Páginas

terça-feira, 18 de outubro de 2011

O princípio da Mediocridade

Antes tinham a massa continental formada pelo conjunto África, Europa e Ásia como tudo o que existia. Em seguida vieram as Américas, a Oceania e a Antártida. Mas ainda nos considerávamos o centro do Universo e que o material acima da nossa atmosfera era diferente do aqui existente.

Em seguida verificou-se que os demais astros eram feitos do mesmo tipo de material que aqui existia e que moramos em um sistema Solar, mais exatamente um sistema estelar, que o Sol era o centro deste sistema e que além deste sistema haveriam inúmeros outros, que orbitavam o centro de uma galáxia.

Ainda assim, até a terceira década do século XX acreditávamos que a nossa galáxia era a única (apesar de Kant ter nos alertado a respeito de nossa pequenez séculos antes), o que foi alterado pelas descobertas de Edwin Hubble, quando finalmente nos tocamos que as nebulosas que observávamos eram galáxias até maiores que a nossa e que haviam centenas de bilhões delas apenas no universo observável.

Ou seja, aos poucos fomos perdendo importância. Ao que parece falta ainda verificarmos que há mais universos no Universo do que galáxias neste universo, do que estrelas nesta galáxia e do que grãos de areia em todas as praias deste universo.

Teremos então completado a percepção de nossa pequenez, o que alguns estudiosos chamam de princípio da mediocridade, desta vez levado ao seu nível mais amplo.

Quem sabe isto nos torne mais humildes e sábios, no lugar de nossa arrogância e ilusão materialista.

Paz  e Felicidade a todos

12 comentários:

  1. Os espíritas FAZEM QUESTÃO de acreditar que há vida noutros planetas, mas têm de sonhar com ela noutras "galáxias maiores que a nossa", porque, ATÉ AGORA, aqui perto não se descobriu NADA, o que é a prova de que os livros do Emperucado só contêm mentiras.
    Vida em Marte? Segundo o Robson, a NASA não adequou o densímetro. As florestas, mares, cidades e marcianos voadores estão lá, mas o problema de fotografá-los é a densidade.
    Esse Robson não passa dum pateta.
    Lamentável.
    Lá em Portugal nós temos o galego, aqui, temos o Robsosn. Isso aí é Espiritismo, aliás, Rivailismo. Por isso eu sempre aconselho a dra. Selma: saia do meio deles! Idiotice pode ser contagiosa.
    233.

    ResponderExcluir
  2. este macacão 233 como grande (ENOOOORME MESMOOOo)) macacão que É (!!!!), atribui colocações inventadas aos que lhe dão marretadas na cabeçorra piolhenta.... e que marretadas o Robson lhe tem desferido....

    (tanto que saiu de mansinho como se não fosse nada com ele, macacão 233, e agora, julgando que já todo mundo esqueceu, volta com sua peçonha mental NATURAL...
    Isto é, despejando a peçonha que LHE É PROPRIA COM NATURALIDADE...
    Ou seja, destilando a peçonha que faz parte intrínseca de SUA MANEIRA DE ESTAR NESTA VIDA)....

    macacão 233... vai te catar coisa nauseabunda....

    (contudo... o bom da Criação INFINITAMENTE SABIA é que, quer esse macacão 233 acredite ou não, um dia ainda vai ser uma pessoa de bem.... Custe o que custar... leve o tempo que levar...)

    ;)....

    ResponderExcluir
  3. Olá 233 (e olá pessoal),

    Leste (não o ponto cardeal oposto a oeste, do verbo ler, tão difícil de ser compreendido pelo senhor em relação a livros) o livro? Pelo jeito não. E algum de divulgação científica? Pelo jeito também não, tsc, tsc ...

    Como a qualidade da sua formação depende da qualidade da sua informação, talvez fosse mais adequado passar a ler livros.

    Mas já que o senhor não lê, eu transcrevo aqui trechos deles para o senhor se informar melhor. Veja só o que diz este trecho.

