Páginas

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Cartas de Uma Morta - Minha opinião

Amigos, penso que todos devem ter lido o texto que aqui postei, intitulado "Chico Xavier detetive do além".  Nesse texto David Nasser descreve a casa de Chico e em um de seus parágrafos,   cita um dos quartos da casa:

“Vamos atravessando a sala e entramos num dos quartos. Na parede, prateleiras repletas de livros. Remédios à base de homeopatia, que Chico recomenda. Não sei porque os espíritos manifestam estranha aversão pela alopatia e suas drogas, receitando sempre combinações homeopáticas. Perto dos vidros, um armário cheio de livros. As obras de guerra conta a Santa Sé, assinadas por Guerra Junqueiro, ainda em vida. Os livros de Flammarion e de Alan Kardec, mas não os psicografados, misturados com volumes de propaganda anticlerical. “


Chico Xavier não era analfabeto e nem iletrado. Ele lia e lia muito.  Em 1935, época em que foi publicado o livro “Cartas de Uma Morta”, Chico era um jovem médium de 25 anos e com certeza  cheio de saudades de sua mãe. Já havia lido o livro "Urânia*"de Camille Flamarion, pois o próprio David Nasser viu o livro na estante de seu quarto.

Vocês já leram o livro "Urânia*"? O assunto é semelhante ao de “Cartas de Uma Morta”.
Após pesquisar sobre o livros “Cartas de Uma Morta”, encotrei um blog interessante que também discutiu esse assunto, o Blog "Obras Psicografadas". Nesse  blog o autor (não é espírita, ao contrário de mim) cita vários fatos que levaram o jovem Chico a escrever esse livro. Um dos fatos que achei interessante foi o livro Urânia.
Realmente,  Chico leu esse livro,  e a semelhança entre o que Flamarion descreve nesse livro e o que Chico descreve em “Cartas de uma Morta” é muito grande.

Chico parece sempre ter acreditado em vida nos outros planetas. Mas ao contrário do que Kardec descreveu, Chico acreditou em uma civilização mais adiantada em Marte. Havia várias publicações na época que falavam sobre o assunto ( a coleção Tesouros da Juventude, por exemplo).
Portanto, acredito que ESSE livro foi obra do animismo e da saudade de sua mãe.


Quem quiser ser colaborador do Blog ( colocar postagens em destaque) ou fazer qualquer outra reclamação pode me mandar um e-mail.


Pode não acreditar, mas sou espírita e acredito no Chico Xavier.

Abraços.
Selma



Leitura recomendada:
Os homens são de Marte, as mulheres são de Vênus
John Gray
R$ 33,90 no Submarino
(kkk!!)

2 comentários:

  1. Olá Selma (e olá pessoal),

    Tudo bem com você? Espero que sim.

    Eu não li o Urânia, de modo que falo fundado em sua informação.

    O grande problema seria se as informações fossem contraditórias. Mas como são concordantes, não teríamos problema de correção ou não da descrição.

    Já quanto à questão do animismo, continuo a não entrar em detalhes que a mim parecem de investigação inviável com os meus parcos recursos.

    Pode ser e pode não ser.

    []

    Robson
    Um aprendiz

    ResponderExcluir
  2. Um canalha impostor, mentiroso, débil mental:

    iG: Já presenciou algum fenômeno paranormal?
    CARLOS VEREZA: Vários, vários, vários. Lá no Frei Luiz temos a sessão de materialização. O médico deita numa cabine, expele um ectoplasma e, dele, se forma um espírito materializado. Em carne e osso. Este espírito traz do plano astral aparelhos de laser para o tratamento de quase 40 pessoas em cerca de uma hora. O médico fica em transe. O ectoplasma é composto por gás carbônico, hidrogênio, oxigênio...

    iG: Sei.
    CARLOS VEREZA: O espírito vem com uma capa branca que parece de algodão. Teve um dia em que ele deixou a capa branca para a gente. Já tive um pedacinho desse pano, mas é que aqui em casa tudo some... É uma tolice achar que só existe a matéria. Taí a física quântica para mostrar que passado, presente e futuro estão num só plano.

    Hahahahahah!
    Fico imaginando os babaquaras V-V e Robby lendo isso e arrepiados de tanta emoção!
    Homem trouxa, crédulo e imbecil é lamentável.

    Leia tudo na página do Ig, V-V. Burro tem mais é que morrer pastando.

    233.
    www.ig.com.br

    ResponderExcluir