Páginas

terça-feira, 2 de abril de 2013

Jesus é Deus?

תשווע הוא אלוהים?



(Evangelho de João 8:14-18)

14 - Respondeu-lhes Jesus: Ainda que eu dou testemunho de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro; porque sei donde vim, e para onde vou; mas vós não sabeis donde venho, nem para onde vou.
15 - Vós julgais segundo a carne; eu a ninguém julgo.
16 - E, mesmo que eu julgue, o meu juízo é verdadeiro; porque não sou eu só, mas eu e o Pai que me enviou.
17 - Ora, na vossa lei está escrito que o testemunho de dois homens é verdadeiro.
18 - Sou eu que dou testemunho de mim mesmo, e o Pai que me enviou, também dá testemunho de mim.


Quando Jesus  mostrou que Ele não poderia dar testemunho de si  mesmo porque esse testemunho não era digno de fé, ele estava falando no caso genérico que se aplica a qualquer pessoa. Mas, mesmo assim, complementou:
 "Há outro que dá testemunho de mim, e sei que é digno de fé o testemunho que dá de mim". (João 5, 32).

Jesus explicou  que "há outro" que dá testemunho dEle( João 5:32) , enquanto que, no outro  caso (8, 14), Jesus explicou pelo ângulo do Reino dos Céus, ou seja, do lugar de onde veio e para onde vai, que é
o lugar onde está Aquele que dá o testemunho dEle, Jesus: o próprio Deus. E, para sacramentar os ditos, João ainda acrescentou uma expressão tão ao gosto dos judeus: "O testemunho de duas pessoas -- no caso, Jesus e Deus - é digno  de fé". 

Portanto, não há incoerência nos ditos de Jesus, pois Ele estava sempre a ligar as coisas do Céu com as coisas da terra, ou seja, a relação entre o natural e o sobrenatural, o Filho com o Pai. 




SA

50 comentários:

  1. Ou seja, basta o Sr MB afirmar que o Pai corrobora tudo o que ele diz, que podemos deduzir que ele é também Deus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, sr. Hosaka, é isso mesmo. Se o Pai confirmar o que o sr. Mb diz, certamente o sr. Mb é Deus. Vejamos:
      Se um cego de nacença pedir ao sr. Mb para enxergar e o sr. Mb der a vista ao cego, então o Pai corroborou a palavra do sr. Mb. (Jo cap. 9).
      Se um paralítico for levado ao sr. Mb, e o sr. Mb disser, "Toma teu leito e vai para casa", e o paralítico levantar-se e pegar o leito e ir embora, então o Pai corroborou a palavra do sr.Mb, e o sr. Mb é Deus.(Jo cap.5).
      Se o sr. Mb puder multiplicar pães e peixes, então sua palavra foi corroborada pelo Pai, o sr. Mb é Deus. (Jo cap. 6).
      Se um amigo do sr. Mb morrer e estiver enterrado quatro dias, já cheirando mal, e o sr. Mb o trouxer de novo à vida, então o Pai corroborou a palavra do sr. Mb, o sr. Mb é Deus. (Jo cap.11).
      Se pegarem o sr. Mb, espancarem, torturarem e o matarem, e, depois de três dias morto, o sr. Mb ressurgir e mostrar-se vivinho aos seus amigos e até comer com eles, então o Pai, sem dúvida, corrobora a palavra do sr. Mb. O sr. Mb é Deus, pode acreditar.
      Mas, sr Hosaka, se o sr. Mb não for capaz de fazer nada disso, nunca puder além de palavras, como certos "representantes de Deus", então o sr. Mb não é coisa nenhuma, é apenas pó, e ao pó voltará.

      Excluir
    2. Excelente, Adilson,

      Estou sem tempo para participar no GD, apareceu um monte de pepino no serviço, mas o seu texto completa o trabalho inicial da SA. O problema é como pegar o texto dela e intercalar com a sua colocação, muito feliz aliás, para entendermos melhor essa questão do "Deus na história do homem" (era assim que o padre José mencionava Jesus). Esse tema não é fácil, mas parabenizo você e a SA pelas colocações bastante felizes. Parabéns!

      Excluir
    3. Confirmado : a srta. NihilKalinkaMetileno e o HosakaMB são os mesmos. Quando um some, o outro tambem. Aparece um, o outro tambem.! Que coisa interessante , não ? hehehe

      Excluir
    4. Sr.Agudo,e seu irmão Grave,por onde anda?

      Excluir
  2. HosakaMalaNihil, do jeito que voce vier ... 3 palitos, hehehe

    ResponderExcluir
  3. Não entendi...
    Você está querendo dizer que o Sr MB é Jesus?

    ResponderExcluir
  4. Mateus 7:12 - Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles. Esta é a lei [e os profetas].

    Se é isto que interessa, porque perdemos tempo e energia com outras coisas?

    ResponderExcluir
  5. Que é que significam as expressões Filho de Deus e Filho do homem aplicadas a Jesus?

