Páginas

sábado, 29 de outubro de 2011

HP 41

Por $ 7.99, você pode adquirir o emulador do primeiro computador de bolso do mundo, o HP 41 CX. Isso é coisa lá de 1984, quando não existia Internet, Windows ou PC. Naquela época, o pessoal estudava Fortran, Cobol e a revista INPUT ensinava Basic naqueles micros pangarés do tipo Hotbit, onde o monitor era a tevê da sala.

Não vale a pena comprar, pois no próprio iTunes Store você encontra o m48 (HP 48, versão gratuita).

Tanto o HP 48 quanto o HP 41 usam o método RPN, Notação Polonesa Reversa, ou seja, ao invés de digitar 1 + 1 =, você digita 1 {ENTER} 1 + para obter o resultado, só que o HP 48 tem uma tela que mostra pelo menos 4 pilhas da memória de cálculo e o HP 41 só exibe apenas uma pilha (a versão compatível com o iOs 5 minimiza essa limitação, quando você dá um clique bem no meio do display de LCD, e pede para exibir a pilha, coisa que não existia naquela época).

A HP 41 é a primeira calculadora alfa-numérica do mundo, mas misturar números com letras, nem pensar. O alfabeto era necessário para rotular os programas, que basicamente é a sequência de teclas que você grava para executar uma função. Na época do HP 41, a Texas Instruments também competia com a sua sofisticada calculadora TI 58 e TI 59, só que bastava você desligar a calculadora que todos os seus programas iam parar no abençoado esquecimento. Já a HP 41 se orgulhava de apresentar a nova tecnologia que guardava a informação, mesmo desligado: o CMOS ou memória contínua.

Para quem tem um iPhone 4 com Documents To Go ou iWorks, essas calculadoras não passam de uma grande besteira, basta ter um bom curso de Matemática e saber usar as planilhas que tem mais funções que essas calculadoras juntas. Mas se você é saudosista como eu, e decidir baixar o i41cx RPN Calculator do iTunes Store, o manual dessa calculadora está nessa página: http://www.greendyk.nl/hp41c-manual/index.php e o manual do HP 48 está nessa página http://h10032.www1.hp.com/ctg/Manual/bpia5212.pdf

O preço é salgado, mas num futuro próximo, quando os nossos celulares forem mais avançados, a empresa Xing Ling Corporation certamente vai nos dar a opção de baixar no Taiwan Store o iPhone e o Android, que serão projetados no ar através de um holograma e que vai responder não mais com a nossa mão, mas só com a força do nosso olhar, e nós poderemos olhar para trás, e exclamar: "puxa, que coisa antiquada!"

iPhoneMod Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário