Texto dos livros espíritas aos quais o 233 faz referência:
“Ante o intervalo espontâneo, reparei não longe de nós, como que ligadas às personalidades sob nosso exame, certas formas indecisas, obscuras. Semelhavam-se a pequenas esferas ovoides, cada uma das quais pouco maior que um crânio humano. Variavam profundamente nas particularidades. Algumas denunciavam movimentos próprios, ao jeito de grandes amebas, respirando naquele clima espiritual; outras, contudo, pareciam em repouso, aparentemente inertes, ligadas ao halo vital das personalidades em movimento”. (“Libertação- Chico Xavier/ André Luiz”, FEB, p.84)
Podendo ser encontrado também em “Evolução em Dois Mundos”, psicografado por Chico Xavier e Waldo Vieira, também da FEB.
"Nesse período, afirmamos habitualmente que o desencarnado perdeu o seu corpo espiritual, transubstanciando-se num corpo ovoide, o que ocorre, aliás, a inúmeros desencarnados outros, em situação de desequilíbrio, cabendo-nos notar que essa forma, segundo a nossa maneira habitual de percepção, expressa o corpo mental da individualidade, a encerrar consigo, conforme os princípios ontogenéticos da Criação Divina, todos os órgãos vitais de exteriorização da alma, nos círculos terrestres e espirituais, assim como o ovo, aparentemente simples, guarda hoje a ave poderosa de amanhã, ou como a semente minúscula, que conserva nos tecidos embrionários a árvore vigorosa em que se transformará no porvir”.
O termo esfera ovoide é usado em vários outros textos não espíritas:
http://media.axon.es/pdf/88664_1.pdf
"El globo ocular tiene una forma de esfera ovoide de unos 23 mm de diámetro y ocupa la mitad anterior de la órbita. Pesa alrededor de 7 g y su consistencia es muy fi rme, dando la sensación de ser un cuerpo duro y sólido. Esta consistencia se debe a la presión de los líquidos que contiene."
http://mparalelos.jimdo.com/2013/04/04/la-esfera-de-ucrania-un-objeto-de-otra-dimensi%C3%B3n/
La esfera tiene forma ovoide, el eje de simetría mide 8,75 centímetros, y el diámetro perpendicular de mayor longitud es de 8,47 centímetros. Su peso es de 617,22 gramos.
http://www.ufpa.br/ppgcf/arquivos/dissertacoes/dissertacaoAno2011-ElianeSilva.pdf
A espécie Symphonia globulifera Linn. f. (Figura 1) é uma árvore de ocorrência principalmente na Mata de várzea amazônica. Da mesma família botânica do bacuri (Platonia insignis Mart.), pode ser encontrada na Amazônia, Maranhão, Rio de Janeiro, nas Guianas, America Central (México), África e Madagascar. Suas inflorescências são vermelhas e florescem durante os meses de julho a setembro . As bagas são dispersas por morcegos. O fruto é comestível por animais silvestres, sendo uma esfera ovoide de 2,5cm de comprimento de cor marrom claro composta de uma massa de cor amarela e estão maduros entre os meses de dezembro a janeiro.
Pode-se ver através dos links citados acima que há muitos textos citando "esfera ovoide", não sendo isso caracterizado como uma ignorância atribuída ao espiritismo. A leitura dos textos deixa claro a intenção do autor em querer mostrar o que é na realidade uma "esfera ovoide".
Amanhecer na zona rural de MG (sábado 26/04/13 - 7:00 H). Neblina e céu azul. |
SA.
Como pode ser eferico e ovoide ao mmo tempo??
ResponderExcluirÓi Selma...
ResponderExcluir... como não podia deixar de ser vindo de você... bem colocado e muito sério no tratamento da questão...
(claro que isso não evitará que o anti-Espiritismo, levado à alienação doentia, se intrometa e tente que esse artigo não valha o que realmente vale: "esfera ovoide" é um termo perfeitamente legal e usado para alem do Espiritismo.. é o que se pode extrair dessa colocação)...
