Páginas

sábado, 29 de outubro de 2011

A explicação existe, é simples, mas não é a que mais nos dão

Como a atmosfera da Terra não é toda sugada para o espaço, já que a diferença de pressão é imensa, e a gravidade muito fraca, principalmente nas altas camadas da nossa atmosfera?

Se no espaço extraterrestre temos vácuo quase absoluto, e na Terra temos tantos gases na atmosfera, por que estes gases não são sugados pelo vácuo?

Cinzas do Vulcão Puyehue se espalhando
Tanto que as cinzas de um vulcão, como o da figura anterior, sobem apenas até determinada altitude e depois fazem uma curva de quase 90 graus, passando a deslocar-se na horizontal

Se a gravidade não consegue segurá-las aqui em baixo, por que conseguiria mais acima, onde é muito mais fraca?

Alguém já viu alguma coisa assim no dia a dia, abrir um balão com o ar sob pressão e o ar não sair?

A resposta é até simples, mas apenas a gravidade não faria tudo isto, como dizem por aí.

Apenas temos diferenças de densidade, em conjunto com a rotação das várias camadas da atmosfera, o que produz descontinuidades entre elas, o que impede que a atmosfera escape para o vácuo.

Por enquanto é melhor parar para não estourar a tela do blog.

[]

Um aprendiz
Apenas a Verdade prevalecerá
Paz e Felicidade a todos

12 comentários:

  1. Os gases da exosfera não "escapam" para o espaço pelo simples fato de eles possuírem uma velocidade de escape inferior à velocidade de escape terrestre na determinada altitude. E sabendo-se que a velocidade de escape é relativa à intensidade do campo gravitacional terrestre, é exatamente por isto que um "planeta" possui um limite para sua atmosfera, pois chega uma determinada altitude onde a velocidade de escape da Terra é inferior a velocidade de agitação das moléculas constituíntes do gás.
    Logo, tais moléculas encontram-se "aprisionadas" pelo campo gravitacional terrestre até determinada altitude.

    Yahoo Respostas

    ResponderExcluir
  2. Olá Hosaka (e olá pessoal),

    Eu me referia a troposfera, que é a região em que moramos, a qual tem de 12 Km (polos) a 20 Km (equador) de espessura (a exosfera vai de aproximadamente 700 Km até 10 mil Km de altitude).

    Como se pode observar na foto existente no post, a fumaça de um vulcão sobe praticamente na vertical, alcança a tropopausa (limite entre a troposfera e a estratosfera) e faz uma curva de praticamente 90 graus, pois não passa pela tropopausa em direção à estratosfera e dali para o espaço exterior.

    Mesmo com a gravidade sendo muito menor na altitude elevada, a fumaça não passa pela fronteira "adiabática" entre as camadas, formada pela diferenciação química e de velocidade de rotação.

    Se fosse a gravidade, como ela impediria um gás de sair, se a força gravitacional diminui com a distância, se nem no solo ela conseguiu impedir a subida da fumaça do vulcão.

    Como a gravidade é muito menor na altitude, a velocidade de agitação das moléculas acabaria sendo superior à força gravitacional, e aí é que a nossa atmosfera iria literalmente para o espaço.

    A velocidade de escape não existe para corpos dotados de autopropulsão, apenas para os que são "atirados".

    Tanto que há projetos da NASA e da agência espacial japonesa para construir elevadores espaciais (e só fazer busca na internet que você verá detalhes) para colocar pessoal e carga em órbita.

    []

    Robson Z. Conti
    Apenas a Verdade prevalecerá
    Paz e Felicidade a todos

    ResponderExcluir
  3. Qual a razão para esse papalvo ficar postando colagens de artigos científicos num blog de religião? Certamente para que boçais como a Maluquete leiam e digam: "Que homem inteligente e culto, essas opiniões dele merecem atenção, ele deve saber o que diz. Se a NASA não achou os marcianos voadores e ninguém ainda achou Nosso Lar é por causa da densidade, como ele disse. Com certeza."
    Hahahahahaha!
    Como aparecem idiotinhas em grupos de religião.É um divertimento ler tanta asneira.
    233.

    ResponderExcluir
  4. Paulo detona o Rivailismo.

