Páginas

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O Batismo

Batismo:

"Eu na verdade, vos batizo com água para o Arrependimento; mas aquele que há de vir depois de mim, é mais poderoso do que eu, e não sou digno de levar-lhes as sandálias; Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo"
(Mateus, III, 11.).

Ritual e Formalismo Através dos Tempos e das Gerações:

Nos livros sagrados das igrejas que se agrupam sob o nome de ritual, existem formulas especiais para as orações e administração dos sacramentos, fórmulas essas elaboradas com o fim de exaltar o sentimento religioso nas criaturas.
Vem de tempos tão remotos o uso do culto exterior... Que a Religião do Espírito quase desapareceu do coração humano, vem abafada pelo joio que os homens semearam na Seara do Senhor.
Por toda parte vemos pompas aparatos, Igrejas plenas de altares, altares repletos de imagens e imagens vestidas de fina roupa e reluzentes de pedras preciosas, ao mesmo tempo em que deparamos indigentes, famintos, nus, enfermos do corpo e da alma, vítimas de uma civilização decrépita.Por ventura será o cerimonial, o culto exterior, nuvem espessa que impede o brilho da Verdade em todas as almas em que reside a verdadeira religião.
Não será o culto exterior, que substitui a religião íntima das virtudes ativas, a causa principal da decadência da moral, da depressão do caráter que se nota em toda parte?
Se o batismo consiste na fórmula sacramental, se o casamento, para ser verdadeiro não pode dispensar o ritual, se a confissão, a comunhão, a extrema-unção e a prece pelos mortos são atos alheios ao próprio indivíduo e só merece valor quando administrado por terceiros, e, ainda mais, por pessoa privilegiada de uma seita constituídas em hierarquias...
Sem a menor dúvida, o ritual e formalismo não resistem a menor análise da razão facilmente se conclui que foram introduzidos, nos vários cultos, com segundas intenções.

Origem do Batismo Pagão:

O culto exterior é uma prática que assinala períodos milenários .
Parece ter nascido na Grécia Antiga.
Seita que cultuava a Deusa da Torpeza, a quem denominavam Cotito e a quem os atenienses rendiam os seus Louvores.
Esta seita, constituída de sacerdotes que tinham recebido o nome de Baptas.

Porque se banhavam e purificavam com perfumes antes da celebração da cerimônia, deixou saliente, nas páginas da História, esse ato como símbolo da purificação do Espírito.
O povo hebreu: não adotou esse ato religioso, exaltado pelos gregos.

Usavam como característica da sua fé, a circuncisão, a prática que consistia numa operação cruenta que Moisés havia decretado, levando em conta, sobre tudo, uma necessidade higiênica, ditada pelo clima daquelas paragens.

Passou o tempo:

Nasceu João Batista: "O maior de todos os profetas nascido de mulher". Segundo a Expressão de Jesus.João profundo conhecedor dos mistérios e da ciência da Grécia, tratou logo de por fim à circuncisão.
Difícil, porém, é extinguir uma idéia enraizada, de há longo tempo pela autoridade avoenga.

Como conhecia a cerimônia religiosa e destinada a purificar o Espírito, fazia parte do Ritual dos Sacerdotes Baptas, os sacerdotes de Cotito, a cuja deusa os atenienses rendiam culto.Deliberou substituir aquela prática cruenta da Igreja Hebraica circuncisão pela imersão no Rio Jordão.
Obs: O filho de Zacarias que recebera o nome de João pela intercessão do Espírito Gabriel em comunicação com o seu pai, que era sacerdote do templo, não era conhecido por Batista.
Este nome lhe foi dado posteriormente.

Batista – é originário de Baptas, qualificativo dos sacerdotes da Grécia, que se banhavam antes de oferecerem Sacrifícios à sua Deusa e antes da celebração dos seus ritos.
Deusa da Torpeza de nome Cotito, a quem os Atenienses rendiam seus louvores.