    O que significa ser filho? Um filho não teve nenhuma escolha, é algo "natural" que lhe aconteceu e do que não tomou parte.
    Por isso, no aramico há a expressão que denota a natureza de alguém. De Judas é dito que foi o "filho da perdição" (Jo 17:12), os que serão ressuscitados são os "filhos da ressurreição" (Lc 20:36), os salvos são os "filhos do Reino", os perdidos são os "filhos do Maligno" (Mt 13:38).
    Mas "filho" também significa filho mesmo, descendente, e Jesus é chamado "filho de Davi", isto é, descendente de Davi, como linhagem real.

    A expressão Filho do homem significa a natureza humana de Jesus, e João, na sua 1ª epístola, faz uma exposição especialmente contra o Docetismo (do grego dokein, parecer), doutrina que afirmava que Jesus tinha somente a aparência humana. João afirma que Jesus era realmente humano, de carne e osso, pois seus olhos haviam contemplado e suas mãos haviam tocado e apalpado o corpo de Jesus (1Jo 1:1)
    Filho de Deus significa a divindade de Jesus, (Filho de Deus=natureza de Deus). Os judeus entenderam perfeitamente essa expressão e acusaram a Jesus de se fazer igual a Deus, porque, sendo homem, chamava a Deus de Pai. (João 5:18).

    Resumindo, Jesus era um homem de carne e osso, pois tinha de tomar nosso lugar e morrer por nós, mas é também Deus, para que seu sacrifício seja infinito e se estenda a todos os homens.
    "O Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós."

    Mas há um pecado pelo qual Jesus não morreu e quem comete esse pecado não tem perdão.
    "Há pecado para morte e por esse não digo que rogue." (1Jo 5:16)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ... o pastor idiota 233 zurra p´raí mirabolantes tentativas de fazer de Jesus o proprio "deus" mas que só retardadões que nem ele engolem tanta idiotice sem jeito...

      caramba... aquela expressão "tinha de tomar o nosso lugar e morrer por nós"... é daqueles ditos próprios desses "pastores-impostores" que falam coisas que, para os menos preparados para topar esta gente, lhes parecem analises profundas mas que, na realidade, não são mais do que baboseiras sem qualquer sentido logico e sem um mínimo de racionalidade por onde se possa pegar
      com idoneidade e sensatez...

      mas vamos mais uma vez e sempre que o macacão (des)interpretador 233 queira ser marretado naquela cabeçorra descomunal, dar novamente a palavra a Jesus para ser Ele mesmo a dizer o que é e o que veio fazer...

      João 20,17
      "Disse-lhe Jesus: Não me retenhas, porque ainda não subi a **meu Pai**, mas vai **a meus irmãos** e dize-lhes: Subo para

      **meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.** (São João 20, 17)

      João 8,28
      Jesus então lhes disse: Quando tiverdes levantado o Filho do Homem,

      ****então conhecereis quem sou e que nada faço de mim mesmo, mas falo do modo como o Pai me ensinou.****

      João 14,12
      "Em verdade, em verdade vos digo:

      ***aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai."***

      portanto... o Cristo enviado coloca a questão de forma tão direta E CLARA!! que nem milhentas piruetas (des)interpretativas alucinadas, levadas a cabo pelo pantomineiro 233, vão conseguir desmanchar e reverter para outras direções que não seja a de que Jesus, É!!! um NOSSO IRMÃO!!! em estado evolutivo ainda inimaginável para nossas capacidades de entendimenro atuais...

      enfim... isto até nem é tão difícil de entender assim, por qualquer pessoa minimamente normal, evidentemente...

      Excluir
    2. É normal o lusitano ter dificuldade para entender a Bíblia pois está escrita em estilo literário de alto nível, difícil para pessoas de pouca instrução.
      Nos evangelhos temos Jesus falando ora como um homem, ora como ser divino.
      "Falo como o Pai me ensinou" é a palavra do homem Jesus de Nazaré.
      "Lázaro, vem para fora" é a palavra de Jesus o Filho de Deus, o Logos que estava com Deus no princípio e que era Deus. Com o mesmo poder pelo qual fez todas as coisa ele chamou Lázaro que estava morto havia quatro dias, e Lázaro ressuscitou e saiu do túmulo.
      Fui eu que inventei isso? O lusitano acha que sim, porque é um ignorante e não conhece a Bíblia:

      Epístola de Paulo aos colossenses, cap. 2:

      5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,

      6 Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,

      7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;

      8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.

      9 Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;

      10 Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,

      11 E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.


      Certamente o lusitano não sabe o que significa "ser igual a Deus".
      Pior ainda para a expressão que Paulo usou: "Deus Pai". Por que Paulo adjetivou a palavra Deus? Por que escreveu "Deus Pai"? Ora, diz-se Deus Pai porque existe o Deus Filho e o Deus Espírito Santo.( 1João 5:5,6)

      Excluir
  6. Olha, eu tenho certeza que a srta. Nihil Metilena e o AndréHosakaMB são os mesmos. Quando um some, o outro tambem. Aparece um, o outro tambem.! Que coisa interessante , não ? hehehe

    ResponderExcluir
  7. O Sr está com a vida ganha com R$ 7.000,00 por mês. Já eu e a Srta Nihil temos que ganhar a vida para completar os R$ 7.000,00 por ano. Logo, eu a Srta Nihil só podemos nos encontrar de noite, quando muito no domingo, ou seja, bem depois da longa jornada de trabalho (o Sr sabe o que é isso?)

