Páginas

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O capitalismo é mais poderoso que Jesus

YouTube: Jesus e o Capitalismo

O vídeo do YouTube traz um musical Country, onde a canção diz que o capitalismo sepultou Jesus por sugerir aos ricos dividir os seus bens com os pobres, e se Jesus voltasse na Terra, sugerindo a mesma coisa, Ele acabará sendo sepultado novamente.

Acredito que a intenção da música é apontar o culpado pela morte de Jesus, mas é fácil concluir que o capitalismo é mais poderoso que Jesus. No entanto, eu aprendi lá na Paróquia que a morte de Jesus era um ritual a ser seguido, o único caminho que nos libertará do carnê das Casas Bahia, da conta de água, de luz e do celular. Isso só para citar algumas contas que fazem parte do ritual de nossas vidas.

O professor nunca condenou o capitalismo, mas condenava essa história do pobre dar dinheiro ao Papa, e rezava em todas as mensagens pelo fim da Igreja Católica e outras instituições parecidas com ela. Como eu faço parte do time do Papa, sempre defendi a regra de dar ao Papa o que é do Papa, e dar à Jesus o que é de Jesus, ou seja, eu não condeno o capitalismo como sugere a música.

Os textos de Mateus são bem diferentes do Paulo. Paulo condena de maneira clara o egoísmo que há entre nós, já o Jesus que aparece em Mateus é bem mais benevolente com as nossas fragilidades, o nosso apego ao nosso ego. Comparando a nossa história de 2000 anos atrás e de agora, sem dúvida o capitalismo é o responsável pelo nosso conforto material que vivemos hoje, em contrapartida há muita fome na África, muita gente desesperada sem emprego na Europa e o fim do programa espacial nos Estados Unidos, e a desigualdade é bem maior agora do que antes, porque simplesmente somos em maior número, para ser mais exato 7 bilhões de almas. É gente que não acaba mais, e lá no céu não há tantas estrelas assim.

Mas ao contrário das estrelas, não temos luz própria, precisamos de comida, roupa e esperança para continuarmos em nossa jornada. Muitos nem estão aí com o que Jesus disse, o que eu acho sensato, pois ele não está fisicamente no meio de nós. Mas eu aprendi a procurar Jesus através das sugestões do Padre José porque eu eu sei que o capitalismo tem o seu límite, um dia o fermento e o trigo acabarão e não haverá com que o quê multiplicar o pão.

2 comentários:

  1. O cara com a dentadura frouxa, foi até a farmácia e gentilmente foi atendido por um balconista japones chamado Hosaka.
    -Pois não senhor, em que posso ajuda-lo?
    -Por favor o senhor tem corega?
    -Tenho sim senhor, mas no momento ela
    está ocupada! É só com ela? hehehe

    ResponderExcluir
  2. O cara com a dentadura frouxa, foi até a farmácia e gentilmente foi atendido por um balconista japones chamado Hosaka.
    -Pois não senhor, em que posso ajuda-lo?
    -Por favor o senhor tem coréga?
    -Tenho sim senhor, mas no momento ela
    está ocupada! É só com ela? hehehe

    ResponderExcluir