Páginas

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Aquilo que vira pó

Lucas 8, 40-41.49-55: Ao voltar, Jesus foi acolhido pela multidão, pois todos o esperavam. Chegou então um homem chamado Jairo, chefe da sinagoga. Caindo aos pés de Jesus, rogava-lhe que entrasse em sua casa, porque sua filha única, de mais ou menos doze anos, estava à morte. Enquanto ele se encaminhava para lá, as multidões se aglomeravam a ponto de sufocá-lo. Ele ainda falava, quando chegou alguém da casa do chefe da sinagoga e lhe disse: "Tua filha morreu; não perturbes mais o Mestre". Mas Jesus, que havia escutado, disse-lhes: "Não temas; crê somente, e ela será salva". Ao chegar à casa, não deixou que entrassem consigo senão Pedro, João e Tiago, assim como o pai e a mãe da menina. Todos choravam e batiam no peito por causa dela. Ele disse: "Não choreis! Ela não morreu; dorme". E caçoavam dele, pois sabiam que ela estava morta. Ele, porém, tomando-lhe a mão, chamou-a dizendo: "Criança, levanta-te!"
O espírito dela voltou e, no mesmo instante, ela ficou de pé. E ele mandou que lhe dessem de comer.


Veja bem: "o espírito dela voltou e, no mesmo instante, ela ficou de pé", mostrando que é o espírito que dá vida. E daqui já começamos a entender que chamavam espírito a parte do ser que sobrevivia à morte do corpo físico.


João 11,25-26: Disse-lhes Jesus: “Eu sou a ressurreição. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá. E quem vive e crê em mim jamais morrerá. Crês nisso?“
A expressão "ainda que morra, viverá" está afirmando que alguma coisa sobrevive à morte, e que essa coisa sobrevivente não morrerá mais.
 O que seria?  O espírito, claro! Pois é "o espírito é que dá vida", quanto ao corpo: “tu és pó e tornarás ao pó”.

Portanto, a conclusão é o seguinte: o que se transforma em pó é o corpo de carne (óbvio). Não  o espírito. Quem disse que isso detona o Espiritismo?



(Selma)


3 comentários:

  1. Espírito kardecista não existe na Bíblia. Essa ideia é de origem grega atarvés do Catolicismo.
    Entendemos as palavras de acordo com nossa cultura. Quem é espírita, sempre que lê a palavra "espírito" entende que é uma parte independente do corpo que o deixa na hora da morte. Lucas devia entender assim, porque era grego. A noção de espírito ou alma imortal é da cultura grega. Quem já leu Platão sabe disso.
    O que foi narrado a Lucas é que a VIDA, princípio vital, voltou ao corpo da menina. Os judeus entendiam que a respiração era a vida, porque "Deus soprou nas narinas de Adão" e o fez alma (ser) vivente. Por isso Tiago escreveu que o corpo sem o espírito (respiração) está morto.
    "Tu és pó" foi dito ao corpo somente? Se o corpo não é nada, como é que Deus falou para o corpo que ele é somente pó?
    Dra. Selma, se a senhora estudar a Bíblia sem ser através dos livros de Rivail e dos do emperucado, verá que nela, na Bíblia, não existe a noção de vida sem corpo.
    E se a senhora pesquisar o sentido etimológico de "nephesh" e "pneuma", verá que o sentido é "sopro, respiração, fôlego".

    O que Jesus disse foi que quem cresse nele, ainda que estivesse morto voltaria à vida, e quem ainda estivesse vivo e morresse,não ficaria morto para sempre, pois seria ressuscitado.
    Morto é morto, não sabe de nada, não sente nada. Esse é o ensino bíblico. Não adianta ficar pinçando versículos isolados e interpretá-los a la Rivail.

    ResponderExcluir
  2. só mesmo um "calháu com olhos embutidos" do tipo
    imbecil233 não é capaz de entender que TODO o discurso de Jesus se dirige ao Espirito que sobrevive ao corpo carnal perecivel e que o mesmo
    (Espirito) é EVOLUTIVO

    "João 14 : 12 - Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai."


    Grande quadrado esse besta 233. Só mesmo idiotas
    de sua estirpe podem condescender com sua peçonha
    visivelmente gigantesca!!!!

    :)))....

    ResponderExcluir
  3. Agora entendi o que a Maria Chiquinha foi fazer no mato!!!E a Sandy tá igual padeiro distraido: só queimando a rosca. Vai estrelar um filme : Queimando o botão !

    ResponderExcluir