    Os temas da Srta Nihil são poesia e o que ela acha que entendeu da religiosidade hindu, a ideia de reencarnação deles é muito diferente do defendido pelo professor Rivail. Como eu não sei ler, escrever e fazer conta, o máximo que posso fazer é copiar o texto da família Mesquita nesse blogue.

    O Sr entendeu, ou eu preciso desenhar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não preciso mais perguntar ao sr.Marcio Caetanão como vai a algaravia dele.(kkk...)

      Mas,irei lhe dirigir uma dúvida,sr.Hosaka.
      Para ser respondida,quando possível.
      Existe algum lugar que recolhe pcs estragados,e que os reciclam?
      E quanto ao nosso cpf(e outras informações),que estão no software?
      Não sei se vou me livrar ou não do meu pc que foi dado como perdido.

      Excluir
    2. Para o sr.Hosaka,

      homenagem em cor azul,

      _Vocês homens,acham uma Bentley bonita
      Eu porém direi uma verdade
      com toda a boa vontade
      nesse mundo,e debaixo do sol,a coisa mais linda
      é o amor da nossa vida.

      (as palavras foram minhas,mas foi baseada numa quadrinha que Safo escreveu para uma amiga chamada Anactória.)

      Excluir
    3. correção

      as palavras foram minhas mas a pequena poesia foi baseada...

      Excluir
    4. Bom dia a vcs.

      Como o sr.Hosaka mencionou que a idéia de reencarnação que os orientalistas tem é muito diferente da que foi mencionada pelo sr.Kardec, irei fazer um comentário a respeito.

      O que eu entendo do assunto,segundo nossos postulados "mais exóticos" é que não estamos por aqui só para "pagar pecados e para aprender",mas também porque gostamos.
      De que nos serviria o céu,se apreciamos por ex,comer,e se curtimos tanto as coisas simples da rotina do mundo?
      Também temos sentimentos intensos,que só podem ser vividos com mais completude,nessas paragens.
      Nesse lugar podemos por ex,brigar com nossos desafetos,e depois,chegarmos a um entendimento com os mesmos.
      É nesse lugar que podemos amar com uma intensidade instintiva,e formarmos vínculos por causa desse fato.

      No céu,o tempo todo,parece que tudo é só festa.

      Enquanto "pagamos pelos pecados" ou "aprendemos como se faz,e como se pensa",vamos melhorando nossos vínculos em sociedade,ao mesmo tempo em que também esgotamos desejos,sentimentos,e talentos que se impõem.
      A Terra é boa para quem gosta de falar o tempo todo,para quem tem impulsos de liderança,para quem tem impulsos artísticos,para quem prefere quebrar pedras...(pensei em Oscar Niemeyer)
      Podemos ficar nela uma eternidade,usando nossas inclinações.

      A minha, segundo confirmei por conferir duas vidas antigas,é para fazer sempre algo diferente com a comunicação.
      A inclinação do sr.Hosaka é uma inclinação "científica" e observadora, ao passo que o sr.William é mais filósofo,- assim vamos nós.

      A ida para o Nirvana demanda uma autopurificação,e também a realização de todos os sonhos.
      Quem tem desejos,não adentra o céu.
      Precisa voltar ao local onde eles podem ser realizados.
      O céu é um lugar para os contentes.

      Uma boa sexta feira,de algumas realizações para vocês.(hehehe!)

      Excluir
    5. sr. AndréHosakaNihilKalinkaMetilenoMB, do jeitinho que voce vier .... 3 palitos, hehehe

      Excluir
  8. (1856.1) 169:4.3 De Jesus, vós aprendeis sobre Deus, observando a divindade da sua vida, não vos baseando nos seus ensinamentos. Da vida do Mestre, cada um de vós podeis assimilar o conceito de Deus que representa a medida da vossa capacidade de perceber as realidades espirituais e divinas, verdades reais e eternas. O finito nunca pode esperar compreender o Infinito, exceto como o Infinito é focalizado na personalidade tempo-espacial da experiência finita na vida humana de Jesus de Nazaré.

    (1856.2) 169:4.4 Jesus sabia bem que Deus pode ser conhecido apenas pelas realidades na experiência; que Ele não pode nunca ser compreendido pelo mero ensinamento da mente. Jesus ensinou aos seus apóstolos que, embora eles nunca pudessem compreender Deus plenamente, eles poderiam conhecê-Lo com toda a certeza, do mesmo modo que haviam conhecido o Filho do Homem. Vós podeis conhecer a Deus, não pela compreensão do que Jesus disse, mas conhecendo o que Jesus foi. Jesus foi uma revelação de Deus.

