Páginas

sábado, 26 de novembro de 2011

A nova religião

Assim como muitas equações não batem com os eventos intergaláticos, e a partir daí o Robson defende a tese de que seremos obrigados a criar uma nova Física, uso o mesmo gancho sobre a nova religião.

As anteriores falavam sobre alma, purgatório, encarnação, salvação, mas o ser humano mudou bastante. Ninguém mais sacrifica um cordeiro para purificar a alma, são duas coisas que já não existem no mundo moderno. Hoje somos apenas um número no meio de uma gigantesca massa chamado pejorativamente de "povo". Por imposição do corpo de bombeiros, ninguém mais pode acender vela na beira de uma estrada. Enfim, não há mais procissão para chover ou para algum santo consertar o micro.

O ritual de hoje se resume em carregar o celular, exibi-lo em público, cuspir salivas para todo o lado, defendendo que o celular que o camarada usa é melhor que o do adversário. Assim como os padres nunca se entendiam com os fiéis, o mundo do celular não é diferente: ninguém consegue ouvir o que outro está dizendo, e quando entende, não quer ouvir.

O dizimo recebe um novo nome: chama-se crédito. Na Idade Média, o camarada tinha que dar o castelo para falar com o Papa. No mundo do celular, a coisa também não muda, você precisa de muitos créditos para falar meia hora com a moça de bela voz, belas pernas, belas isso e aquilo.

As orações também não terminaram, você precisa rezar muito para não cair na caixa postal ou conseguir sinal para conectar o seu celular com quem você quer falar.

Chama-se de nova religião, pois no anterior idolatrávamos o criador do céu e da terra, no mundo do celular, a gente solta os cachorros para as operadoras, elas conseguem fazer do dia a dia o céu e o inferno, quando a Bíblia só ficava na ameaça verbal.

10 comentários:

  1. >< Hosaka san,

    Talvez fosse mais adequado ou desejável não mais termos religiões e ciência separadas, pois ambas procuram pela Verdade e, assim que esta prevalecer, será universalmente conhecida e utilizada.

    Seria o caso da velha e boa amiga da sabedoria, a Filosofia, comandar, com um detalhe muito interessante.

    Em vez de uns poucos filósofos mandarem, daríamos conhecimento elevado a virtualmente todos, o que transformaria a quase todos em filósofos.

    []s

    Um aprendiz
    Apenas a verdade prevalecerá
    Paz, saúde e felicidade a todos

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Sr Robson,

    Eu acho pouco provável que consigamos (pelo menos nessa época em que vivemos) definir de maneira amplamente aceitável o que foi, o que é e o que será a nossa existência. O método católico de explicar as coisas de maneira passiva como se tudo fosse a vontade do Pai é o que eu mais uso, tornando-me um sujeito passivo da minha própria existência.

    Eu admiro os seus textos, bem como o de outros participantes, menos os do Sr Joseph que me tratam como se eu fosse um cidadão de nariz vermelho. A teoria do preon não me ajuda a explicar porque a senhorita Nihil é educada, comunicativa, afável e porque o senhor Joseph é um poço de maldade e malícia. Prefiro o argumento de Jesus, onde alguns nascem lobos para a Glória do Reino dos Céus e outros se fazem lobos por puro acidente de percurso: muitos já tentaram ultrapassar a barreira do segundo parágrafo, e o que me conforta é que muitos não conseguiram, daí porque eu separar a religião da metafísica, simplismente porque não sei distinguir o joio do trigo, quando muito um preon de um protón.

    ResponderExcluir
  3. A religião não procura a verdade,mas tenta se apropriar de uma das "verdades" de passagem.
    A ciência a procura,mas para fins pragmáticos.
    Para produzir celulares surdos, no dizer do sr.Hosaka.(kk...)
    Ainda não coloquei o meu em uso,por causa disso.

    A ciência não explica mesmo tudo.
    A Filosofia conta mais sobre como viver melhor.
    Mas,tenho um fascínio pela Física,parecido com o fascínio por um turbilhão de águas.
    Sri Santinho disse que essa vida é ilusão,e não vale a pena.
    Discordo ele.
    Gosto dos momentos felizes, apesar de saber que não vou levá-los na bagagem.

    Bom domingo a vcs.

