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terça-feira, 14 de junho de 2011

O poder do sorriso

Tempos atrás, para ilustrar uma palestra sobre higiene bucal para adolescentes  pedi para meu filho fazer uma série de slides com sorrisos e com fundo musical a música  “I Gotta Feeling” do “Black Eyes Peas”.

Antes dessa série de slides com sorrisos passei uma série de slides com sorrisos de desdentados. Inclusive uma foto do Luan Santana com o sorriso alterado, faltando dentes.

Claro  que tudo isso causa impacto entre os adolescentes. Todo mundo quer ser bonito, quer ser o tal. Ainda mais no mundo de hoje onde a beleza física é cada vez mais valorizada, e o sorriso bonito  valoriza em 100% um rosto bonito.




Quando falei que a dona do comércio do pão de mel foi áspera no tratamento, obviamente que isso implica em falta de simpatia e falta de sorriso. Um bom comerciante, um bom atendente, uma boa secretária tem que estar sempre sorrindo e gentil, mesmo diante do pior cliente e da pior situação.
Foi por isso que citei o curso de “Atendimento ao Cliente” do Sebrae, que oferece cursos gratuitamente e online. Quem já fez esse curso e quem não fez e tem bom senso sabe que o bom humor e cortesia devem imperar em todas as situações. Quando a senhora (que obviamente devia ser a dona da loja ) ficou brava com a atendente na minha frente por ela não ter me fornecido uma comanda com o valor das despesas, ela passou uma imagem muito antipática. Principalmente por ter levantado a voz. Uma pena, pois os pães de mel dessa loja são uma delícia, os melhores que comi até hoje (sou uma grande apreciadora de pães de mel). Um tratamento mais afável com certeza atrairia mais clientes. Olha a falta do sorriso...



O  capuccino da cafeteria de Poços estava bom, o serviço foi um pouco demorado e o café chegou já um pouco frio... Considerando que o clima da cidade é frio, o serviço deveria ser mais rápido e o café bem mais quente.  A apresentação estava boa, com um desenho de coração na  espuminha do café. Mas o chantilly estava em um copinho à parte, o que esfriou ainda mais o café...
A atendente  estava sorridente e atenciosa. O lugar estava quentinho e agradável. Não reclamei do  preço... Eu só reclamo do valor quando vejo  - como o Católico falou -  uma relação desfavorável entre preço e qualidade.  


Já tomei muito cafézinho no Shopping Morumbi, mas faz um tempo que não vou para aqueles lados (não esquecer que moro em Minas)... Acho que uns dois anos! A última vez  foi quando estive no consulado americano, há 2 anos.

Ao contrário do Sr Marciano Alado, não acho que cafézinho de shopping é para burguês. Adoro cafezinho expresso de shopping...
 Será que ele (Marciano), é sorridente ou mal humorado?



Será que a Nihil prefere café orgânico feito em casa? Café sem cafeína com chantilly? Será que vive sorrindo ou  é séria?



Será o Adilson pão duro? Ah, não é não... Acho que não... Será que  entra no supermercado, compra café barato e nem sequer dá um bom dia para a atendente? Será mal humorado?


E o Hosaka? Sempre sorrisos? Mas ele vive falando que tem problemas dentários... Hum... Intrigante...


E o Católico?
Sorridente ou  sisudo?
A religião influencia no humor da pessoa? Existe uma  religião que tem o poder de deixar seus seguidores mais felizes?



O sorriso tem poder, pessoal!



Olhando a foto acima, vocês não concordam comigo?


Abraços!





(Selma)

6 comentários:

  1. Sra Selma,eu sou sorridente com a benção de Nossa Senhora de Częstochowa.
    Deus me deu mais do que eu mereço
    Se eu fosse sisudo estaria cometendo pecado porque não tenho razão para ser sisudo.

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  2. o hosaka não tem dente, nihil não tem dente, 233 não tem dente

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  3. Não seja como o HosakaAndréMala : ateu é outra coisa - não tem nem comparação. O Hosaka crê em Deus porque tem um medo danado de morrer. Mas, quem não tem um medo danado de morrer não precisa de papais e mamães do céu, ou coisa que o valha ! Ardendo muito aí , Hosaka ?

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  4. rsrsrs... detesto shopping, a começar pelo estacionamento, terminando com salas de cinema medíocres. Tenho saudade dos cinemas de rua, com telões gigantes. Só vou mesmo tipo pá-pum, entro, compro, saio o mais depressa possível. Decididamente NÃO é meu programa predileto. Não gostar do café de shopping é só por extensão. É até gostosinho, mas o ambiente não me agrada. Preferia uma varanda, um quintal. O clima artificial do shopping, cheio de granito e blindex é estéril demais para meu gosto. E olha que sou urbano, nasci no RJ, carioca da gema! Para ser bem sincero, nem dos quiosques da Brahma eu gosto muito. Prefiro um chopinho no calçadão, vendo as meninas do escritório passando, babás e patricinhas. Bom colírio, pq eu prefiro mesmo as coroas, na faixa dos 40.
    Ah, eu rio muito. Tenho excelente humor e dentes muito bem tratados. Todos meus, mesmo aos 46. Dinheiro não tenho, quem tem não ri, vive preocupado com ele, mas minha saúde é de ferro, graças ao Deus que o ateu não acredita, pq se dependesse de mim, já era. Rio, pq chorar não adianta, nem tenho motivos. Vidinha boa.

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  5. Olá, HosakuzudãoMalãoPeg. ! Ainda está ardendo muito essa tua buzanfona de católicuzudão ? Faça como o papa: de meia em meia hora uma sentada no linguição do Hanz o guarda suiço ,hehehe ...guten morgen !

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  6. Faz muito tempo que O Poder do Sorriso está entre os mais lidos, mas só hoje tive curiosidade de lê-lo. Não li antes porque eu presumi que falava de dentes, e eu já perdi a metade deles. Creio que a questão é genética. Tenho 53 anos e nessa idade o meu pai estava na mesma situação que eu. Meu pai morreu aos 54 anos, logo eu só tenho mais um ano de vida.

    O sorriso e a ausência dele são retratos de nossa beleza externa. Eu sou sisuzido, não rio para não mostrar a deselegância dos meus dentes ausentes. Mas os meus clientes sempre riem, quando me veem. Eles percebem que faço um esforço danado para manter a minha boca fechada, mas não consigo. Volta e meia, um cliente me pára no meio da rua e pede para eu contar o que o pessoal andou escrevendo no Blog da Selma.

    Enfim, o corre-corre do shopping é o pior lugar para se conhecer pessoas, todas elas são profissionais do sorriso, todas querem tirar o pedido, esquecendo o mais importante, se o produto é útil ao cliente. O Código de Defesa do Consumidor exige que o cliente seja melhor informado, coisa que o Sebrae não prioriza muito: cobrir o cliente com um monte de sorriso é mascarar o produto! E também não vale a pena recuperar os dentes perdidos, se não há uma princesa para mostrá-los ou se de meia em meia hora o Anônimo pergunta como vai indo a ardência dessa vida...

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