    1857.2) 169:4.11 Na sua vida terrena, embora Jesus haja revelado a verdadeira natureza do Pai celeste, pouco ensinou sobre Ele. Na verdade, ele ensinou apenas duas coisas: que Deus é, Ele próprio, espírito, e que, para todas as questões de relacionamento com as Suas criaturas, Ele é um Pai. Nessa tarde, Jesus fez o pronunciamento final da sua relação com Deus, quando declarou: “Eu vim do Pai, e eu vim ao mundo; e, novamente, eu deixarei o mundo e irei para o Pai”.

    (1857.3) 169:4.12 Atenção, todavia! Nunca Jesus disse que “Aquele que tiver ouvido a mim terá ouvido a Deus”. No entanto, ele disse: “Aquele que houver visto a mim, terá visto o Pai”. Ouvir o ensinamento de Jesus não é equivalente a conhecer a Deus, mas ver Jesus é uma experiência que em si própria é uma revelação do Pai à alma. O Deus dos universos dirige a vasta criação, mas é o Pai nos céus que envia o Seu espírito para residir nas vossas mentes.

    (1857.4) 169:4.13 Na sua forma, à semelhança humana, Jesus é a lente que torna visível, para a criatura, a Ele, que é invisível. Jesus é o vosso irmão mais velho que, na carne, torna conhecido para vós um Ser de atributos infinitos a Quem nem mesmo as hostes celestes podem presumir compreender plenamente. Mas tudo isso deve consistir na experiência pessoal do indivíduo que crê. Deus, que é espírito, pode ser conhecido apenas como uma experiência espiritual. Deus pode ser revelado aos filhos finitos dos mundos materiais, pelo Filho divino dos Reinos espirituais, apenas como um Pai. Vós podeis conhecer o Eterno como um Pai; vós podeis adorá-Lo como o Deus dos universos, o Criador infinito de todas as existências.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu Filósofo,o sr.Jesus é para todo mundo,mas de fato,a experiência com Deus é singular e individual.

      (_onde vc aprendeu isso,brother?)

      _Ói,Nihil,'cê só pode tomar sorvete com o seu paladar,não é memo?
      O meu,é que ocê não usaria.

      (_tá certo,Potiguar,tá certo...)

      Excluir
    2. Qual a origem dessas "revelações urânticas" e em que nos podemos nos basear para respeitá-las?
      Não teriam a mesma origem dos livros absurdos daquele que usava uma peruca ridícula ou dos daquele outro que acreditava em abiogênese?

      Excluir
    3. Eu achava que o LG era só idiota, mas já estou começando a desconfiar que ela gosta duma bebidinha já de manhã cedo...

      Excluir
    4. Tá bom, Adilson.

      Então explique qual foi o chopp Skoll que tomaram,para criarem você...

      (virge santinha...)

      Excluir
    5. Pergunte isso quando eu achar que sou poeta, que poeta é substantivo feminino, que a ilha de Lesbos ficava na Etiópia e que sou a reencarnação de alguém porque tenho a suposta mesma altura.

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    7. Removi o comentário anterior,porque fiquei parecendo uma "joana boba".
      O presente,será mais humano.

      Você está muito bobão para o meu gôsto, Adilson.
      Suas dúvidas ao meu respeito,eu respondi generosamente em outras postagens.
      E não lhe cabe decidir se posso usar a identidade de poeta ou não.
      Era só o que faltava...

      Se não deseja ouvir groselha,não seja tão caipira...

      Excluir
    8. Adilson, a autoria humana do Livro de Urantia é impossível de provar, já que todos os remanescentes da "Comissão de Contato" já morreram. É o único livro na Biblioteca do Congresso sem autor humano. À parte do que diz a "Comissão de Contato", liderada pelo Dr. William Sadler, pouco se sabe sobre como o Livro veio à existência, exceto pelo que o próprio livro diz. Cada documentos (196 no total) é escrito por algum tipo de personalidade celeste (Censor Universal, Melquisedeque, Portador de Vida, etc), e eles falam também do "sujeito dormindo", um humano que aparentemente foi usado nas revelações. Mas a grande maioria dos leitores descarta todos os supostos métodos espíritas (psicografia, canalizações,etc) no que diz respeito à origem do LU.

      Mas , verdade seja dita, a origem da Bíblia é tão misteriosa quanto, ou até mais. Ninguém sabe com certeza o nome das pessoas que a escreveram, pois ela não enviada por fax do céu. Isso sem falar das incertezas sobre traduções e modificações voluntárias ou não. Mesmo assim, isso nunca te impediu de crer nela...

