Páginas

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

O que é amor?

Essa é uma clássica frase que a gente sempre escuta, sempre tenta responder, mas nunca encontramos uma resposta satisfatória. A melhor maneira de resolver essa questão é procurando o caderno do colegial, quando o professor deu a matéria sobre vocativo. Na sentença é fácil perceber que falta uma vírgula, e a sentença correta ficaria assim "o que é, amor?"

Nesse caso, fica muito mais fácil responder a questão. O sinônimo da sentença "o que é, amor?" pode ser reescrita, da seguinte forma "o que você quer comigo?"

Note que a linguagem escrita é bem diferente da linguagem falada, por isso que alguns diálogos ficam travados. Quando você vê o Vai Volta conversando com o Adilson, sempre dá vontade de você dizer "O que é amor!", sem vírgula mas com um ponto de exclamação.

No tempo de papai era fácil perceber a diferença entre "o que é amor!", "o que é amor?" e "o que é, amor?", através da diferença da entonação na linguagem falada. Hoje, no entanto, temos um Boeing 737 passando em nossa cabeça, carros buzinando nas ruas, funkeiros com os seus extravagantes radiomóveis, cliente reclamando que foi assaltado na boca do caixa, que é difícil de enxergar o ponto de exclamação, o vocativo ou a pergunta numa sentença.

Diante do exposto, se você quer respostas mais objetivas, o melhor é usar perguntas mais fáceis de responder, ao invés de dizer "como vai o seu orgulho ardido?", bem mais fácil é dizer "Bom dia!", qualquer um vai notar que você é uma pessoa educada.

6 comentários:

  1. Olá,sr.Hosaka.

    Tais ciladas linguísticas já me fizeram conversar um "tempão" com alguns,e quando percebíamos,cada um estava falando num tema diferente.
    Contudo,nossos clichês eram tão empolgantes,que parecia que estávamos mesmo falando em algum assunto,quando na verdade,trocávamos ruídos e "influxos".

    O que é "uma boa semana"?
    Desejo um conjunto de dias úteis,bastante produtivo a mim e a todos,com chuva ou sem chuva.(chove forte agora)
    Oxalá a internet funcione bem.
    A noite toda,tentei escrever aqui,não consegui.
    Só deu para ler os textos que o sr.postou.
    Dá um abraço no sr.Ésio.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  2. Quando eu tinha uns 11 ou 12 anos mais ou menos, alguém me disse que "Amor é uma flor roxa que nasce no coração dos trouxas"... rsrs!

    ResponderExcluir
  3. bom dia para o sr. tambem sr. Frank, hehehe

    ResponderExcluir
  4. boa tarde/noite, sr. Frank Metileno, hehehe

    ResponderExcluir
  5. Aconteceu no interior de Minas.
    Viajante chegou no hotel, a atendente era moça bonita, corpo perfeito, ele arriscou :
    -Meu bem, voce é de pisirico ?
    Ela respondeu :
    -Não, sou de Guaranésia !

    ResponderExcluir
  6. Tigrino : Olá Hosaka, quem te mandou um forte abraço ( por trás ) foi o Landão Picanço .
    Hosaka : Cruzes e quem é esse Landão Picanço ?
    Tigrino ; É aquele que em ti afogou o ganso !

    ResponderExcluir