Páginas

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Falácias


O que significa a palavra "falácia"?
De acordo com o dicionário Aurélio: sf (lat fallacia1 Qualidade de falaz. 2 Engano, logro, burla. 

Exemplo de falácia


Falácia é uma linha de raciocínio que possui falha(ou falhas), é um pseudo-argumento.  Falácias são usadas frequentemente como artifício retórico, mas nem sempre seu uso é intencional. Falácias são verdades ilusórias e podem ser utilizadas como método de persuasão. Nos casos nos quais as falácias são usadas intencionalmente, este é um exemplo de “desonestidade intelectual”.  Falácias também podem ser realizadas inconscientemente.

Tipos de falácias (ou tipos de enganos que podemos induzir nos outros através de falsos argumentos):

1. Falso dilema

É dado um limitado número de opções (na maioria dos casos apenas duas), quando  de fato há mais.
Exemplos: 


a. Ou concorda comigo ou não. (Porque se pode concordar parcialmente.) 
b. Reduz-te ao silêncio ou aceita o país que temos. (Porque uma pessoa tem o  direito de denunciar o que bem entender.) 
c. Ou vota no PT ou será a desgraça nacional. (Porque os outros candidatos  podem não ser assim tão maus.) 




2. Apelo à Ignorância (argumentum ad ignorantiam) 
Os argumentos desta classe concluem que algo é verdadeiro por não se ter provado que é falso; ou conclui que algo é falso porque não se provou que é verdadeiro. 
(Isto é um caso especial do falso dilema, já que presume que todas as proposições  têm de ser realmente conhecidas como verdadeiras ou falsas). Mas,  "A falta de prova não é uma prova." Exemplos:


a. Os espíritos existem! Já provou que não existem? 
b.  Como os cientistas não podem provar que se vai ter uma guerra global, ela provavelmente não ocorrerá. 
c. Hosaka  disse que era mais esperto do que Nihil, mas não provou. Portanto, isso deve ser falso. 



3. Derrapagem (bola de neve) 
Para mostrar que uma proposição A é inaceitável, extraem-se conseqüências  inaceitáveis de A e consequências das consequências... O argumento é falacioso. Exemplo:
a. Esse blog diz que é sobre religião, mas de religião tem muito pouco. Se você continuar a participar dele, pode virar ateu ou ter falsas ideias sobre religião. Não presta.

4. Pergunta Complexa

Dois tópicos sem relação, ou de relação duvidosa, são conjugados e tratados como uma única proposição. Exemplo:
a. Como apoiar esse blog e conseguir educar os filhos dentro da lei Divina? (Reparou que uma coisa nada tem a ver com a outra?)

5. Apelo à força (argumentum ad baculum) 
Exemplo:

a. É melhor admitir que a nova orientação da empresa seja a melhor — se pretende manter o emprego. 

6. Apelo à Piedade (argumentum ad misercordiam) 
Exemplo:
a. Como dizer que eu não entendo nada? Passei a vida inteira lendo e estudando sobre o assunto e mereço ser ouvido.

7. Apelo às consequências (argumentum ad consequentiam) 
Exemplo:
a. Não pode aceitar que a teoria da evolução é verdadeira, porque se fosse  verdadeira estaríamos no nível dos macacos. 




8. Apelo a preconceitos
Exemplo: 
a.As pessoas inteligentes não leem livros do Chico Xavier.

9. Apelo ao povo (argumentum ad populum)
Com esta falácia sustenta-se que uma proposição é verdadeira por ser aceite como  verdadeira por algum sector representativo da população. Esta falácia é, por vezes,  chamada "Apelo à emoção" porque os apelos emocionais pretendem atingir,  muitas vezes, a população como um todo. Exemplo:
a. Se você quer ter cabelos lindos, use shampoo XXX e verá como sua vida irá mudar.

10.Ataques pessoais (argumentum ad hominem)

Ataca-se pessoa que apresentou um argumento e não o argumento que apresentou.  A falácia ad hominem assume muitas formas. Ataca, por exemplo, o caráter, a nacionalidade, a raça ou a religião da pessoa. Em outros casos, a falácia sugere que a pessoa, por ter algo tem algo a ganhar com o argumento, é movida pelo interesse. 
A pessoa pode ainda ser atacada por associação ou pelas suas companhias.Exemplo:
a. Você fala que fantasmas existem porque nasceu em uma cidadezinha de interior, cheia de crendices.

11. Estilo sem substância
Apela-se para fatos bobos para fazer valer a sua própria verdade.
a. Chico era médium porque era gay.

Enfim, há muitos outros tipos de falácias e exemplos de falácias. Quem quiser ler mais, visite esse link:
http://www.lemma.ufpr.br/wiki/images/5/5c/Falacias.pdf , onde você poderá ler um interessante texto em pdf intitulado "Guia das Falácias" de Stephen Downes.