      Acho que você ficaria muito satisfeito de ler pelo menos a parte IV que fala da família de Jesus, incluindo Maria. Como você já explicou muitas vezes, ela era apenas humana. Mas foi uma mulher fantástica, muito diferente da versão católica. Ela não era nada submissa, ao contrário, e teve todos os filhos (incluindo Jesus) pelos métodos carnais naturais. Maria era muito nacionalista, enérgica, feliz, controladora e cheia de entusiasmo! Muitas vezes entrou em conflito com Jesus, porque ela sempre interpretou a missão dele como de um Messias libertador político. Ela teve inúmeras decepções, discussões e frustrações com Jesus, e acabou sendo uma das últimas a entender a natureza espiritual da vida do Filho do Homem.

      Excluir
    9. Não vejo nada de superior no LU, que fala muito, mas não diz nada. A Bíblia foi escrita por vários autores humanos que eram aceitos como mensageiros de Deus por motivos bem claros ao povo da época. Os profetas mostravam sinais que confirmavam suas alegações, por isso era respeitados. A autoria é nebulosa para nós, distantes mais de dois milênios, mas não era para os ouvintes e leitores da época. Ninguém pode rejeitar ou confirmar nada sobre a autoria humana dos livros da Bíblia. Aliás, quem nela crê nem dá muito valor a isso, porque crê que o verdadeiro autor é o Espírito Santo.
      Afora isso, o LU é a mesmíssima coisa que os livros do Rivailismo e do Islamismo: mensagens oriundas de subconscientes que foram supridos com o conhecimento bíblico. Falar sobre seres imaginários e acréscimos à vida de Jesus não tem valor algum.
      Você pode preferir o LU à Bíblia como pode preferir o amarelo ao azul, só isso. Nada garante nada a você que o LU tem alguma verdade, assim como você não tem nada na Bíblia que o faça dar preferência a ela. Questão de gosto, ou falta dele.

      Excluir
    10. Adilson, é claro que cada um crê no que lhe parece mais verdadeiro. Mas não acredito que os profetas eram tão respeitados como você diz. Se não me engano, os judeus mataram quase todos os profetas. Se trataram Jesus daquele jeito, imagina o que fizeram com os mensageiros. Hoje é fácil crer no valor da Bíblia porque ela tem mais de 2000 anos. Mas queria ver se você acreditaria nela tão facilmente se soubesse que quem a estava escrevendo fosse o seu vizinho, o seu colega da Igreja, o seu leiteiro, o seu jornaleiro, etc.

      Excluir
    11. Para responder sinceramente, prefiro acreditar no leiteiro que sei quem é, do que em seres imaginários do espaço que ninguém pode dizer que existem mesmo, ou quem são.
      Os profetas não "escreviam somente", eles mostravam por que se diziam emissários de Deus. Moisés nunca seria ouvido se não operasse sinais. Paulo questiona os gálatas sobre isso ( Gl 3:1-5) porque já estavam dispondo-se a seguir palavras quando já haviam tido demonstrações do poder do Espírito.
      Quem matou os profetas foram os que eles denunciavam. Quem matou Jesus foram os que tiveram seus interesses combatidos por ele, os vendilhões do Templo, e que também tinham medo dos romanos. Nada mudou, ainda é assim hoje em dia.
      Seres invisíveis do espaço cósmico ou de outras dimensões? Tô fora!

      Excluir
    12. Eu prefiro acreditar naquilo que faz sentido, independente da fonte. A revelação divina nunca parou, ela continua mesmo agora enquanto escrevo essas linhas. A Revelação é viva e dinâmica, não é algo que aconteceu há 2000 anos e parou, ficou petrificada e congelada no tempo. A luz de hoje em dia é diferente da luz dos antigos e primitivos judeus, portanto uma ampliação da Revelação se fez necessária. Pode ser que o Livro de Urantia não seja uma revelação divina, uma Biblía 2.0. Mas seria uma grande pena. Se Jesus não tivesse vivido do jeito que descreve o Livro de Urantia, então deveria ter vivido...

      Excluir
    13. Tudo bem, a escolha é sua.
      Eu prefiro o que escreveram as testemunhas oculares e que morreram por causa do que pregaram. Duvido que algum "urantista" enfrentaria a morte em defesa de suas "revelações complementares". Até a descida do Espírito Santo no Pentecostes para lhes dar poder, como prometera Jesus, os discípulos eram apenas um bando de medrosos.
      Quem pode dizer como Jesus viveu e o que falou são os que ele mesmo escolheu e comissionou. Qualquer outra opinião, por mais bonitinha ou piegas, não passa de imaginação. Para mim não tem nenhum valor.

      Excluir
    14. Podem não ter nenhum valor, mas não fazem mal. Vejo muitas pessoas desenvolverem os "frutos do espírito" após lerem o Livro de Urantia, “pois os frutos do espírito são o amor, alegria, paz, resignação, doçura, bondade, fé, mansidão e temperança”. Então que mal tem, se pelo menos servem a esse propósito? O Livro de Urantia nunca fomentou nenhuma igreja, nenhuma hierarquia eclesiástica, nenhum dízimo. O LU apenas fomenta uma "religião pessoal", que se baseia numa "amizade com Deus":

      "Mas Jesus nunca mostrava interesse pela moral ou pela ética como tal. Ele estava integralmente interessado por aquela amizade interior e espiritual com Deus, o Pai, que se manifesta exteriormente com tanta certeza e tão diretamente como um serviço amoroso ao homem".