Valeu!!... :)...
... qualquer pessoa normal é capaz de perceber o termo/imagem "esfera ovoide" sem qualquer dificuldade de raciocínio...
Excluirafinal qual dificuldade de se imaginar o ovo como uma esfera alongada??... De minha parte nenhuma dificuldade!!... :))...
Claro que podemos imaginar uma esfera ovoide, uma esfera quadrada, uma esfera triangular...mas só mediunicamente, porque essas idiotices são privativas do Plano Espiritual Superior!
ResponderExcluirO objetivo da dra. SA é fazer o idiota português feliz tentando justificar as asneiras do impostor emperucado, ao mostrar que há outros asnos que escrevem as mesmas besteiras, e cada vez o pobre lusitano fica ainda mais idiota.
Quem estudou Geometria sabe muito bem que esfera ovoide é coisa de analfabeto.
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/geometria/esfera/esfera.htm
Existe ovo esférico, dra. SA, é o ovo de lagartixa...
ResponderExcluirPara alegria e felicidade do lusitano, veja se encontra algum texto científico dizendo que Vênus tem clima ameno, que Marte tem mares, florestas e cidades com habitantes alados, que Saturno e Júpiter são habitados, e que a Lua mantém a mesma face voltada para a Terra por um efeito João-teimoso...
O galego vai agradecer emocionado!
233 »»» ...mas só mediunicamente, porque essas idiotices são privativas do Plano Espiritual Superior!
Excluir---
... a mente bloqueada por seu fanatismo anti-Espirita, não deixa o perturbado 233 enxergar que a Dr.ª Selma colocou um artigo precisamente para mostrar que não é somente no Espiritismo que aquele termo é usado....
Enfim... o 233 é caso flagrante de mente/demente precisando de tratamento psiquiátrico profundo e urgente...
ps - não acredito que qualquer pessoa normal não consiga entender que no texto Espirita o termo é usado para dar ideia duma "esfera distorcida"... digamos assim... :)...
e...
... por falar em "enrolamento à la 233"...
temos que, segundo crê o "enrolado 233"...
...se os corpos que vão ser reconstruidos saídos dos túmulos, não têm carne, não têm sangue, não têm ossos...
... que corpos "especiais" são esses afinal???...
hein?.... HEIIIIIN?????....
Não importa se há dois, três ou dez mil textos em que é usada a expressão esfera ovoide, porque esfera é esfera, os únicos adjetivos aplicáveis a uma esfera são tamanho, peso, cor ou temperatura, adjetivos relativos a formas não podem ser aplicáveis a uma esfera, porque esferas são todas da mesma forma, não podem ser alongadas ou ovoides ou achatadas. Todos os raios de uma esfera têm de ter a mesma medida, do contrário não é esfera.
ExcluirO Rivailismo inventou muitas expressões usadas até hoje entre seus adeptos, como fluido universal, matéria quintessenciada, ectoplasma, matéria animalizada. São bobagens inaceitáveis numa doutrina que se autonomeia de religião, filosofia e CIÊNCIA.
"figura de linguagem"... quando lhe interessa (des)interpretar
Excluiro perturbado 233 recorre a esse estratagema de forma farta e despropositada, como se sabe...
e depois... a linguagem é evolutiva e todos os dias são criadas novas expressões por esse mundo fora, mas...
...para o bloqueado 233, qualquer pintinha inofensiva é motivo para fazer anti-Espiritismo alucinadamente doentio...
caso de distúrbio psicológico profundo sem qualquer duvida!!!...
Menor que Deus
ResponderExcluirEu imagino que o Universo é menor que Deus.
Eu imagino que o Sistema Solar é menor que o Universo.
Eu imagino que a Terra é menor que o Sistema Solar.
Eu imagino que a internet é menor que a Terra.
Eu imagino que o blog é menor que a internet.