O Significado e a Finalidade do Batismo:

O Evangelista Mateus abre o capítulo III do seu livro dizendo:
"Naqueles dias apareceu João Batista, pregando no Deserto da Judéia:Arrependei-vos, porque está próximo o Reino dos Céus.

Pois é a João que se refere o que foi dito pelo profeta Isaias:"Voz que clama no Deserto; preparei o caminho de Senhor endireitai as suas veredas".
Ora, o mesmo João usava uma veste de pelo de camelo e uma correia em volta da cintura; e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre...João pregava o Batismo do Arrependimento para Remissão dos Pecados. (As substâncias salinas e oleosas, vestes especiais; sal, óleo, água não exercem influência no Espírito).

Voltemos novamente ao Evangelho de Mateus, versículos subseqüentes aos que estudamos, 11 e 12. Diz o Batista:
"Eu, na verdade, vos batizo com água, para o Arrependimento, mas aquele que há de vir depois de mim é mais poderoso do que eu, e não sou digno de levar-lhe as sandálias; Ele vos batizará com o Espírito Santo e com Fogo; sua pá Ele a tem na sua mão, e limpará bem a sua eira, e recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimara a palha em fogo inextinguível.

O trigo: representa aqueles que ouvem a palavra do Senhor e praticam a virtude, que se resume no amor a Deus e ao próximo.
A palha: representa os amigos do culto, das exterioridades das cerimônias vãs, que terão de desaparecer da maneira como desaparece a palha sob a ação do fogo.
Batismo de fogo: é a destruição dos dogmas e cultos exteriores, que se tornaram árvores infrutíferas e à raiz das quais esta posta o machado a fim de serem cortados e lançados ao fogo.
O batismo do Espírito Santo arrebata as almas para os Céus, mas o batismo de fogo pulveriza, calcina, destrói tudo aquilo que é da Terra.

"Os homens batizam com água; Jesus com fogo; os homens na carne. Jesus, no Espírito".
Diz Mateus, cap III vs.13 a 17: Depois veio Jesus da Galiléia ao Jordão ter com João, para ser batizado por Ele.
Mas João objetava-lhe: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?Respondeu-lhe Jesus: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça.

Então ele anuiu. E batizado que foi Jesus, saiu logo da água, e eis que se abriram os Céus; e viu (João) o Espírito de Deus descer sobre Ele, como (desce) uma pomba e vir sobre Ele, e uma voz dos Céus disse: Este é meu filho dileto, em que me agrado. (Fala também Marcos cap. I vs. 9 a 11 e Lucas cap. III 21 e 22).
Obs: João o Evangelista nenhuma referência faz ao Batismo de Jesus.

Porque João batizava no Jordão?
Por que atraia a si as multidões e por que Jesus foi a Ele.

João Batista:"O meu único escopo, colocando-me às margens do Jordão e atraindo a mim as multidões, era ver, no meio destas, aquele sobre que pousasse o Espírito Santo, porque foi este o sinal que o Espírito que me assiste, deu-me para eu reconhecer o Filho Amado de Deus e apresenta-lo às multidões. Além disso, batizando com água, eu tinha por tarefa preparar o ânimo do povo, convidando ao Arrependimento, de maneira a poder receber o Batismo do Espírito Santo e do Fogo".


Caírbar Schutel

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/religiao/batismo.html



Obs: Jesus nunca batizou ninguém.




(Selma)

16 comentários:

  1. Selma, estou deslogada novamente do blog,e a senha foi alterada.

    Você poderia me passar a nova,aqui,ou no meu e-mail?
    Ao tentar fazer login,vi o aviso de que foi alterada há "sete horas atrás".
    Qual está sendo o sistema dessas senhas,agora?

    Ando organizando minhas mensagens,no Painel.

    Obrigada,por antecipação.

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei como o batismo é feito na Igreja Católica nem nas evangélicas, só vi uma vez essa cerimônia em 27 de fevereiro de 1984 na Paróquia Santa Tereza, quando eu e mais nove bebês recebemos o óleo do catecume e em seguida fomos banhados na pia batismal (menos eu, que recebi o banho na missa da noite). Já ouvi várias críticas a respeito de batismo em bebês, mas eu achei uma bela cerimônia. Para mim, o batismo é a porta de entrada da Igreja Católica.