    -srta Nihil

    ResponderExcluir
  4. Essa Maleta ainda reclama quando digo que ela além de escrever bobagens ainda tem mau português.
    Mas vamos ao que interessa, além do Hosaka insinuar que ninguém liga para a Nihil.
    O PhD em Super, quando diz que só a verdade prevalecerá, quer dizer realmente o seguinte:
    "A NASA ainda vai detectar os marcianos voadores e a colônia "Nosso Lar". Tudo é simples questão de densidade.
    "Nosso Lar" é onde espíritos passeiam alegremente em veículos movidos a não sei o quê, enquanto o Emperucado dorme o sono dos impostores...como dorme!
    Esse Robby é um rivailista-peruquista de terceira categoria, porque tem vergonha de assumir o que é.
    E a dra. Selma? Que será que ela achou da hipótese do sono duradouro do Emperucado?
    Para os evangélicos e para os católicos, o Peruquinha-de-pobre está ardendo nas chamas do Inferno, sentadinho no colo quente do Capeta.
    Para o 233, que estudou muito e sabe o que está escrito na Bíblia, a qual católicos e evangélicos consideram a Palavra de Deus, o Emperucado morreu e já era, porque não tinha alma nem espírito. Virou pó, e já virou tarde.
    233.

    ResponderExcluir
  5. >< Bom dia Hosaka san,

    O que faz a Nihil comportar-se de maneira mais civilizada é o conhecimento, o que ela tem (o que podemos estender também a outras pessoas).

    O que faz o JF comportar-se de maneira menos civilizada é o a falta de conhecimento, o que ele não tem (o que podemos estender também a outras pessoas aqui, de ferradura afiada e coice potente).

    Por mais eruditos e cultos que sejam, isto de nada adianta, pois não os leva a comportamento mais civilizado. E apenas isto nos será cobrado. Veja em

    Lucas 10
    25 Levantou-se um doutor da lei e, para pô-lo à prova, perguntou: Mestre, que devo fazer para possuir a vida eterna?
    26 Disse-lhe Jesus: Que está escrito na lei? Como é que lês?
    27 Respondeu ele: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu pensamento (Dt 6,5); e a teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18).
    28 Falou-lhe Jesus: Respondeste bem; faze isto e viverás.
    29 Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: E quem é o meu próximo?
    30 Jesus então contou: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de ladrões, que o despojaram; e depois de o terem maltratado com muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o meio morto.
    31 Por acaso desceu pelo mesmo caminho um sacerdote, viu-o e passou adiante.
    32 Igualmente um levita, chegando àquele lugar, viu-o e passou também adiante.
    33 Mas um samaritano que viajava, chegando àquele lugar, viu-o e moveu-se de compaixão.
    34 Aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; colocou-o sobre a sua própria montaria e levou-o a uma hospedaria e tratou dele.
    35 No dia seguinte, tirou dois denários e deu-os ao hospedeiro, dizendo-lhe: Trata dele e, quanto gastares a mais, na volta to pagarei.
    36 Qual destes três parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões?
    37 Respondeu o doutor: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Então Jesus lhe disse: Vai, e faze tu o mesmo.

    De nada adianta conhecermos este texto e achar que não teremos consequências adequadas e proporcionais ao que fizermos, o que colabora para que se tenha comportamento vil, torpe ou indiferente à sorte dos demais.

    E, no texto acima relatado, está claramente especificada a omissão e a apatia como comportamentos inadequados.

    Por isso defendo o conhecimento como antídoto para o sofrimento e o mal.

    O conhecimento da Verdade, no maior nível possível à nossa limitada condição, nos impulsiona para mais próximos da civilização, da luz e da nobreza de atitudes virtuosas e civilizadas, e nos distancia da barbárie, das trevas, da torpeza de atitudes vis, bárbaras, trogloditas e bestiais.

    Também de nada adianta o conhecimento teórico e não aplicá-lo, como no caso dos que apenas se contentam em elevar-se, em profundo estado de desinteresse pelo destino dos demais.

    Mas, mesmo isto é decorrente de falta de conhecimento, pois o desinteresse, nem mesmo entre nós é considerado ético, quanto mais pela divindade.

    Da mesma maneira o JF (e outros que se escondem) agem de maneira menos nobre por considerarem que não terão consequências.

    Eles não diriam o que aqui dizem, por exemplo, a um juiz ou delegado de polícia, pois teriam certeza das consequências.
    +

    ResponderExcluir
  6. +
    Outras coisas aqui ditas, do tipo “cabeça de religioso fede a estrume”, e que "cabeça de religioso = sinal de retardamento mental” não seriam ditas pelos seus autores em certos lugares, pois a pessoa sabe que seria teria consequências imediatas e dolorosas.

    E, em seu ilusório desconhecimento de que estas consequências existirão, aqui o fazem, agindo tal qual palhaços levianos, irresponsáveis e inconsequentes, exatamente pela ilusória presunção de que não haverão as consequências.

    Eu poderia não combatê-los e não alertá-los destas consequências. Mas este não seria o comportamento que eu desejaria para mim próprio, se vivesse na ilusão em que vivem, de forma que esta minha aparente bondade seria perversidade, pois os deixaria se danarem, em total desinteresse pela sorte deles.