SA

12 comentários:

  1. Esse tema é bem oportuno, principalmente por reconhecer que muito do que escrevo é pura falácia.

    Religião é um tema que domino pouco, mas eu me sinto mais "protegido" dentro de uma paróquia do que em outro tipo de templo. A missa é um caos, mas existem muitas oportunidades para entrar na paróquia, sem a presença do padre; quando me ajoelho diante de uma imagem e sinto o silêncio na paróquia é que vejo que vale a pena ser católico, e que é possível sentir-se mais a vontade e desabafar com Jesus.

    Falácias a gente encontra a todo momento e é difícil de evita-las. Bem que gostaria de baixar o volume dos meus ouvidos para não escutar falácias e assim evitar de falar falácias também, mas é só na paroquia, quando estou sozinho, é que consigo evitar a falácia, eu não tenho motivo para mentir para Jesus.

    Aqui, no entanto, existe uma força poderosa que me faz mentir o tempo todo, onde tento me fazer de mais esperto que a Srta Nihil, mas acabo sempre mal. Semana passada, o Sr IEU me ridicularizou na frente de todo mundo, aquilo encheu o meu coração de raiva e um oceano de vingança tomou conta de mim. Resumindo, não sei como evitar as minhas falácias nesse Blog, assim peço sinceras desculpas, mesmo sabendo que você não acredita em uma só palavra do que escrevi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deu pra entender como é que o Hosaka consegue falar com Jesus ajoelhando-se diante duma imagem. Na imagem tem algum celular de alcance celestial, ou Jesus está ali mesmo, escondido detrás da imagem?
      Por que é que Jesus gosta de fazer isso?
      Ah, tinha me esquecido que, para os católicos Jesus, é uma criancinha que ainda está no colo de mamãe.

      Excluir
    2. Até hoje paira a dúvida: Chico era médium porque era V-V-eado, ou era V-Veado porque era médium?
      Qual seria a opinião do IEU Robson?
      O V-V-ai-sem-Volta disse que Chico era V-V-eado não-praticante. Ele afirmou isso porque passou todos os dias da vida do Chico ao lado dele.

      Excluir
    3. Dona SA esqueceu de listar a falácia preferida por ela:

      Chico Xaveco não era impostor porque não ficava com o direitos autorais dos 412 livros cheios de besteiras.

      Estou esperando até hoje um peruquista explicar o que é uma esfera ovoide.

      Excluir
    4. encrenca 1.223

      irei responder a uma "falacinha" do sr.Hosaka numa mensagem direcionada ao sr.IEU na página do texto "Continuando".

      A poeta Safo teve um amigo chamado Alceu.
      Por coincidência,estacionei nesse blog bem quando apareceu o sr.IEU.(que rimas inconvenientes...hehe!)
      Bom, para rimar mais uma vez,ele não é meu "pretendente".

      E muito cuidado,sr.Hosaka.
      Ele pode muito bem ser o padre José espionando o sr. ...(fiuzinho...brincadeira,é claro...)

      Excluir
    5. Bom dia, Sr Adilson,

      De acordo com o que aprendi lá na Paróquia, Jesus é onipresente, ele está presente em qualquer parte do mundo e tudo ao mesmo tempo. Você pode adorá-lo através das linhas escritas na Bíblia, ou contemplando os lírios dos campos, ou contemplando as plumagens dos pássaros, ou até mesmo uma estátua de gesso.

      Claro que a gente corre o risco de adorar a Bíblia mais que Jesus, ou adorar a imagem mais que Jesus, ou adorar mais as Orquídeas do que Buda, ou adorar Allan Kardec mais que o Pai Todo Poderoso, mas isso faz parte. Uma das últimas palavras de Jesus aqui na Terra foi o de que não sabemos o que fazemos, o que não é meu caso: há muitos católicos que falam com Jesus de joelhos diante de uma imagem dele, isso já faz mais de dois mil anos, que não vejo nenhum motivo para eu não repetir o gesto. Pelo menos eu me sinto bem mais aliviado, empurrando literalmente todos os meus problemas para Jesus. Claro que bem mais prático seria falar com Jesus através do celular, o Sr tem o número dele?

      Excluir
    6. encrenca 1.224

      (bom dia ao que verem)

      A Metilene dos meus sonhos acordada,é um lugar selvagem,em perfeito equilíbrio ecológico.
      A menina escura brincava na areia cuja tonalidade era a da sua pele,e ficava tristinha pela falta de amigos,e porque não via flores perto.
      Posteriormente sua moradia foi num vilarejo humilde.
      Era tão modesto,que ela se apaixonou por Lídia que podia ser considerada um shopping center da antiguidade.(agora,nem de graça eu visitaria)

      A escolinha por ela frequentada talvez teve no máximo uns vinte alunos,e muito do que eles aprenderam,aprenderam oralmente,embora também tenham sido alfabetizados.
      Não demorou muito,ela exilou-se em Siracusa devido às escaramuças ocorridas em sua cidade.
      (dizem que Pitaco a mandou embora,mas foi ela quem fugiu quando soube das brigas dele, porque teve medo do que ia acontecer por lá,com o trácio liderando o povo.)
      Hoje em dia,aquele conflito pareceria uma dessas violências no interior,onde às vezes se briga por terras.