      Então Adilson, caso não te incomode, eu continuarei a colocar, de vez em quando, algum texto do Urantia nesse fórum. Desde que isso não me traga a sua inimizade.

      Excluir
    15. Em absoluto, mas, se não houver opinião contrária, então não será blog de discussão.
      Mas o que eu gostaria mesmo é de ver você explicar para que serve a revelação do LU. É só para alcançar os "frutos do espírito"? Que espírito seria esse? Não li o LU, e não sei se ele fala em salvação ou em evolução. Pode explicar?

      Excluir
    16. O Livro de Urantia fala de salvação, que significa basicamente sobreviver à morte física. O LU não diz, obviamente, que a salvação é o nosso destino final, mas apenas o começo de uma carreira eterna:

      541.1) 48:0.1 OS DEUSES não podem transformar uma criatura grosseira, de natureza animal, em um espírito perfeccionado. por algum ato misterioso de mágica criativa — ou, pelo menos, não o fazem. Quando os Criadores desejam gerar seres perfeitos, eles o fazem por criação direta e original; mas nunca se propõem a converter criaturas materiais, e de origem animal, em seres de perfeição, em um único passo.

      (541.2) 48:0.2 Que magia poderia ter a morte, a dissolução natural do corpo material, para que um passo tão elementar pudesse, instantaneamente, transformar a mente mortal e material em um espírito imortal e perfeito? A crença disso não é senão uma superstição ignorante envolta por uma fábula agradável".

      Portanto, após esse breve vida mortal, se inicia uma longa, muito longa carreira pós-mortal:

      "A vossa curta permanência em Urântia, esta esfera da infância mortal, é apenas um elo, o primeiríssimo na longa cadeia que irá estender-se através dos universos e através das idades eternas. Não é tanto o que aprendeis nesta primeira vida; é a experiência de viver essa vida que é importante. Jesus dificilmente considerava este mundo um “vale de lágrimas”. Ele o via mais como “o vale da edificação das almas”, a esfera do nascimento dos espíritos eternos e imortais de ascensão ao Paraíso".

      Excluir
    17. Parece que o LU é pouco diferente do LE, que prefiro chamar de LR (livro de Rivail), como não sei quem andou escrevendo o LU e disse que foi "revelação" não se sabe de quem, não posso mudar o nome, vai ser LU mesmo.
      Bem interessante suas suspeitas quanto à origem, autoria e validade da Bíblia, ao passo que aceita facilmente o LU cuja origem é tão obscura e estranha.

      Excluir
    18. Me parece que o LU é uma ampliação da Bíblia, e é tão obscuro e estranho quanto a Bíblia, afinal eu não presenciei nenhum dos eventos principais dos quais eles falam. No fim das contas, tudo é uma questão de fé. Mas eu me lembro de ficar chocado, quando era criança, quando eu aprendi que Jesus tinha os chamados "anos ocultos", dos quais ninguém sabia o que tinha ocorrido. Eu pensei comigo mesmo: "Como é possível que esse conhecimento tenha se perdido? O que teria acontecido com ele?" Eu tive um desejo supremo de algum dia, ter acesso à esse conhecimento. O LU, muitos anos mais tarde, satisfez plenamente à minha curiosidade. Se foi real, ótimo. Se foi apenas uma peça de ficção, eu fico maravilhado do mesmo jeito. Mas infelizmente, nunca saberei o nome do gênio que "inventou" as 700 páginas extraordinárias da vida de Jesus de acordo com o LU...

      Excluir
    19. Sobre a produção dos "frutos do espírito", tal produção deve vir de maneira inconsciente, como uma consequência da comunhão com Deus: "Não farei boas obras para ser salvo, mas antes, farei boas obras porque estou salvo".
      O conhecimento da bondade de Deus deve levar ao arrependimento voluntário todos os pecados conhecidos".

      (1610.1) 143:2.6 “A salvação se dá por meio da regeneração do espírito, e não pelos atos de retidão na carne. Vós vos justificais pela fé e, pela graça, sois admitidos à comunhão entre irmãos, e não pelo medo e pela renúncia da carne; embora os filhos do Pai, nascidos do espírito, sejam sempre e cada vez mais os mestres sobre o próprio ego e tudo o que é pertinente aos desejos da carne. Quando souberdes que sois salvos pela fé, estareis na paz real de Deus. E tudo que vier no caminho dessa paz celeste está destinado a ser santificado no serviço eterno dos filhos, sempre em avanço, do Deus eterno. Doravante não é um dever, mas é como um alto privilégio que, ao buscardes a perfeição no amor do Pai, vos limpeis de todos os males da mente e do corpo.

