Texto distribuido por Andros 3C - amaral3x@hotmail.com
Segue o relato de interessante experimento realizado em 1931 por um professor, para uma turma que defendia o socialismo como a melhor opção para uma sociedade.
Um professor de economia, numa universidade do Texas, disse que ele nunca havia reprovado um só aluno antes mas, uma vez, tinha reprovado uma classe inteira.
Essa classe em particular tinha insistido que o socialismo realmente funcionava: ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seria igualitário e justo.
O professor então disse, "Ok, vamos fazer um experimento socialista nesta classe. Ao invés de dinheiro, usaremos suas notas nas provas."
Todas as notas seriam concedidas com base na média da classe, e portanto seriam justas. Isso quis dizer que todos receberiam as mesmas notas, o que significou que ninguém seria reprovado. Isso também quis dizer, claro, que ninguém receberia um "A"...
Depois que a média das primeiras provas foram tiradas, todos receberam "B". Quem estudou com dedicação ficou indignado, mas os alunos que não se esforçaram ficaram muito felizes com o resultado.
Quando a segunda prova foi aplicada, os preguiçosos estudaram ainda menos - eles esperavam tirar notas boas de qualquer forma. Aqueles que tinham estudado bastante no início resolveram que eles também se aproveitariam do trem da alegria das notas. Portanto, agindo contra suas tendências, eles copiaram os hábitos dos preguiçosos. Como um resultado, a segunda média das provas foi "D".
Ninguém gostou.
Depois da terceira prova, a média geral foi um "F".
As notas não voltaram a patamares mais altos mas as desavenças entre os alunos, buscas por culpados e palavrões passaram a fazer parte da atmosfera das aulas daquela classe.
A busca por 'justiça' dos alunos tinha sido a principal causa das reclamações, inimizades e senso de injustiça que passaram a fazer parte daquela turma.
No final das contas, ninguém queria mais estudar para beneficiar o resto da sala.
Portanto, todos os alunos repetiram o ano... para sua total surpresa.
O professor explicou que o experimento socialista tinha falhado porque ele foi baseado no menor esforço possível da parte de seus participantes.
Preguiça e mágoas foi seu resultado.
Sempre haveria fracasso na situação a partir da qual o experimento tinha começado.
"Quando a recompensa é grande", ele disse, "o esforço pelo sucesso é grande, pelo menos para alguns de nós.
Mas quando o governo elimina todas as recompensas ao tirar coisas dos outros sem seu consentimento para dar a outros que não batalharam por elas, então o fracasso é inevitável."
"É impossível levar o pobre à prosperidade através de legislações que punem os ricos pela prosperidade. Para cada pessoa que recebe sem trabalhar, outra pessoa deve trabalhar sem receber. O governo não pode dar para alguém aquilo que não tira de outro alguém. Quando metade da população entende a ideia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação.
" É impossível multiplicar riqueza dividindo-a."
Muito bom esse texto, Hosaka, nota 10!
ResponderExcluirolá Hosaka, tudo bem com voce ? tome um Sonrisal, hehehe
ResponderExcluirEu acho triste que um professor universitário dê uma aula assim explicando o marxismo de uma maneira tão medíocre e pobre como se o Capital pudesse ser destrinchado em 15 minutos.
ResponderExcluirEu não gosto dessas simplificações.
Eu acho que o estudo do marxismo devia se difícil, levar meses, exigir muito estudo, debates e pesquisa antes de uma conclusão.
Mas todo mundo quer conhecimento sofisticado em 5 minutos, espero que essa moda não chegue nas universidades de medicina, hehehe
O professor reprovou os alunos que eram marxistas por eles serem marxistas?
Mas o Texas não é muito conhecido pela inteligência.
O ambiente de extremo apego ao capitalismo em que teria ocorrido (se é que de fato ocorreu - este caso está mais parecendo com uma falácia do que com um fato) o experimento seguramente exerce influência que atrapalha em muito a correta avaliação do modelo em teste.
ResponderExcluirNão tem nada a ver, mas preciso de ajuda:
ResponderExcluirEncontrei essas traduções da Bíblia onde “odiar” vira “aborrecer” e depois vira “amar”!!!
Quero escrever um texto sobre isso, mas gostaria da opinião do Adilson sobre qual é a autentica.
ººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººº
25. Muito povo acompanhava Jesus. Voltando-se, disse-lhes:
26. Se alguém vem a mim e não [odeia] seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos, suas irmãs e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.