    Eu não acredito que a Igreja Católica seja capaz de salvar almas, se Jesus não conseguiu como é que o Papa vai conseguir? Jesus não batizou ninguém, nem mesmo João Batista, ele não deixou nenhuma receita de como batizar o camarada na base do "espírito e verdade". Logo, nada mais justo do que os Papas improvisarem, incorporando rituais milenares e alguns bastante constrangedores para o caramada sentir-se intimidado a não pecar nunca mais.

    Claro que na prática ninguém respeita o Papa, nem hoje e nem nunca; não adianta o Papa autodenominar de infalível que ninguém vai respeitá-lo como Deus. Aliás, alguém tem aí um manual de como respeitar Deus?

    O Adilson dirá: tem sim! É a Bíblia! Basta lê-lo, e botá-lo na prática.

    Certamente qualquer Papa de qualquer tempo dirá: Certo, e o que a gente faz com o camarada que não consegue ler além do segundo parágrafo, pode fazer um desenho?

    ResponderExcluir
  3. Olá, Frank K. Hosaka, vou dizer-lhe como é, talvez você compreenda, talvez não, mas vou tentar.
    Uma árvore produz milhares de flores, das quais uma parte se transforma em frutos. Desses frutos, centenas ou milhares, só alguns darão origem a outras árvores. Dos cerca de trezentos milhões de espermatozoides, só um deu origem ao Frank K. Hosaka, os outros se perderam.
    Na vida tudo é assim.
    Dos bilhões de seres humanos, Deus escolheu alguns porque assim quis. Esses escolhidos o foram por Ele, nada tem a ver com igreja.
    Os escolhido ouvem a pregação e creem. E crendo, são batizados (Atos10:44-48; 19:1-7). Não é o batismo (imersão) feito por homens, é o batismo (imersão) no Espírito Santo, sem o qual não é possível crer em Jesus (1Coríntios 12:3)conforme as Escrituras. Pode-se achar que Jesus era grande mestre, espírito mais evoluído etc. , mas crer que ele é o Senhor, o Filho de Deus, o Redentor, só pelo Espírito Santo.
    " Estas coisas vos escrevi para que creiais que Jesus é o Cristo (Messias), o Filho de Deus e para que, crendo, tenhais vida em seu nome. (João 20:31).
    "Porque muitos enganadores têm saído pelo mundo fora, os quais não confessam Jesus Cristo vindo em carne; assim é o enganador e o anticristo." (2João:7).
    Há quem se diga cristão, mas nega que Jesus veio em carne, porém afirma ele que tinha um corpo e um espírito, o qual deixou o corpo ao morrer. O NT ensina que esse é ensino anticristão. Jesus veio em carne, só carne, era corpo humano, não "encarnou um espírito" que deixou o corpo na hora da morte. Se assim fosse, Jesus não poderia salvar ninguém, porque não teria realmente morrido. Desencarnar não é morrer.
    Leia as epístolas de João, Frank, várias vezes, meditando nas palavras, principalmente o cap. 5 da primeira epístola, seguindo pela segunda.
    Melhor que ler bobagens no iPhone, iPad ou iRaios-que-o-parta.
    233.

    ResponderExcluir
  4. Por falar em iPhone, o Joseph Fambins entrou no quarto, cheirando a pinga, e a mulher reclamou:
    - Você foi bebê?
    - Sim, eu já fui bebê, mas hoje sou alcoolatra.

    Ainda falando no iPhone, o padre José me ensinou que "Jesus é Deus na história do homem", ou seja, eu acredito sinceramente que foi Deus que inventou o iPhone e não a Apple e nem o Steve Jobs.

    Pelo iPhone, vejo que o 1 João 5 começa com "Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é o nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou, ama também ao que dele é nascido", eu prefiro a versão do Padre José, que é mais fácil de entender, ou seja, Jesus e Deus são a mesma pessoa, e é perfeitamente possível amar Deus sem ter conhecido Jesus, principalmente porque Jesus ensinou que só Deus que é bom.