      (1610.2) 143:2.7 “A vossa filiação tem o seu fundamento na fé, e deveis permanecer insensíveis ao medo. O vosso júbilo nasce da confiança na palavra divina e, conseqüentemente, não sereis levados a duvidar da realidade do amor e da misericórdia do Pai. É a bondade mesma de Deus que conduz os homens ao arrependimento verdadeiro e genuíno. O vosso segredo da mestria e do controle sobre o ego está ligado à vossa fé no espírito residente, que sempre trabalha por amor. Mesmo essa fé salvadora que tendes, não a tendes por vós próprios, é também uma dádiva de Deus. E, se sois filhos dessa fé viva, não sois mais escravos do vosso ego, pois sois antes os mestres triunfantes de vós próprios, sois os filhos libertados de Deus.

      Excluir
    20. Continuo achando que o LU é obra pseudomediúnica de dissidentes rivailistas que fizeram uma salada das ideias de Rivail, da Bíblia e de livros esotéricos.

      Frutos do Espírito, na Bíblia, são os frutos do revestimento do Espírito Santo e nada têm a ver com evolução espiritual.

      Relatos dos anos ocultos de Jesus são encontrados apenas em algumas obras apócrifas cheias de relatos ridículos e supersticiosos como Jesus menino brincando de fazer pássaros de barro e dando-lhes vida.
      Os evangelhos não descrevem os "anos ocultos" porque o ministério de Jesus começou quando ele tinha 30 anos e os três anos seguintes são somente os que nos importam.

      Excluir
  9. heheheh... já se fazia tarde... o macacão 233 tinha de vir com o "deus-3 cabeças" (a troika de deuses)... :)))...

    ... esse é aquele(s) deus(es) que os "vendedores de banha da cobra religiosos", vulgo "pastores-impostores", querem fazer passar para as "ovelhas" de pouca capacidade no uso da racionalidade e sensatez...
    Não tem aceitação nas pessoas minimamente normais, portanto...

    mas continuando...

    ... o macacão (des)interpretador 233 ainda não conseguiu inventar uma saída, embrulhada nas pantominices que engendra no revolteio biblico, para as afirmações de Jesus que apontam para o facto de se dizer nosso irmão, filhos do mesmo PAI e de tambem fazer nitidamente referencia que fariamos o que Ele fazia ou até mais...

    e ainda... diz o asno de grande tamanho 233 que a Biblia foi escrita para ser entendida por sabios, colocando assim a "palavra de deus" fazendo descriminação e dirigida somente para uma elite da qual o burrozão 233
    julga fazer parte... :)))...

    contudo... isto que o macacão (des)interpretador "vomita" é precisamente o CONTRARIO!!!! do que Jesus deu nota, pois que Ele, O Mestre, fez saber que era mais facil serem os simples a entenderem as "coisas" de DEUS...

    caramba... esse macacão 233 anda mais perdido que policia bebado em meio de
    tiroteio em plena noite escura... :)))... :))))...

    ResponderExcluir
  10. Olá Adilson e amigos do blog. É um deleite lê-lo.
    Pode me dizer o que é pecado para morte?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Okay, Daniel.
      Antes de tudo, veja que a Bíblia diz que é pecado PARA MORTE, ao contrário do que as igrejas dizem. Segundo elas, o castigo é o tormento eterno, por isso elas têm de ensinar a existência duma tal alma imortal que a Bíblia desconhece.
      Jesus ensinou que é preciso nascer do alto (min drish, em aramaico, que o evangelista traduziu para o grego como "ánothen" corretamente, que significa "do alto"). As Bíblias antigas copiavam a tradução de Jerônimo e colocaram um "de novo", que significa, segundo qualquer dicionário, "mais uma vez". A interpretação era que "nascer de novo" significa a conversão, o que é parcialmente correto. O problema reside em que essa ideia dá a entender uma decisão meramente humana.
      Que é que Jesus ensinou? Que a salvação é impossível ao homem.(Mateus 19:26). Ele disse que a salvação é "nascer do alto", isto é, Deus é que opera pelo Seu Espírito a conversão. Ele disse que o Espírito Santo é que viria para convencer o homem da justiça, do pecado e do juízo (João 16:8). Que o "Vento" (Espírito, no original) sopra onde quer, logo, não depende do homem, mas de Deus.
      Mas que pecado seria imperdoável? Quando Jesus expulsou demônios, os judeus disseram que ele o fazia pelo poder de Satanás, blasfemando contra o Espírito Santo. Logo, essa resistência pertinaz em rejeitar e zombar do Espírito Santo é próprio dos "filhos da perdição", e é inútil orar por eles. Eles já estão condenados (João 3:18). Seu pecado é para morte. Veja há muitos grandes pecadores que rejeitam qualquer religião, dizem não crer em Deus, mas não zombam nem tomam posição contrária. Há os que são até "bonzinhos" em certos aspectos, mas zombam, e reagem ferozmente a qualquer exposição da palavra de Deus, ao passo que são simpáticos a muitas doutrinas antibíblicas. Observe-os, eles dizem-se descrentes, mas convidados para qualquer seita ou culto ocultista eles vão prazerosamente, porque lá não ensinam a salvação em Jesus. Esse é o problema deles: serem salvos por Jesus. Eles acham que vão ao Pai por seus próprios méritos, mas Jesus disse que só por meio dele isso é possível.
      Mas por que Deus não opera neles a conversão? Jesus disse: Vocês não creem em mim porque não são das minhas ovelhas. Minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou a vida etarna, jamais perecerão, e ninguém as arrebatará de minha mão. (João 10:27,28). Paulo, no primeiro capítulo da epístola aos efésios, diz quem são essas ovelhas.