    "Mas, agora, se manifestou, sem a lei, a justiça de Deus, tendo o testemunho da Lei e dos Profetas, isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem; porque não hé diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, SENDO JUSTIFICADOS GRATUITAMENTE PELA SUA GRAÇA, PELA REDENÇAO QUE HÁ EM CRISTO JESUS, AO QUAL DEUS PROPÔS PARA PROPICIAÇÃO PELA FÉ NO SEU SANGUE."
    Romanos 3:21-25.
    Paulo está dizendo que as Escrituras ensinam que todos são pecadores e estão perdidos, isto é, perecerão, serão extintos. Aos que têm fé na morte redentora de Jesus Deus dará a salvação. Nada de reencarnação de espíritos criados maus e atrasados para evoluírem em trilhões de vidas sofridas.
    Esse é o ensino bíblico. O Rivailismo nada tem a ver com ele.
    Acredite se quiser, amigo, em Rivail e nos impostores e doentes mentais que dizem que falam com os espíritos,creia que você é um espírito encarnado e que reencarnará indefinidamente para purgar seus defeitos. Somente não diga que é cristão e que sua crença tem apoio bíblico.
    233.

    ResponderExcluir
  5. ...caro pensador sensato, esse macacão 233 não passa de um charlatão manipulador e (des)interpretador da Biblia...

    Na VERDADE, se você aceita os ensinamentos de Jesus como sendo o Mestre Maior, vai ver que na lição do bom samaritano (Lucas,10-25...37) Ele, quando perguntado qual a via para se alcançar a salvação, depois de apresentar um caráter de boa índole, mandou que evoluissemos para que tambem cheguemos aquela condição de aperfeiçoamento espiritual... e... assim, tenhamos caminho aberto para a perguntada 'vida eterna'...
    Trabalho nosso a ser feito já que nada é dado de graça. Portanto...

    ... escusado será dizer a você que usa a mente com racionalidade e sensatez, que essa lição, ao mesmo tempo que credibiliza o imenso e minucioso trabalho de Kardec, é tambem uma tremenda cacetada na cabeçorra dos macacões do tipo 233... Sem duvida alguma que sim!!... ;)...

    ResponderExcluir
  6. COMO É BURRO ESSE LUSITANO! CARACA!
    Vou repetir mil vezes e não vai adiantar? Na Bíblia, como em qualquer lugar em que se faça exegese, NÃO SE APROVEITA O ERRADO! Nicodemos foi corrigido, logo, nada do que ele disse deve ser aproveitado. O escritor coloca Jesus ensinando e Nicodemos entendendo tudo errado, e o jumentildo português teima em ficar com o mau entendimento de Nicodemos!!! Mas o diálogo continua, e Jesus diz que receberá a vida eterna quem crer nele, e os demais perecerão, deixarão de existir. Isso o galego teima em não aceitar, embora esteja ali e em todo o NT.
    O mais é doutrina rivailista mentirosa, mas não estou interessado nisso. A discussão aqui é:
    A BÍBLIA, ALÉM DE NÃO ENSINAR REEENCARNAÇÃO, ENSINA CLARAMENTE QUE NÃO EXISTE ESPÍRITO DESENCARNADO, PORQUE ENSINA R-E-S-S-U-R-R-E-I-Ç-Ã-O. Se a alma deixasse o corpo e tivesse vida idependente, para que a ressurreição?

    Os espíritos que ouviram a pregação estavam vivos no tempo de Noé. Não estavam "na prisão" após a morte onde teriam ouvido a pregação. Depois da morte, a Bíblia ensina que não há mais oportunidade de mudar nada: "Os mortos não sabem de coisa alguma."
    Moisés e Elias não apareceram a Jesus, os discípulos tiveram uma visão, só isso. Qualquer outra interpretação derrubaria todo o restante da Bíblia.
    Mas, por que se chamam aos faltos de inteligência de burros? Pela teimosia.
    Miguel, ache espíritos desencarnados à vontade nos livros espíritas, mas não na Bíblia, isso é burrice.
    233.

    ResponderExcluir
  7. Olá nobre representante do nobre povo de heróis do mar,

    Não te preocupes. Conforme disse antes, tudo ao seu tempo.

    Fraternais abraços.