    ResponderExcluir
  5. Oi, dona srta Nihil, como escrevi em vão para o Hosaka, como , aliás, eu já desconfiava, estou mandando-lhe um outro ato inútil, este feito por um tailandês, um bunddhista, como a senhora:

    http://br.noticias.yahoo.com/tailand%C3%AAs-casa-cad%C3%A1ver-namorada-morta-acidente-071109050.html

    233

    ResponderExcluir
  6. A senha continua a mesma...
    Acho que o problema é com o meu e-mail, que está com excesso de mensagens não lidas. Vou ver se tem alguma mensagem do blogger falando em senha...
    Vc não fez a sua própria conta ainda?

    Abs.

    ResponderExcluir
  7. A minha "tomada de refúgio" no budismo Terra Pura,foi exaustiva.
    Tais cerimônias são uma ginástica de genuflexões perante os budas,quando cantamos que "estamos nos refugiando nas três jóias".
    Então,o abade asperge em cada um,um pouco de água.

    O ritual pode ser repetido todo ano,e existe o "refúgio" em cada um dos cinco preceitos.
    Eu só fiz o comum,que foi o da adesão pública à religião budista.
    Não tenho cacife ainda,para os outros "batismos".

    -Nihil

    ResponderExcluir
  8. Hosaka adotou um menininho chines de 11 meses. Imediatamente entrou na escola para aprender a falar o chines. A professora pergunta por que. Resposta do Hosaka : o menino já tem 11 meses, daqui a pouco ele começa a falar e eu não vou entender nada do que ele diz !

    ResponderExcluir
  9. neste fim de semana o Hosaka vai pescar com o 233 e como sempre o Hosaka pediu para levar a vara na ida e na volta.

    ResponderExcluir
  10. Deputado gay ofende o Papa :

    No Brasil, o deputado federal e ativista gay Jean Wyllys afirmou em seu perfil no Twitter que o Papa Bento XVI era um “genocida em potencial”, por sua postura contrária à união homossexual. “Bento XIV – o papa suspeito e acusado de ser simpático ao nazismo – disse que o casamento civil igualitário é uma ameaça à humanidade”, escreveu o deputado, que afirmou esperar “que os estados laicos do Ocidente não cedam à pressão” do líder católico.

    de Gospel

    ResponderExcluir
  11. Nihil, em vez de 2011 digite 2012 na senha antiga. Peço que evite deletar comentários e mensagens. Está havendo alguns problemas no blog.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pela orientação,Selma.

    Estou "copiando e colando" as melhores mensagens antigas minhas,no word- mas não deletei as mesmas.
    Evitarei apagar meus comentários recentes também-mesmo que não me agradarem.

    Uma boa noite.

    ResponderExcluir
  13. Apocalipse

    20:12 Vi os mortos, grandes e pequenos, de pé, diante do trono. Abriram-se livros, e ainda outro livro, que é o livro da vida. E os mortos foram julgados conforme o que estava escrito nesse livro, segundo as suas obras.
    20:13 O mar restituiu os mortos que nele estavam. Do mesmo modo, a morte e a morada subterrânea. Cada um foi julgado segundo as suas obras.
    21:8 Os tíbios, os infiéis, os depravados, os homicidas, os impuros, os maléficos, os idólatras e todos os mentirosos terão como quinhão o tanque ardente de fogo e enxofre, a segunda morte.

    ResponderExcluir
  14. neste fim de semana o Hosaka foi pescar com o 233 e como sempre o Hosaka pediu para levar a vara na ida e na volta, hehehe.

    ResponderExcluir
  15. Hosaka adotou um menininho chines de 11 meses. Imediatamente entrou na escola para aprender a falar chines. A professora pergunta por que. Resposta do Hosaka : o menino já tem 11 meses, daqui a pouco ele começa a falar e eu não vou entender nada do que ele diz !hehehe

    ResponderExcluir