    Eu agiria como o levita e o sacerdote. Prefiro combatê-los, como gostaria que comigo fizessem em idêntica situação, para que não se percam, mesmo preferindo tratá-los bem, caso ajam de maneira em que isto seja possível sem que este bom tratamento se torne indiferença, descaso ou omissão, habilmente disfarçados de benevolência.

    Fique em paz e seja feliz.

    Um aprendiz
    Apenas a Verdade prevalecerá
    Paz, saúde e felicidade a todos

    ResponderExcluir
  7. >< Olá Nihil,

    Tens razão, em termos gerais, a religião, sendo uma ideologia que tornou-se dogmática, age de maneira a não mais procurar a Verdade, mas deveria fazê-lo.

    Algumas poucas doutrinas afirmam categoricamente se submeterem à Ciência, comprometendo-se a alterar o seu posicionamento caso a ciência comprove estarem enganadas.

    Só que a Ciência, sendo atualmente uma colcha de retalhos esburacada como uma peneira a tentar tampar o Sol, não consegue, apenas algumas pessoas mais obtusas interpretam dados de forma amadora e simplista, tentando ganhar pontos para suas absurdas teses.

    O conjunto de belas frases feitas que recheiam os e-mails, as redes sociais e os programas matinais não é, nunca foi e nunca será Filosofia.

    Este conjunto é apenas um amontoado de simplismos, não tem nada a ver com a busca da Verdade, do conhecimento, do que é, em essência, e não em aparência.

    Filosofia é outra coisa, é aprender a pensar, a questionar, a contestar, a duvidar, a investigar e a concluir, mesmo que conclua não ser possível concluir naquele momento algo além de um limite, mas nunca desistir e limitar-se eternamente.

    Se os que hoje se dizem filósofos desistiram e limitaram-se, então não são mais filósofos, no máximo filosofiólogos e filosofólogos. Discutem semântica e a si mesmos (a respeito disto tenho um texto já postado há tempos no UOL, qualquer dia posto aqui).

    A Filosofia não desiste, não se limita e não se entrega, espartanamente morre em combate.

    A Física é a parte da Filosofia que estuda a natureza, tanto que era anteriormente chamada de Filosofia Natural.

    E a vida vale a pena sim, para ser investigada, para adquirirmos conhecimento, para aprendermos a tratar os outros da mesma maneira que a nós mesmos, ou seja, (1) aprender a tratar bem aos outros, (2) ensinar os outros a tratar bem aos outros, (3) investigar o mundo para ajudar aos outros e (4) promover a Justiça e o Bem para ajudar aos outros, construindo uma sociedade fraternalista.

    []s

    Um aprendiz
    Apenas a Verdade prevalecerá
    Paz, saúde e felicidade a todos

    ResponderExcluir
  8. >< Olá 233,

    Estão colocando cachaça na sua salada em vez de vinagre?

    Não bastou fazer isto na mamadeira, no lugar do leite?

    Vamos ver a sua cognição depois desta dieta.

    Quando é 2 + 2 (dois mais dois)?

    a. 4 (quatro)

    b. 22 (vinte e dois)

    c. 233 (dois três três)

    d. Tudo é relativo

    e. Quanticamente tudo é possível

    f. Nenhuma das anteriores

    g. Todas as anteriores


    O que eu disse foi o que eu disse e nada além do que eu disse. Se você usar de “aspas”, use textos que eu efetivamente escrevi. E não mude os tempos e as flexões dos verbos utilizados em meus textos.

    A evidente desonestidade presente em seus textos enfraquece sua posição mais ainda, apesar disto pouco poder importar a quem só vive a fazer palhaçadas por aqui.

    Fique em paz e seja feliz (de preferência sem cachaça na salada ou em outros pratos).

    Um aprendiz
    Apenas a Verdade prevalecerá
    Paz, saúde e felicidade a todos

    ResponderExcluir
  9. Só consigo me expressar de forma simples,Adilson,por maior que seja o meu "volume de intelecto".
    Irei permanecer assim.

    Agora vamos ao seu caso.

    Me mandaram perguntar como vai a sua... ... alergria?
    (não está errado não,a grafia é essa mesma)
    Olha,não vale sair pulando...(hehe...)

    (tóing...)

    ResponderExcluir
  10. Ninguém faz muita vantagem em ser cortês.
    Assim é melhor prá viver,e a cortesia é facilitada ou dificultada, pelo temperamento.
    Alguns nasceram com mais oxitocina,outros nasceram com menos.
    Vou escrever um artigo sobre tal hormônio e ainda não sei em que blog o farei.

    Sou metida.
    Simular tanta "autoconfiança" me deixa realmente confiante,e portanto,mais calma.
    A atitude estressada, é conduta dos paranóides.
    Eu procuro "fingir" que "a vida é ótima,e eu também sou ótima".
    O "truque" nunca deixou de funcionar.

    Depois,vou reler seu textos.


    -Nihil Malú

    ResponderExcluir