    “A aparente coincidência de o Universo ter as propriedades especiais necessárias para permitir a vida afigura-se muito menos milagrosa, de um momento para o outro, ao adotarmos o ponto de vista de que o nosso Universo, a região do espaço-tempo a que estamos ligados, é apenas um dentre inúmeros outros universos”. (Uma biografia do Universo: do Big-Bang à desintegração final, Fred Adams, Greg Laughlin, Jorge Zahar, 2001).

    Viu, quem conjectura a respeito da existência de outros universos? Se o senhor ler um pouco mais a respeito disto e de outros assuntos ligados à Ciência, verá que o conhecimento atualmente considerado científico é na verdade um mito que está provisoriamente sendo passado à humanidade enquanto procuram respostas que façam sentido (e para isto eles necessitam de verbas, então vão enrolando o pessoal, dizendo que os sucessos dos engenheiros é decorrente da sabedoria deles).

    Como o senhor aparentemente aparenta aversão a livros, talvez se o senhor ler na internet (pode tentar ler http://www.ifi.unicamp.br/~ghtc/Universo/intro.html, e o restante dele também, é só ir clicando nos capítulos, fácil não?) esta aversão diminui e depois o senhor tenta, aos poucos para não traumatizar, lê-los de maneira mais convencional, fazendo anotações, comparando, comentando e formando opinião com base neste tipo de informação.

    Dos livros que eu sugeri o mais fininho é o “A origem do universo, John D. Barrow, Rocco Editora (1995), ISBN 85-325-0496-5” (e tem muitas figuras).

    Depois o senhor se acostuma e passa a livros mais densos e aí, assim preparado, pode me ensinar o que eu ainda não aprendi, apesar de meus esforços, pelo que serei extrema e eternamente grato.

    Com caridosa, carinhosa, piedosa e misericordiosa compaixão.

    Robson Z. Conti
    Um aprendiz

    Paz e felicidade a todos

    ResponderExcluir
  4. O trouxa católicuzudinho Hosaka é o unico ser vivo que acredita que o homem foi à lua. Só se fosse um saci pererê, pois só tem uma pegada naquela foto tirada no deserto do Novo México. É muita ardência no rabu do Hosaka !hehehe

    ResponderExcluir
  5. Jesus detona o Rivailismo:
    "As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão." João 10:27,28

    Não existe a "alma imortal" do Catolicismo, nem o "espírito eterno" do Rivailismo. Jesus dá a vida eterna aos seus, pois ninguém a tem, a não ser que a recebam de Jesus. Jamais perecerão (jamais serão extintos, tradução literal), então, os demais vão perecer, serão extintos. Nada de existência eterna em infinitas reencarnações.
    Quer acreditar no Rivailismo? Tudo bem. Só não diga que é cristão, nem use mentirosamente a Bíblia para fundamentar o Rivailismo.
    233.

    ResponderExcluir
  6. Olá Adilson233yahoo (e olá pessoal),

    Há alguns dias eu citei alguns trechos que considerei serem da Biblia e solicitei-lhe a gentileza e especial atenção sua em explicar-me como é que aqueles trechos deveriam ser interpetados (ou então nos dizer qual Bíblia o senhor usa, diferente de todas as demais) e até este momento não percebi resposta sua.

    Caso o senhor me explique como interpretá-los corretamente, posso até considerar uma mundança de opinião a respeito dos textos.

    Por favor, não se acanhe, retome os textos e me explique que eu pelo menos tento alcançar o seu elevado reciocínio.

    []

    Robson
    Paz e Felicidade a todos

    ResponderExcluir
  7. PENA DE MORTE para assassinos, narcotraficantes, pedófilos, estupradores, cáftens de crianças e traficantes de mulheres para o lenocínio!

    ResponderExcluir
  8. Olá professor, tudo bem com o senhor, faz tempo que está só olhando.

    []s

    Robson Z. Conti
    Um aprendiz

    ResponderExcluir
  9. ... mais uma vez não posso deixar passar a oportunidade (seria crime de "lesa informação" por omissão) de marretar na cabeçorra do 233 o que Jesus, O Mestre dos mestres, ensina de forma clara e categórica, sobre a questão de se ganhar a "vida-eterna" (ou de se evoluir, se se quiser entender assim, pois é o que Ele propõe, no fim do esclarecimento ao doutor da lei)....

    Atente-se...

    Lucas,10:25 e seguintes...
    E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?

    E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?

    E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.

    E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás.

    Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?

    E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.

    E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.

    E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.

    Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;

    E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;

    E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.

    Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?

    E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.
    ---
    Portanto... qualquer pessoa normal (o que desde logo exclui o macacão 233) é capaz de entender com extrema facilidade que Jesus ensina que o Espirito ("essência" que faz de nós o que somos enquanto individuos com caráter proprio e individual), deve evoluir para uma "maneira-de-ser" que lhe permita anseios, depois de partir deste corpo, mais dignos/dignificantes....

    Claro que um macacão 233, um dia será uma pessoa normal e tambem entenderá isto fácil e naturalmente.... Sem duvida que sim!!... ;)...

    ResponderExcluir
  10. Em primeiro lugar, os trechos que o Robson colocou não pertencem ao cânone aceito pelos judeus e pelos protestantes. São dos livros apócrifos adotados pela igreja romana porque confirmam suas dourinas heréticas. Catolicismo é uma espécie de Espiritismo, porque acredita nos espíritos desencarnados (santos), que podemos fazer pedidos a eles e que eles atuam na vida dos vivos. ISSO É NEGADO PELA BÍBLIA.
    "Os vivos sabem que vão morrer, os mortos não sabem de coisa nenhuma."
    "Sai-lhes o alento (morrem) e nesse mesmo dia perecem todos os seus desígnios."
    "TU ÉS PÓ, E AO PÓ TORNARÁS."
    Mais claro que isso, impossível.

    Segundo, a interpretação desse trecho do evangelho de Lucas que o galego teima em colocar tem esse teor na visão kardecista. Jesus estava apenas pondo em cheque as ideias de autojustificação daquele judeu. NÃO SE PODE DAR A UM TRECHO BÍBLICO UMA INTERPRETAÇÃO QUE SEJA CONTRÁRIA A TODO O RESTANTE DAS ESCRITURAS.
    Na Bíblia não existe o ensino da existência de espírito humano fora do corpo, por isso é que existe o ensino da ressurreição. Só um burro não percebe isso.
    233.

    ResponderExcluir
  11. Olá adilson233yahoo,

    (1) Se apenas o que é aceito por todos pode ser considerado, todo o novo testamento está fora. Decida-se, por favor, se o novo testamento pode ou não ser considerado.

    (2) O livro da sabedoria não é aceito apenas pelos protestantes (mas aceito pelos ortodoxos, católicos e judeus), e lá há a passagem a seguir.

    19 Eu era um menino vigoroso, dotado de uma alma excelente,
    20 ou antes, como era bom, eu vim a um corpo intacto;

    A qual o senhor ainda não explicou. Se quiser desconsiderar este livro, com base em que o faz?

    (3) O livro de Malaquias é aceito por todos. Nele temos,

    Malaquias 3:23,
    23 Vou mandar-vos o profeta Elias, antes que venha o grande e temível dia do Senhor,

    Como seria enviado o Elias, morto há setecentos anos quando Malaquias escreveu isto, se não fosse como reencarnação? Como esqueleto ressuscitado?

    (4) O Evangelho de Mateus é aceito por todos os cristãos e lá temos:

    Mateus 17:10 a 13,
    10 Em seguida, os discípulos o interrogaram: Por que dizem os escribas que Elias deve voltar primeiro?
    11 Jesus respondeu-lhes: Elias, de fato, deve voltar e restabelecer todas as coisas.
    12 Mas eu vos digo que Elias já veio, mas não o conheceram; antes, fizeram com ele quanto quiseram. Do mesmo modo farão sofrer o Filho do Homem.
    13 Os discípulos compreenderam, então, que ele lhes falava de João Batista.