      Siracusa era um lugarejo chato,podem acreditar.
      Está aí um dos motivos pelos quais em poucos anos,ela voltou para Lesbos,a qual apesar de bem povoada,era primitiva.
      Por toda a parte,era audível o som do mar.
      Era só tampar parte dos ouvidos.
      Sua casa que quase se estendia sobre as águas,pertencia-lhe havia muito tempo,e para montar sua escola,bastou revitalizá-la.
      Ali ela construiu sua vida,seu futuro,seu nome,e sua paz.
      As alunas vinham de todo nicho da Grécia.

      Bom,vamos por a neguinha no túnel do tempo...e de lá sairei eu.

      Vi muitas imagens de Metilene no Google,e alguns clipes.
      Quem lembra da música do Nélson Motta,cantada por Emílio Santiago?
      "quanto tempo atrás havia um mar aqui
      havia uma cidade que não tem mais fim
      não há mais
      há gente e prédio demais
      não há mais, tudo o que eu mais amei..."

      Para que a Safo teve que viver logo ali?
      Metilene depois foi vítima das campanhas do general Lisicles,da invasão dos mouros,dos turcos,do fanatismo cristão...etc.
      Algumas das suas edificações tem formato de convento.
      Ela foi restituída à Grécia há apenas cem anos.
      Há construções em cada metro quadrado,não tem um nicho que não esteja ocupado.
      Vista de longe,parece uma colméia.
      Vista de perto,lembra o centro velho de São Paulo,com direito a uma gataiada morando em pátios de supermercados.(kk...eu gosto de gatinhos)
      As praias não foram perdoadas, o turista ou morador que deseja total sossego,tem que habitar um iate.

      Os bairros continuam um pouco mais ao natural.
      Skala Eressos,a paisagem triste mencionada no início- não chegou a ser descaraterizado.
      Mas também,ô lugar sem graça...
      Quando eu sonhava com ele,sem saber que o mesmo existia,e me via andando em suas areias negonas,eu achava que o problema dela era sujeira,mas a região realmente foi local de uma atividade vulcânica milênios atrás.

      Algum dia viajarei para Lesbos,mas não espero ser "reconhecida".
      Seria muito engraçado.
      O que eu esperarei é não ser atropelada por uma multidão de turistas,e não ficar sem vagas no hotel,nos ônibus de excursão,e em outros lugares.
      Talvez exista alguma cartomante grega que pode antever o retorno provisório dos velhos "ulisses" à pátria,mas não conhecerei essa senhora caso ela existir,(kkk...) nem ela terá oportunidade de me perguntar algo como,

      "_oi poeta,como vai sua algaravia atual?"

      e de me ouvir dizer,

      "_a minha vai bem,como vão os otários que vc engana todo dia?"(hehehe!)

      Vou fazendo minhas reservas econômicas para a futura viagem,agora não mais na excursão liderada pelo finado prof.Adhemar Ramos.(o esotérico)
      Não sei quando conseguirei realizar isso.
      Mas já me preparo para começar a aspirar por outro paraíso ecológico,em minhas fantasias.
      Quem sabe o Hawaií norte americano.
      Lesbos atual não tem quase nada a ver com o que eu sonhei a vida inteira,é claro que acabou ficando diferente do eldorado que persiste em minhas memórias pregressas.

      Excluir
    7. Continua sem responder o que acha das rimas de Safo.

      Excluir
    8. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    9. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    10. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    11. Pensamentos na madrugada
      °
      °

      Muitas vezes
      eu desejo viver mesmo é um amor completo
      romântico,encantado,complexo
      duas almas num sono eterno

      Umas vezes
      eu queria um dia bem quieto
      um sentimento seguro e onipotente
      clarividente e onisciente
      uma troca de energias absoluta
      um carinho tipo "útero materno"
      que adiasse a luz resplandecente
      do dia,com suas procuras
      de sempre.

      Tem horas em que se pudéssemos
      ficaríamos estacionados numa espiritualidade primitiva
      onde o microorganismo se debruça sobre si mesmo
      e onde a coisa mais linda que tem
      é a epiderme quente
      é a certeza de pertencermos.


      comentário,

      O Príncipe(meu amor do passado)sempre inspira meus melhores sonhos eróticos.
      A primeira versão desses versos ficou esquisita,e por isso a reeditei.
      Um Eros exagerado demais,acaba virando Tânatos.

      Peço desculpas pelo que fiz nessa página.
      Excluí ainda a terceira mensagem porque na reedição, acabei postando por engano ícones do blog,que precisaram ser eliminados depois.

      Excluir