27. E quem não carrega a sua cruz e me segue, não pode ser meu discípulo.
=============
25 Ora, iam com ele grandes multidões; e, voltando-se, disse-lhes:
26 Se alguém vier a mim, e não [aborrecer] a pai e mãe, a mulher e filhos, a irmãos e irmãs, e ainda também à própria vida, não pode ser meu discípulo.
27 Quem não leva a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo.
============
25 Uma grande multidão ia acompanhando Jesus; este, voltando-se para ela, disse:
26 "Se alguém vem a mim [??????] e ama seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo.
27 E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo.
Nenhuma das 3, acho que a melhor tradução seria preferencia ou prioridade.
ResponderExcluirJesus estava falando do que era necessário para ser Seu discípulo, uma dedicação total e exclusiva a evangelização.
Não esqueça que os Santos Apóstolos foram martirizados, muito se exigiu deles.
Pô, esse Hosaka é mais sem sal que sopa de hipertenso !
ExcluirEssas expressões de Jesus são idiomatismos aramaicos. O aramaico é cheio de expressões hiperbólicas, como "comer minha carne e beber meu sangue", isto é, "aceitar-me completamente, aceitar meu sacrifício".
ResponderExcluirA expressão "quem vier a mim e não aborrecer (ou odiar) pai e mãe" significa "quem não se dedicar ao meu discipulado inteiramente não pode ser meu discípulo."
Havia, às vezes, certa dificuldade até dos ouvintes entenderem, devido às diferenças regionais do aramaico.
A expressão "quem vier a mim e não aborrecer (ou odiar) pai e mãe" significa "quem não se dedicar ao meu discipulado inteiramente não pode ser meu discípulo."
ResponderExcluir“Havia, às vezes, certa dificuldade até dos ouvintes entenderem, devido às diferenças regionais do aramaico.” [Adilson]
ºººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººº
Com as informações que você me trouxe eu não tenho como alterar o texto que já esta escrito.
A Bíblia não tem como ser um livro sagrado diante de tanta “contaminação”.
Traduções controversas:
"quem não se dedicar ao meu discipulado inteiramente não pode ser meu discípulo."
Note que o celibato dos padres é plenamente justificado.
No mais essas partes que destaquei foram alteradas, algumas alterações são bem recentes como eu demostrarei.
O crente vai ao culto certo que esta de posse da “Bíblia Verdadeira” quando a Bíblia verdadeira nem ao menos existe, se existiu um dia não temos como saber.
PASSEANDO
Os sacerdotes católicos são obrigados ao celibato por razões econômicas, mas dedicam-se a muitas outras atividades, como política, pedofilia, idolatria...
ResponderExcluirJesus exigiu dos discípulos dedicação integral porque seria necessária para pregar o evangelho, o livro de Atos deixa bem claras as dificuldades pelas quais tiveram de passar.
"Quem não estiver disposto a se dedicar inteiramente não pode ser meu discípulo" é uma ótima tradução, porque traduz a ideia, não as palavras.
O celibato não é um dogma religioso é uma exigência que a Igreja faz a quem quer servir a Igreja de forma exclusiva, ninguém é obrigado e há maneiras de servir à Igreja e a Deus sem ser celibatário.
ResponderExcluirLeigos também adotam o celibato.
A razão é simples e quem tem esposa e filhos sabe.
Mas segundo Hosaka não é esse o caso de Adilson.
Nossa esposa e nossos filhos quase que monopolizam as nossas atenções e o nosso tempo, é a realidade da vida.
Quem não tem família tem mais tempo para se dedicar a outras atividades e poderá fazer isso melhor, é o que a Igreja pensa.
São Paulo pensava exatamente a mesma coisa.
Jesus Cristo foi celibatário, não vejo nenhuma protestante acusar Jesus Cristo de pedófilo enrustido.
Muitos historiadores afirmam que o celibato é obrigatório para que não haja herdeiros, ou seja, os bens sempre retornarão para a Igreja.
Excluir
Excluir“Muitos historiadores afirmam que o celibato é obrigatório para que não haja herdeiros”
============================
E porque temos que ter essa fé cega nas afirmações dos historiadores?
Me parece que a ICAR eficientemente matou dois coelhos com uma cajadada só.
Os historiadores não tem como afirmar que não há fundamentação bíblica para o celibato.
Alem do mais:
“Ao decidir o processo n.º 19800-83.2008.5.01.0065, o ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho decidiu que não é comum a Justiça reconhecer o vínculo empregatício de religiosos. No entanto, no caso do pastor, ele era obrigado a cumprir “metas de arrecadação de doações cujos valores eram sempre majorados no mês seguinte, além das tarefas de administração da igreja e arrecadação de pessoas e doações nas ruas”. Havia também um dos pressupostos do vínculo, como a subordinação do pastor em relação à igreja.