Eu imagino que eu sou menor que o blog.
E fico imaginando como criar uma bobagem inaceitável no blog, na internet, na Terra, no Sistema Solar, enfim perante Deus. Se eu afirmar que vejo o Adilson como um ovo esférico, seria isso uma bobagem inaceitável?
Mas se dois ou três concordarem com a minha proposição, então a minha bobagem deixa de ser inaceitável e passa a ser plausível, principalmente quando se se admite que o Adilson é maior que um ovo. Eu acho que o Adilson deveria seguir o conselho de Jesus, ao invés de questionar o conhecimento de Geometria do Sr Francisco Xavier, o melhor é emprestar uma trena para a doutora SA para medir o perímetro de um espírito, se é que o Sr Adilson sabe usar uma trena.
tripitaka 1.024
ResponderExcluirEstive fora ontem em parte do dia,e acompanhei o blog no pc pequeno.
Outro dia,o Adilson incorreu num erro ao falar sobre Deus.
Ele disse que as criaturas são mortais,e que só Deus não morre nunca.
Não entrarei no mérito do quanto uma criatura pode durar.
Na opinião do Adilson,ela só dura o tempo de vida biológica previsto em sseu nascimento,na minha opinião,ela pode durar mais.
Problema,é que ela nasceu depois de Deus,e se morrer apenas um pouco antes dele,terá vivido menos.
Deuses morrem sim,depois de alguns bilhões de anos.
Um dia, o Nada dará em todos nós seu fatal abraço amoroso,e estaremos no final de mais um dia da Criação.
A boa notícia,é que deuses reencarnam,ou acordam do seu sono profundo.
E juntamente com eles,toda a criação, que assume outros formatos,pois nada permanece exatamente igual,nem as palavras.
tripitaka 1.025
Excluirvejam um exemplo de como é possível existir uma grande cortesia entre as mais diferentes personalidades...(snif)...
tripitaka 1.026
ExcluirEsse ano eu não festejei em nossos sites;
- o dia do índio.
- o dia de Tiradentes
- o dia do descobrimento do Brasil
Mas desejei feliz "natal budista" ao sr.William,no outro blog.
Esse desejo eu expressarei aqui, aos postantes e leitores.
Em parte de maio,um templo ou outro ainda irá festejar o nascimento de sri Santinho.(a minha festa já aconteceu)
Não existe uma data provável para o natalício dele,especula-se que foi na primavera.
Nesse período,assim como no período do natal cristão,sentimentos benevolentes inflam o coração dos sintonizados com essas comemorações.
Agora,é uma boa época para enviarmos influxos harmonizadores ao mundo inteiro.
Espero ver boas luzes nos caminhos dos bloguistas-e imaginar que nascem flores em nossos sentimentos.
tripitaka 1.024
ExcluirMelhorando o final.
Espero que nossos melhores sentimentos possam florir.
E que os sentimentos ruinzinhos,estacionem.
festejando o dia do índio,ocorrido em dezenove de abril.
Excluiráguia dourada.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirSrta. Nihil, acorde!
ExcluirEsses deuses de que a senhorita falou não são deuses, aliás, eles nem existem.
Procure dar uma lida no assunto Filosofia para melhorar seu entendimento no assunto.
Na verdade, não é possível melhorar o que não existe. A senhorita não entende nada da ideia de Deus, o que não é de estranhar, porque é ateia. No Bundhismo, que é uma distorção da Filosofia do Bundha gorda, não existe Deus, mas seres como os da Mitologia greco-romana e da Mitologia africana. São seres imaginários, tem os da floresta, os dos rios, os das montanhas... Tem até uma deusa da sua simpatia que tem milhares de braços e muitas xanas.
tripitaka 1.025
ExcluirNão se preocupe,Adilson,eu conheço as idéias de dr.Sócrates,de Aristóteles e de São Thomás de Aquino a respeito de Deus.