      Excluir
    2. É realmente um prazer lê-lo, bem como eu imaginava.
      Mas se apenas por obra do espirito santo de deus que nos chegamos a deus, qual o verdadeiro proposito do proselitismo?

      Excluir
    3. Daniel, o Espírito usa alguém para levar a palavra, como usou sempre os profetas, e, além disso, dá a oportunidade de conquistarmos um galardão. Esse o sentido também da oração. Deus não faz a vontade de quem ora, porque ele é completamente livre e ninguém pode influenciá-lo, mas nos dá a oportunidade de nos sentirmos atendidos e nos alegrarmos.(João 16:24).

      Excluir
  11. Eu arrisco um palpite sobre quem poderia de fato ser o professor Bins. Acho que ele é a sta Nihil, a escritora das estórias de Angulimala. Uma dessas historias é o guardião da sombra (Hosaka ???).

    ResponderExcluir
  12. Olha, eu tenho certeza que a srta. Nihil e o HosakaMB são os mesmos. Quando um some, o outro tambem. Aparece um, o outro tambem.! Que coisa interessante , não ? hehehe

    obs: Hosaka San, com o aumento já está em 7.800,00, por aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para o Marcio Caetano Anonimudo (assim organizei esse longo nome),

      como vai a sua...

      ...entropia
      ...casa e moradia

      como vão...

      ...as suas dívidas?

      Excluir
  13. 0 professor Milton Bins certa vez num debate entre o Frank Hosaka e o pastor Passarinho disse que eles estavam discutindo sobre a Beatriz!
    Eu arrisco um palpite sobre quem poderia de fato ser o professor Bins. Acho que ele é a sta Nihil Metileno Pegnoratto MB , a escritora das estórias de Angulimala. Uma dessas historias é o guardião da sombra.( Hosaka ? )

    ResponderExcluir
  14. A morte é um sono sem sonhos, um estado de inconsciência total até a volta de Jesus. Quando o homem morre, diz Jó 14:21: “Os seus filhos recebem honras, e ele o não sabe; são humilhados, e ele o não percebe.” Não existem “almas” vagando por aí, em algum lugar do espaço ou se manifestando em médiuns. Quando o homem morre, a alma morre, pois o homem e alma são a mesma coisa. O corpo vai para a sepultura e aí fica aguardando, em inconsciência total, a ressurreição, quando for chamado por Deus.

    É bom que seja assim, pois quando o homem ressuscitar, ao chamado de Deus, não saberá quanto tempo ficou na sepultura e terá a impressão de que acabou de morrer e já está vendo o Senhor Jesus Cristo. E, no entanto, pode ter ficado na sepultura um dia, um ano, um século ou milênios.

    A idéia de que a alma não morre é ensino de Satanás e foi a primeira mentira pregada pelo diabo: “Então a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis.” Gênesis 3:4. A verdade é aquela que Deus disse, em Gênesis 2:17: “No dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Jesus disse que o diabo é mentiroso e Pai da mentira (João 8:44). A mentira do diabo é a base do Espiritismo e de todo ensino que diz que a alma é imortal sem primeiro a pessoa ser ressuscitada!

    Se um dia perdeu um ente querido, apegue-se à promessa de Deus e conforte-se com a doutrina da volta de Jesus e da ressurreição dos mortos, como orienta 1Tessalonicenses 4:18: “Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.”
    A crença popular de que a “alma” sai do corpo quando o homem morre e vai para o céu, purgatório ou inferno não tem o apoio da Bíblia. É uma idéia pagã, trazida do Egito e da Babilônia, e introduzida no Ocidente por Platão, o grande filósofo grego. Foi comprada pela Igreja Católica e é ensinada até hoje por quase todas as igrejas cristãs.

    Mas quem são os espíritos dos mortos que se manifestam no Espiritismo-Rivailismo-Peruquismo?
    Não são espíritos nenhuns, são criações do subconsciente dos pretensos médiuns (fraude inconsciente que os espíritas chamam de animismo), ou são fraudes conscientes, como são todas as manifestações chamadas "de efeitos físicos", materializações e vozes diretas, por exemplo. Assim foi a famosa materialização da Josefa Musselina, com a participação de Chico Xavier (que safado), e o Frederick von Stein do Lar Frei Luís, que não é espírito de médico nazista nenhum, é um farsante fantasiado para enganar os trouxas que vão àquele antro de canalhas em busca de curas.

    ResponderExcluir