    Um aprendiz
    Apenas a Verdade prevalecerá
    Paz e Felicidade a todos

    ResponderExcluir
  8. Caro sr.joão,(Adilson)

    Eu nunca tive interesse nos seus "marcianos",ou nos marcianos do sr.Chico Xavier.
    Mas,estou bem perto de ser "abduzida", pode ter certeza disso.

    ResponderExcluir
  9. ... e o macacão 233 nem sequer é capaz de entender que ali Jesus não só não retifica Nicodemos como reforça o conceito que o Espiritual gera o Espiritual, e que a carne gera a carne. Carne que como É SABIDO GERAL, vai apodrecer e virar pó. Não tem futuro como corpo do individuo. Sua utilidade cessa na tumba.... (por só possuir esterco na mente, escusado será dizer ao macacão 233 que isto é confirmado tambem na Biblia)...

    Portanto... como aconteceu em outras partes que o macacão 233 abandona na hora em que fica sem hipoteses de contestação (depois retorna quando julga já estar tudo esquecido), tambem aqui o macacão não tem possibilidade alguma de evitar que Nicodemos, atonito, tenha entendido, logo ali naquele dialogo bem explicito, que Jesus falava da Lei da reencarnação...

    PS - note-se que pela ideia estupida e ineficaz do macacão 233, como naquele tempo não se acreditava em reencarnação, se Jesus estivesse dizendo "nascer do alto" em vez de "nascer de novo", jamais, repito JAMAIS, outra vez JAAAAAMAAAAIIIIS, haveria qualquer possibilidade de Nicodemos levar a mente a entender que estava sendo referido que um homem poderia voltar ao ventre da mãe para ser "parido novamente"... JAMAIS , repete-se ele seguiria esse raciocinio!!!....;)...

    Grande macacão esse 233 que julga que pode manipular tudo e todos com suas "danças (des)interpretativas alucinadas".... HEHEHEHE...
    o macacão julga que basta dizer "exegese" para que todo mundo fique impressionado com sua verborreia, como se "exegese" fosse a coisa mais eficiente do mundo e não pudesses ser manipulada segundo conveniencia dos macacões da vida ... heheheh....

    Vai te catar macacão 233... vai limpar essa piolheira que te afeta a mente... vai rapido vai.... :)))....

    ResponderExcluir
  10. Se a reencarnação fosse ensino bíblico, Paulo a teria ensinado claramente e nunca poderia escrever que "pela graça SOIS SALVOS, e ISSO NÂO VEM DE VÓS, É DOM DE DEUS, NÃO DE OBRAS, para que ninguém se glorie."

    Jesus continuou o diálogo com Nicodemos, mas Rivail não colocou a continuação...
    "Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu Filho unigênito (enviou para que morresse no lugar do pecador) para que todo aquele que nele crer (creia que Jesus pagou a conta em seu lugar)não pereça(seja extinto), mas tenha a vida eterna (pois ninguém a tem, só DEUS é eterno).
    Os espíritas entendem tudo errado porque estão condicionados pelas repetidas leituras dos argumentos falaciosos de Rivail.
    "Tu é pó" refere-se ao homem Adão completo, representante da raça humana. Ou Deus falaria somente com o corpo de Adão?
    "Corpo de Adão, estou falando contigo, fica sabendo que tu não és nada, somente pó"...
    Hahahahahaha!

    ResponderExcluir
  11. ... vai comer estrume macacão 233, tuas (des)interpretações já nem servem para os religiosos menos capazes ao raciocinio inteligente.... AHAHAHAHA.... São retalhos alucinados da mais patetica criação amacacada à la 233.... AHAHAHAH...

    ... e a reencarnação é Biblica sem duvida alguma...
    ... e ao se-lo, a Biblia fica muito mais, mas MUITISSIMO MAIS mesmo, racional, sensata, idonea, plausivel, CRISTÃ!!!...

    ... mas para se perceber isto, é necessario não ter mente peçonhenta tal qual a do macacão 233...
    Repete-se, é condição essencial!!....

    "como é possivel um homem sendo velho voltar ao ventre da mãe e nascer de novo?" - pergunta atonito o Nicodemos perante a extraordinaria revelação que Jesus, ELe proprio e não qualquer outro, lhe estava fazendo.... ;)...

    233, vá se catar macacão... sessa mente demente só destila lixo e nada mais do que lixo...
    heheheheh....

    ResponderExcluir