Todavia, acompanhei as prosas de outros místicos, décadas atrás,e li trechos do Mahabaratta.
Não temos como provar quantos deuses existem,pois não sabemos quantos universos tem.
Para cada universo possível,talvez exista uma matemática diferente,e um conjunto específico de notas musicais.
Vc prefere chamar esses "deuses" de superanjos?
Tudo pode ser uma questão de nomes mesmo.
Todavia, suponho que nem eles tem acesso ao "que os une".
Que pode ser uma personalidade consciente,ou que pode ser só uma "energia" inerte.
A qual todavia merece nosso respeito.
encrenca 1.227
ExcluirPara comemorar o dia de Tiradentes,irei posteriormente escrever uma "Viagem Maionésica" em que ele será o protagonista.
Festejarei nossos quinhentos e treze anos de Brasil comentando o romance "O Guarani".
Se eu tivesse muita competência literária,publicaria a continuação da história.
No segundo livro, o Peri e a Ceci já casados cuidam de dez filhos,e administram- na região da Serra dos Órgãos(onde hodiernamente tem um templo Theravada) uma chácara próxima a uma igreja católica na qual as crianças cursam o primário.
A vida deles é ativa,e eles pouco tempo tem para lamentar suas perdas anteriores.(vide final do livro existente)
Loredano-o vilão,sobreviveu devido a benevolência de uma índia que o encontrou,e que locupletando-o com unguentos,sarou suas queimaduras.(ele foi queimado,no romance original- pelos aventureiros da comitiva de dom Antonio de Mariz,quando descobriram que ele era ex-padre)
A índia contrariou seus pais,e casou com ele.
Os dois,rejeitados por índios e por brancos,tiveram por um tempo uma vida nômade até virarem...vizinhos da Cecília.(hahaha!)
A esposa do italiano ficou enciumada porque o marido já fôra apaixonado pela "blondie",mas passado um tempo ela viu que não havia o que temer porque a única coisa que ele amava além dela(a esposa),era a pinga...(kkkk...)
Ele acabara no decurso dos anos perdendo muito do seu traquejo europeu.(fiuzinho...)
Nesse novo romance que eu escreveria(depois de pedir permissão para a alma do sr.José de Alencar), Álvaro e Isabel não morreram,mas fugiram para Portugal,e lá eles casaram,iniciando mais uma família portuguesa tradicional.
(no livro original, Álvaro é ferido de morte pelos aymorés,e então Isabel se suicida)
Alguns aventureiros da história idem migrariam -depois de destruída a casa do patrão deles (no final do livro,dom Antonio a dinamitou,para defender-se da tribo que guerreava contra sua família,e todos- exceto Peri e Cecília- morreram ali mesmo) para Minas Gerais.
E se eu transformasse tal épico numa "viagem maionésica" no terceiro volume,eu faria essa galera toda, reencarnar séculos depois nos seguintes personagens,
_Peri- sr.Hosaka.
_Cecília- Princesa.
_Álvaro- Príncipe.
_Isabel- eu,a Nihil.
_Loredano- Adilson.
_India que salvou o Loredano- dra Selma.
_Dom Antonio- prof.Andros
_Dona Maria- dona Andras(que frequentava o gd do terra,encarnando dois personagens,um deles,posto de lado por ela.)
_Diogo,o irmão da Cecília- sr.William.
O restante da turma,seria a turma dos nossos blogs.
Os índios aymorés, teriam feito parte do enorme grupo que existiu no Uol(e que conseguiu acabar com ele)
Oxalá tenham gostado do meu ensaio literário.
Sr.José de Alencar não seria mesmo louco para me deixar transformar a saga dele numa trilogia.
Seria um vitupério contra o patrimônio público.(kkk...)
Estou brincando,mas respeito muito ao patrimônio das nações e a memória dos mortos.
Uma boa noite a todos.
(O texto foi reeditado).
§§§§§§
Este comentário foi removido pelo autor.
Excluir