Páginas

domingo, 29 de janeiro de 2012

Star Treck, a série

A Rede Tevê apresenta o seriado que foi um sucesso na antiga TV Bandeirantes, só que às OO:30 hs de todo domingo. Apesar do horário ser ruim, o filme tem um belo colorido, um painel bem modesto, três alavancas, duas lampadas e alguns botões, e só com isso é possível teletransportar os tripulantes da Interprise na superfície do planeta que fica a milhares de kilometros.

Mas nem sempre o teletransporte funciona da maneria como se espera. No episódio dessa madrugada, o capitão Kirk foi teletransportado em duas partes. Primeiro veio o seu lado bom e depois veio o lado mau. O Kirk bom ficou sabendo que o teletransporte estava com problema e ficou o filme todo vacilando e ouvindo as suplicas do navegador Suru, reclamando que o planeta era frio demais. Já o Kirk mau entrou na cabine da prancheteira, uma loira com um par de pernas impresssionante, e tentou violentá-la, mas ela reagiu, rasgando o rosto do capitão com as suas unhas bem afiadas, e contou tudinho para o comandante Spock o que o capitão mau havia feito com ela (esse é um filme bem antigo, mas uma mulher reclamar do assédio de seu superior era novidade na década de 60 e 70).

Para resolver toda essa confusão, o comandante Spock usou da lógica: pegou os dois capitães, teletransportou não sei para onde, e trouxe de volta apenas um capitão, ou seja, o que o teletransporte separou, o Spock deu um jeito de ajuntar.

O episódio todo não dura mais do que uma hora, mas é óbvio que o autor da história estava fazendo apologia do texto do Paulo, onde ele escreve em suas cartas para que abandonemos o lado mesquinho, promiscuo e egoista que temos dentro de nós, para daí sermos verdadeiros servos de Deus, aquele que acredita que Jesus é o único caminho que nos teletransporta a Deus. O método que o Spock usou para resolver o problema do capitão foi o da tentativa e erro. O método que o Adilson usa para defender o Paulo nesse Blog é o de vencer pelo cansaço, onde ele chama de idiota de maneira copiosa todo aquele que acredita em marcianos voadores, santas que consertam computadores, fantasmas que assombram nossas vidas, enfim nós sofremos nessa vida porque idolatramos demais o Spock e idolatramos de menos o Adilson.

4 comentários:

  1. Boa tarde, professor,

    Também tem um bom Blu-Ray que eu vi na semana, "Sem saída". É a história de um adolescente, bastante apaixonado pela vizinha. O professor de Sociologia pediu para que os dois fizessem um trabalho de dez páginas a respeito de crianças desaparecidas. Pesquisando a Internet, o rapaz descobriu que uma das crianças desaparecidas era ele mesmo. Ele tentou entrar em contato com a suposta mãe verdadeira, mas percebeu que entrou numa furada. Ele presssionou os supostos pais adotivos, e eles confirmaram que não eram os verdadeiros pais, mas também não tiveram chance de dizer quem era a verdadeira família deles, pois eles foram fuzilados por uma organização secreta do governo e o rapaz descobriu que o próximo alvo era ele próprio. Às vezes, não vale a pena correr atrás da verdade.

    ResponderExcluir
  2. Por falar em pena de morte, cadê o mote "a impunidade estragou o país"?

    ResponderExcluir
  3. Interessante esse episódio de Star Trek, Hosaka, porque nos mostra que a tal evolução purificativa dos rivailistas e budistas é ilusão, porque não podemos "funcionar" sem nossa parte "boa" e nossa parte "má", o conjunto é que forma nossa personalidade.
    E não é só isso, Hosaka, imagine se o Emperucado fosse para o céu. Como seria? Ficaria ele sem os defeitos? Deixaria toda impostura e falsidade, toda a V-V-eadagem? Então não seria o Emperucado!
    O Emperucado teria de continuar a ser impostor e V-V-eado, você não concorda? Mas, Hosaka, poderia o asqueroso ser impostor e V-V-eado no céu? O Magalha certamente deve dizer a você que o Emperucdo só pode ter ido para o Inferno, onde é lugar de imposturas e V-V-eadagens.

    ResponderExcluir