    Se o próprio Jesus Cristo disse que “Elias já veio, mas não o conheceram; antes, fizeram com ele quanto quiseram”, então foi confirmada a reencarnação pelo próprio Jesus, acima de cuja autoridade nenhuma outra pode prevalecer no cristianismo.

    (5) Também em Mateus, aceito por todos os cristãos, temos,

    Mateus 11:12 a 14,
    12 Desde a época de João Batista até o presente, o Reino dos céus é arrebatado à força e são os violentos que o conquistam.
    13 Porque os profetas e a lei tiveram a palavra até João.
    14 E, se quereis compreender, é ele o Elias que devia voltar.

    Não seria o caso repetir, mas para o senhor parece que há necessidade. Está escrito “é ele o Elias que devia voltar”. Como estava se referindo a João Batista, que era de CARNE e osso, com o é que poderia ser ele o Elias que devia voltar sem que tenha ocorrido a reenCARNAção? Por favor esclareça esta pobre criatura que lhe roga alguma luz de sua grande sabedoria.

    (6) Ainda temos, também em Mateus, aceito por todos os cristãos:

    Mateus 17:4
    4 Pedro tomou então a palavra e disse-lhe: Senhor, é bom estarmos aqui. Se queres, farei aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias. Falava ele ainda, quando veio uma nuvem luminosa e os envolveu. E daquela nuvem fez-se ouvir uma voz que dizia: Eis o meu Filho muito amado, em quem pus toda minha afeição; ouvi-o.

    Se Pedro e seus discípulos queriam fazer tendas para Jesus, Moisés e Elias, sendo que os dois últimos haviam morrido há séculos, como Elias e Moisés estavam ali? Como esqueletos?

    (7) Mais Mateus:

    Mateus 16:13 e 14,
    13 Chegando ao território de Cesaréia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: No dizer do povo, quem é o Filho do Homem?
    14 Responderam: Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas.

    O que indica claramente que entre os discípulos havia a crença na reencarnação, tanto que davam palpites a respeito de quem Jesus já havia sido.

    (8) O senhor ainda não me respondeu como podem as passagens que eu aqui apontei ser interpretadas de outra maneira que não como indicação clara de reencarnação ou de sobrevivência do espírito ao corpo (aproveita e explica o “ainda hoje estarás comigo no paraíso” em Lucas 23:43, também aceito por todos os cristãos).

    (9) Concordo que não se pode interpretar uma passagem de um livro de maneira contrária ao restante dele. E é exatamente esta a impressão que tenho da sua interpretação.

    []s

    Robson
    Paz e Felicidade a todos

    ResponderExcluir
  12. ... só agora reparei que o Robson já tinha colocado antes de mim o versículo de Mateus em que Jesus é informado que as "multidões" julgavam que Ele era um dos antigos profetas REENCARNADO.... (se assim não entendessem como poderiam pensar que ele poderia ser o Elias já falecido/desencarnado tanto tempo antes??... Hein??...
    HEIIIIIM... macacão 233???....

    mas pronto... vou então colocar um outro versiculo onde tambem se pode ver com alguma clareza que a LEI da reencarnação não era assim tão ignorada naqueles tempos como o macacão 233 quer forçar através da marretada interpretativa...

    (esse macacão 233 imagina que aqui só andam imbecis que nem ele)...

    veja-se...

    João,9

    1 E, PASSANDO Jesus, viu um homem cego de nascença.

    2 E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, ***este*** ou seus pais, ***para que nascesse cego?***

    os ** foram colocados por mim para que o macacão 233 veja bem o que é questionado....

    Nota - se eu fosse da estirpe do macacão 233, diria que a tradução correta perante a pergunta que é feita, seria: "para que REnascesse cego?"....
    mas claro que não farei isso... a pergunta, mesmo formulada como está, já deixa perceber perfeitamente que está ali uma ideia da LEI da reencarnação e da causa-efeito... basta não se ser tão macacão como o 233 para se entender isto sem qualquer dificuldade ou forçamento da mente... :)....

    tchau...

    ResponderExcluir