos?

    ResponderExcluir
  2. Uma pergunta para o senhor Frank K. Hosaka:
    Depois de 430 anos, será que ainda resta da defunta Teresa algum ossinho, ou tudo já virou pó?
    Senhor Hosaka, pó conserta computador?

    Eu sei, sr. Hosaka, que o senhor vai dizer que o padre José ensinou que a alma da defunta Teresa está no céu.
    Mas a Bíblia diz coisa bem diferente, sr. Hosaka. Já leu Apocalipse 20:13? Os mortos estão mortos, não estão em lugar nenhum.
    Se os mortos não sabem de coisa nenhuma, como vão consertar computador, sr. Hosaka? (Eclesiastes 9:4-6)

    ResponderExcluir
  3. Olá Daniel e olá Adilson,

    Fiquei enrolado com uma ROM do Android ontem de madrugada, e agora estou um prego. Assim que tiver tempo, comento sobre a produtividade no trabalho de acordo com a Bíblia e porque a Santa Tereza não dá a mínima para o que o Paulo escreve.

    Um forte abraço,

    ResponderExcluir
  4. Obama arrebentou de novo. País de 1º mundo mas com eleição de 3º. Vantagem que não é obrigatório votar lá . Sorte deles !

    ResponderExcluir
  5. a situação tá tão brava na casa do Hosaka que ele foi trabalhar de vendedor de bolacha e acabou almoçando o mostruário, hehehe

    ResponderExcluir