Páginas

sábado, 24 de março de 2012

Celular sem tela de bloqueio

Todo celular tem uma tela de bloqueio, para evitar de acionar o celular toda vez que você encosta num botão sem querer, e a pessoa do outro lado ouvir toda a conversa que você está fazendo sem você perceber. Ou seja, a tela de bloqueio serve para proteger você de você mesmo.

Mas existem celulares mais sofisticados que funcionam sem teclado nenhum, é o caso do Galaxy da Samsung ou o iPhone da Apple. Nesses casos, você geralmente tem que arrastar o dedo em um canto da tela para poder desbloquear o celular. Os dois celulares permitem aprimorar o bloqueio, definindo um código para desbloquear. Nesse caso, o bloqueio é útil para que ninguém fique usando o seu celular sem o seu consentimento. Por exemplo, um bandido pode pegar o seu celular, e utilizar a agenda de contatos para pedir resgate que nem aconteceu.

No meu caso, no entanto, a minha agenda de contatos é pequena, tenho o telefone do professor Milton Bins que nunca atende. Assim, a tela de bloqueio me atrapalha mais do que ajuda. Se um bandido pegar o meu celular e pedir o resgate ao professor, certamente o professor dirá "Você pode ficar com ele por quanto tempo você quiser. Quem acredita que o Saci pisou na Lua não vale nem o prato em que ele come..."

Para quem usa o sistema Android, você pode baixar No Lock Screen no Google Play, gratuitamente. Já o App Store da Apple não tem esse programa. É aqui que o Jailbreak se faz necessário. Atualmente, o iPhone está rodando o iOs 5.1, e um dos recursos para baixar um programa que não seja da App Store é o programa redsnOw 0.9.10b6. Essa versão do redsnOw não é completa, ela não permite que o Jailbreak funcione, se você precisar reinicializar o iPhone - nesse caso, você sempre vai precisar usar o redsnOw na opção "Just Boot".

Depois de instalar o Jailbreak, você pode entrar no Portal do Cydia e de lá baixar o programa nolockscreen, também de forma gratuita. A grande vantagem de você não ter uma tela de bloqueio é que você sempre abrirá o celular na última tela em que você estava trabalhando, sem perder tempo em digitar várias vezes o mesmo código de bloqueio. O código de bloqueio é útil se um bandido roubar o celular, mas para você que é o dono do celular, ele só faz perder o seu tempo.

Nos Estados Unidos, o Jailbreak é perfeitamente legalizado, mas a Apple ameaça de não cobrir a garantia do aparelho para quem usa desse recurso. E a Apple disputa na justiça a ilegalidade do Jailbreak, uma vez que a Sony conseguiu definir como crime qualquer usuário que tente alterar em seus aparelhos. No Brasil, eu recomendo o Jailbreak só depois de terminar o prazo de garantia do aparelho, ou pelo menos depois de seis meses, principalmente porque não temos nenhuma assistência técnica desses aparelhos perto de casa, é tudo lá no grande centro de São Paulo, vinte quilometros daqui, é longe prá burro.

Um comentário: