Páginas

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O Mito de Sísifo



 No seu livro “O Mito de Sísifo”,  o filósofo Albert Camus relata o que pensa sobre  sobre a arte de viver e a tragédia que a morte impõe na grande história da vida.
Sísifo é um personagem da mitologia muito esperto, que enganou os deuses e como punição tinha que empurrar uma pedra enorme até o alto de um morro e ao chegar lá a pedra rolava. Isso era infinito. Era o castigo.

Assim Camus imagina o viver. Um esforço danado, empurrar muitas e muitas vezes uma pedra ao alto do cume. E quando  se pensa que a pedra  ficará lá, vem a morte e puf! Todo o trabalho em vão.

A Presidente Dilma em um discurso ontem (28/01 – não sei o local, me perdoem) fez questão do minuto de silêncio e de falar sobre a tragédia que matou os sonhos de mais de duzentos jovens na tragédia de Santa Maria/RS. Tive notícias de vários números de mortos desencontrados. Falou-se em 233.

“Duzentos e trinta e três? Ô número fatídico!” Pensei eu.
Mas depois  o número correto passou a ser 231. Muita gente morta. Terrível. Horrível. E ainda há vários jovens em estado grave no hospital.

“O mito de Sísifo”, pensei. A morte ceifou todos os sonhos. Não só dos jovens, como de seus pais, amigos, colegas, parentes. Dos donos da boate, dos empregados da boate, dos vizinhos, dos músicos, das famílias de todas essas pessoas (com exceção dos invejosos, claro).

E qual a explicação de uma tragédia dessas? Falta de cuidados, falta disso, falta daquilo... Infelizmente só descobertos DEPOIS  que a tragédia acontece. Agora todas as casas noturnas (pelo menos as da região) estão sendo fiscalizadas. Toda tragédia é útil, pois pelo menos maiores cuidados serão tomados nas outras casas noturnas. E maiores cuidados serão tomados pelos músicos, pois essa de “show pirotécnico” em ambientes fechados é algo meio sinistro.

A ânsia agora é pelo sacrifício dos culpados, pois obviamente alguém terá que “pagar o pato”. E indenizações serão cobradas. As vidas não voltarão em hipótese alguma, mas a dor pela perda é um verdadeiro vampiro, que irá sugar o sangue de tudo e de todos aqueles considerados homicidas. Entendo a dor. E como entendo!

Sob a ótica do Espiritismo vejo que isso poderia ser o destino.  Sob a ótica da razão vejo que isso aconteceu devido ao descuido e falta de atenção dos donos e dos músicos.
Mas, seja como for, a morte está presente no nosso dia a dia. Ceifando vidas e anulando sonhos. Mesmo que você esteja cansado de tanto trabalhar, planejar e sofrer. A morte chega e derruba a sua pedra. E nesses casos não tem como tentar leva-la novamente ao cume do morro.

Fatalidade ou destino?


 SA

27 comentários:

  1. Estou muito emocionado com a vinda ao Brasil de Buzz Aldrin, um dos primeiros homens a pisar na superfície da Lua.
    Aldrin é um dos meus ídolos.

    ResponderExcluir
  2. Isso deve ter uma relação com os filisteus que pressionaram Pilatos.
    Kkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Brasil, um país de burros" - identifique-se, seja gente. Essa frase sobre Pilatos e filisteus eu tirei de um site católico.
      http://www.catolicanet.com/?system=news&action=read&id=40183&eid=142

      Se você acha que está errado e sabe a resposta, todos ficaremos felizes com seu comentário e em saber a sua identidade.
      Portanto, não me apareça mais aqui anonimamente com essa risadinha sarcástica sem antes explicar o que deve ser explicado.
      Passar bem.

      Excluir
  3. Hi there would you mind letting me know which web host you're working with? I've loaded your blog
    in 3 completely different web browsers and I must say this blog loads a
    lot quicker then most. Can you suggest a good internet hosting provider at
    a honest price? Kudos, I appreciate it!
    My page > gd

    ResponderExcluir
  4. Não acho que seja fatalidade.
    Fatalidade e todo o resto é como cada pessoa deseja interpretar.
    Para mim coisas assim poderiam ser evitadas. Poderia ser evitado, por exemplo, que as pessoas bebessem.


    (...)

    ResponderExcluir
  5. O maior malão desse GD é um tal de 233, o cara é tão chato, escreve tanta abóbrinha que resolveu abrir uma quitanda e vai vender os produtos que despeja aqui diariamente. Até agora são 203 . Vai ser malotão lá em Niterói.hehehe

    ResponderExcluir
  6. Só para o Frank K Hosaka. Como não precisa ler, pode ouvir até o fim.

    http://www.youtube.com/watch?v=m3KgJ5QuXPs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adilson, é muito bom o testemunho do ex-padre Pereira. Eu também largaria a Igreja Católica se o teto abrisse, e uma luz forte me paralisasse, mas como eu não sou padre e nem frequento mais as missas, senão eventualmente, não vejo motivos para ir lá na frente onde vários pastores para experimentar um "Jesus diferente" - como o ex-padre Pereira falou, Jesus também é diferente na paróquia da África, da Alemanha e do Japão, e ninguém questiona essa diferença nos bonecos de gesso, quem questiona, ou acaba crente ou acaba virando cético. Logo, o que determina a escolha de uma igreja é a família, os amigos e, no meu caso, a princesa. O dia que ela virar evangélica, eu também irei atrás dela...

      Excluir
    2. É,sr.Hosaka.

      Quando penso no passado,vejo que o Príncipe também influenciou bastante minha escolha religiosa.
      Não que ele seja budista,ao contrário,é profundamente católico.
      Todavia,eu quis "ficar perfeita" para ele,e já achava então,que os budistas eram "irrepreensíveis".

      Excluir
  7. para o texto da Selma,

    Viver,é como habitar uma casa que está pegando fogo.
    Uma hora,uma das labaredas nos atinge,e ...adeus.(adaptei um dito budista,às minhas palavras)

    Fiquei espantada com o número de mortos na casa de shows,referida.(vi as imagens da tragédia na televisão)
    Foi muita gente.
    O dono do estabelecimento,deve ser um tremendo amador.
    Uma danceteria que frequentei antigamente,mesmo naqueles tempos antigos,tinha uma porta de incêndio,alguns extintores,e uma janela baixa,e sem grades.
    Vcs podem conceber um lugar que recebe mil pessoas,e que só tem a porta de entrada,e cuja janela,não oferece a chance de fuga,em caso de tragédia?
    Em certas cidades,as pessoas até estudam bastante,e tem boas idéias,mas elas convivem com hábitos atrasados, típicos dos sertões antigos.
    Uma boate com uma única porta?
    Eu pensei que isso não existisse...e olhem que não entendo nada sobre esses lugares,pois só frequentei uma danceteria por um ano,dos vinte e dois,aos vinte e três anos de idade.

    ResponderExcluir
  8. De acordo com o editorial de O Estado, o número oficial de vítimas é 233.

    O horror de Santa Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os jovens de Santa Maria (que nome idolátrico, essa "santa" não fez nada, sr. Hosaka?) estavam numa dança de ritual de acasalamento. Nessa condição, os sentidos da visão e audição ficam adormecidos em favor dos outros que, obviamente, são usados no ato de acasalamento. Como resultado, os instantes que se leva para a resposta ao que se passa em volta podem determinar sérias consequências.
      Um casal é pego em flagrante por não ouvir a aproximação do cônjuge traído, por exemplo. E jovens dançantes custam a perceber que estão em perigo de vida num incêndio numa discoteca.
      Dificilmente "aposentados sexuais" como essas malas do Mb e da maluquete correriam algum risco desse tipo.
      Claro que somente a dra. Selma pode entender o que eu quis dizer. Ninguém vai perder tempo para somente dançar em discotecas, em vez de estar em casa dormindo. O que determina a ida a esses lugares é o instinto de preservação da espécie, ou seja, pra burro entender: o "tesão". E nenhum deles sabe disso, vão por instinto.
      Por isso a maluquete e o Mb nunca serão achados numa discoteca, a não ser que ela vá a procura de alguma perereca em alguma orquídea. Essas orquídeas dela tem um significado oculto...ela parece chegada a uma perereca orquidófila, por isso vive estressada tomando remedinho.
      Só pode...

      Excluir
    2. Olá,Adilson.

      Vc está gastando tempo,ao imaginar "significados ocultos" para minha preferência por flores.
      Esse é um hábito feminino,mas são especialmente os orquidófilos homens que ficam famosos,pois eles tem tempo e disposição para se dedicarem só a esse hobbie.
      Sei que a dança eleva a "kundalini",não sou tolinha,e realmente,quando frequentei discotecas,estava à procura de "encrenca"- e sabia disso.
      Diferentemente porém,daquela "moça do passado",nunca gostei de dançar.
      Apesar que algumas vezes,enlouquecida,quando as pessoas não estavam olhando, executei longos movimentos rítmicos(cheguei a ficar de cabeça para baixo).
      Ainda porém,tenho um sonho em relação a tal "antiarte",que é desfilar um carnaval, quatro dias,em cima do carro alegórico de uma escola de samba,vestindo uma pesada fantasia de alguma personagem histórica.
      Eu mandaria depois,fazer um "book" do evento,comigo em destaque,para presentear minha família,pois eu acho que realizar esse feito seria um exemplo de "coragem,competência e energia".

      Nunca irei realizar isso.
      (precisa condições financeiras,e de condições de saúde)
      Eu poderia infartar.

      Não tem problema não.
      Se já fui mesmo uma "dançarina" alguma vez,esse ideal irá se manter em mim,e ainda irei realizá-lo,mesmo que for em outros tempos e lugares.

