Estive há pouco estudando com a minha sobrinha Pietra a fórmula de uma circunferência. Como eu não lembrava da fórmula, eu apelei para Pitágoras.
A roda gigante tem 35m de altura, qual é o comprimento dela?
Eu dividi a roda em quatro partes, bem como tracei uma reta pelas pontas. Assim, consegui quatro triângulos retângulos, com dois lados conhecidos, de 17,5m e a hipotenusa para calcular.
A hipotenusa é a raiz quadrada da soma do quadrado dos outros lados, no nosso caso:
H = RQ ( 17,5^2 + 17,5^2 ) = 24m aproximadamente.
Como foram desenhados 4 hipotenusas dentro da roda gigante, podemos concluir que o comprimento dela é um pouco mais que 24 + 24 + 24 + 24, ou seja, 96m.
Consultando o Wikipédia, é que lembrei que o perímetro de uma circunferência é calculado assim: 2 * pi * raio, onde pi é 3,14 aproximadamente. Refazendo os cálculos, isso dá 109,90m. Ou seja, o método Pitágoras errou por 13m apenas ou 11%.
Relembrando todas essas fórmulas, você seria capaz de calcular o raio, o diâmetro, o perímetro e a área da inteligência do rapaz que tentou se passar como o PAULO ROGÉRIO nos comentários da mensagem anterior?
Frank K Hosaka
fhosaka@uol.com.br (11)8199-7091 Diadema-SP
Revendo o texto, estou pensando em sugerir uma nova fórmula para calcular o perímetro de um círculo, assim:
ResponderExcluirCompr = RQ ( 2 * raio^2) / ( 1 - 11%)
O que vocês acham?
Talvez, a prosa lírica mais linda que existe,ainda é a matemática.
ResponderExcluirNão erra,é sempre parnasiana, e estética.
Sugestão: refaça, fazendo com 8 triângulos, depois com 16, depois com 32.... aí vc vai descobrir que com quantos mais triângulos, mais próximo do calculado com pi...
ResponderExcluir