Quando existem características de relação empregatícia, a Justiça do Trabalho pode reconhecer o vínculo de emprego. Nesse caso, o ônus de pagar o INSS é transferido”
Um padre pode contribuir individualmente para a previdência como qualquer outro trabalhador.
Quem paga a aposentadoria é a Previdência não a “Empresa”
Os bens comprados em seu nome serão herdado pelos filhos os bens da igreja não.
O que a Dilma compra com seus vencimentos é dela, os bens da Presidência não.
Como pode perceber a igreja não iria a falência com o celibato como nenhuma outra empresa vai a falência por seus diretores se casarem.
Antes das modernas legislações trabalhistas tudo era ainda mais fácil uma vez que as empresas e governos não tinham nenhuma obrigação com o trabalhador de qualquer tipo.
Os filhos do padre teriam alguma trabalho ou viveriam com alguma economia do pai padre.
Ou a viuva viveria da caridade de alguma instituição.
PASSEANDO
Que é a vida?
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=8eEQ4J6Lnrs
ExcluirGosto mais dessa:
Há quem fale
Que é um divino
Mistério profundo
É o sopro do criador
Numa atitude repleta de amor...
Você diz que é luta e prazer
Ele diz que a vida é viver
Ela diz que melhor é morrer
Pois amada não é
E o verbo é sofrer...
PASSEANDO
Disse Guimarães Rosa: "Viver é perigoso".
ExcluirViva la Vita - YouTube de Coldplay, minha banda favorita:
"Eu costumava dominar o mundo
Mares se agitavam ao meu comando
Agora, pela manhã, durmo sozinho
Varro as ruas que costumava possuir
Eu costumava jogar os dados
Sentia o medo nos olhos dos meus inimigos
Ouvia como o povo cantava
"Agora o velho rei está morto!
Vida longa ao rei! "
Um minuto eu detinha a chave
Depois as paredes se fechavam em mim
E percebi que meu castelo estava erguido
Sobre pilares de sal e pilares de areia
Eu ouço os sinos de Jerusalém tocando
Os corais da cavalaria romana cantando
Seja meu espelho, minha espada e escudo
Meus missionários em uma terra estrangeira
Por um motivo que eu não sei explicar
Quando você se foi não havia
Nunca uma palavra honesta
Era assim, quando eu dominava o mundo
Foi o terrível e selvagem vento
Que derrubou as portas para que eu entrasse
Janelas destruídas e o som de tambores
O povo não poderia acreditar no que me tornei
Revolucionários esperam
Pela minha cabeça em um prato de prata
Apenas uma marionete em uma solitária corda
Oh, quem realmente ia querer ser rei?
Eu ouço os sinos de Jerusalém tocando
Os corais da cavalaria romana cantando
Seja meu espelho, minha espada e escudo
Meus missionários em uma terra estrangeira
Por um motivo que eu não sei explicar
Eu sei que São Pedro não chamará meu nome
Nunca uma palavra honesta
Mas, isso foi quando eu dominava o mundo
Eu ouço os sinos de Jerusalém tocando
Os corais da cavalaria romana cantando
Seja meu espelho, minha espada e escudo
Meus missionários em uma terra estrangeira
Por um motivo que eu não sei explicar
Eu sei que São Pedro chamará meu nome
Nunca uma palavra honesta
Mas, isso foi quando eu dominava o mundo
que lindo...
ExcluirAqui tem um bando de louco
ExcluirLouco por ti Corinthians
Aqueles que acham que é pouco
Eu vivo por ti Corinthians
Eu canto até ficar rouco
Eu canto para te empurrar
Vamo, vamo, meu timão
Ô, vamo meu timão
Não para de lutar
Técão : Olá Hosaka, quem te mandou um forte abraço por trás foi o Bandólinha.
ResponderExcluirHosaka : Legal, mas quem é o Bandólinha ?
Técão : É aquele que te espanou a rosquinha !hehehe
Hosaka, voce que é um cabeça de porongo seco, formado no primário pelo Mobral, aposentado pelo Loas do INSS me responda : o papa que era enrabado pelo guardinha suiço Fritz era considerado infalível. Mas, todavia, entretanto, contudo, ele pediu demissão. Pergunta : ele continua infalível ? hehehe
ResponderExcluirO telefone tocou. Minha empregada atendeu e falou que era um tal de Franco de Diadema. Mandei ela falar,que eu não estava, hehehe
ResponderExcluirUma ocasião escreveram : esse Hosaka é mais sem sal que sopa de hipertenso ! verdade , o cara era mesmo, hehehe
ResponderExcluir