      Mas,e você,Adilson?
      Quando porá em movimento a sua ...entropia?

      (tóiiiinggg...)

      Excluir
    3. Evitando uma contradição textual,

      quando eu disse "nunca irei realizar isso",eu quis dizer que acredito que "nunca irei realizar esse impulso,nessa minha vida de Nihil".
      Mas,não sei não.
      Nunca podemos ser taxativos em relação a nada.

      Excluir
    4. Para a Selma,socorro.

      Escrevi um texto de "bom tamanho" para o Adilson,ele foi publicado,mas sumiu logo após eu haver escrito uma mensagem de acréscimo.
      Pode ter ido para a pasta de Spam.
      Peço a gentileza de restituí-lo.
      Ficou bonitinho,as pessoas vão gostar dele.

      Uma boa tarde a todos,por ora.(hã...se o acréscimo que fiz também sumir,pedirei que seja "restituído")

      Excluir
    5. Obrigada,Selma.

      Que susto eu levei vendo o texto desaparecer em seguida.
      Nesses momentos,a gente até pensa por momentos,que não publicou.

      Bom,o Adilson vai gostar.(hehe!)

      Excluir
  9. Esse 233 tem um estranho vicio. Nas rodinhas dos amigos ele é conhecido como o Manja Rôla. Que gosto estranho esse ! hehehe

    ResponderExcluir
  10. Muitos acham que esse Mb é o Milton Bins. A favor disso, temos que esse é tão chato quanto o gaúcho, além de implicar com o Hosaka. Contra, temos que esse Mb não sabe escrever e acentua tudo errado. Mas ele já está velho e lelé, talvez seja isso.
    Uma coisa parece certa, sendo ou não sendo o gaúcho, esse idiota deve ser V-Veado, com certeza.

    ResponderExcluir
  11. falou Manja Rôla, chegado numa canabis !hehehe

    ResponderExcluir
  12. Para futuro presidente: extraido da Revista VEJA :

    O pastor Silas Malafaia organiza, com outros líderes evangélicos, uma grande manifestação em defesa “da família tradicional, da vida, da liberdade de expressão e religiosa”. O evento está programado para o dia 5 de junho, em Brasília, com parada estratégica em frente ao Congresso Nacional. Malafaia assegura que levará mais de 30.000 fieis ao protesto, para marcar posição contra o casamento gay, o aborto e o Projeto de Lei 122, que criminaliza a homofobia. Deputado pelo PSC e presidente da Comissão de Direitos Humanos, Marco Feliciano ocupará posição de destaque no evento. “Já que estão forçando a barra sobre o casamento gay, vamos a Brasília para dizer que estamos do outro lado. Não é um ato exclusivo para apoiar Marco Feliciano, mas para marcarmos nossa posição. Vamos dar a nossa resposta. Todas as lideranças evangélicas estarão presentes, assim como a bancada evangélica. Vai ter gente de todos os lados do Brasil”, avisa Malafaia, acrescentando que fiéis estão sendo convocados pelas redes sociais.

    ResponderExcluir
  13. O sonho do V-V-ai-sem-Volta e do GLS Esio Lopes é que todos sejam V-V-eados como o falecido Emperucado.
    Será o fim da humanidade.

    Kardec, D.D Home, Chico Xaveco, Bichaldo Frango, Tom Cruise...todos médiuns, nenhum fez filhos, por nojo de mulher.

    233,o verdadeiro.

    ResponderExcluir
  14. Malafaia para acabar com a boiolada toda ( nô....mas eu tô no meio ? )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse 233 gostava de sentar numa anaconda, oloko meo !

      Excluir
  15. A treze de maio na cova da Iria
    No céu aparece a Virgem Maria
    Ave, ave, ave Maria
    Ave, ave, ave Maria

    Há três pastorinhos cercada de luz
    Visita a Maria, mãe de Jesus
    Ave, ave, ave Maria
    Ave, ave, ave Maria

    A virgem nos manda o terço rezar
    Assim diz: Meus filhos, vos hei de salvar
    Ave, ave, ave Maria
    Ave, ave, ave Maria

    E quer penitência a ela convida
    Perdão não teremos, sem mudarem de vida
    Ave, ave, ave Maria
    Ave, ave, ave Maria

    Veste com modéstia, com muito pudor
    Olhai como veste a mãe do Senhor
    Ave, ave, ave Maria
    Ave, ave, ave Maria

    Vivamos cristãos sem mancha e labéu
    Que a Virgem nos guie a todos ao céu
    Ave, ave, ave Maria
    Ave, ave, ave Maria!

    ResponderExcluir
  16. O Apocalipse não interessa aos homens porque eles não têm medo daquilo que nunca acontecerá. Seja ateu e não pato! Religião é, junto com a política, um instrumento de exploração e dominação! A propósito, não dê um tostão para as igrejas. Elas não merecem! Que trabalhem para o seu sustento!

    ResponderExcluir