Páginas

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

As três maçãs

Corre pelo Facebook essa foto, onde se afirma que três maçâs mudaram o mundo: a do Adão, a do Newton e a do Steve Jobs.

O Adão referido só pode ser o Adão da Bíblia, mas pelo que eu sei o Adão bíblico não tinha plantação de maçãs e a bíblia não se refere a nenhuma maçã. Pode procurar à vontade, numa dessas bíblias virtuais, é até muito fácil.

Na Bíblia temos o seguinte:
 "E ordenou o Senhor Deus ao homem dizendo: "De toda a árvore do jardim comereis livremente. Mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás, porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás."" (Gênesis cap 2 vers.16 e 17)

O Gênesis foi escrito por Moisés, e Moisés não fala em maçã.

O versículo 6 diz: "E vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu."

Em nenhum momento se fala de maçã.


A pergunta é:
De onde então surgiu essa história de maçã?

Dizem que provavelmente tenha começado com o "pomo da discórdia" da mitologia grega. É aquela história em que Páris tem de dar uma maçã para a deusa mais bela. Hera, Atenas e Afrodite são as pretendentes. Páris escolhe Afrodite e a maçã entra para a literatura como "o pomo da discórdia". Li isso em algum lugar, não me lembro mais onde...



 Pintores medievais, renascentistas e outros pintaram quadros retratando o pecado original e utilizaram maçãs ou frutas muito parecidas com maçãs, todas bem vermelhas. Afinal, vermelho é a cor do pecado, não é?   provavelmente depois disso a maçã começou a ser retratada como fruto proibido.

Mas penso que o  fruto proibido pode ser qualquer fruto. Pode ser também  uma goiaba, uma carambola, uma laranja, uma jaca, uma amora. Até mesmo uma maçã. Não pode ser abacaxi, morango, pois eles não dão em árvores. Talvez até um fruto que nem exista mais, que só existia naquele tempo do Adão e da Eva.  Mas a grande verdade é que na Bíblia  NÃO  está escrito maçã...


Quanto à maçã que caiu na cabeça do Newton, dizem que é pura lenda.


Nem a maçã do Jobs era real, era uma maçã virtual.


Eu, chata?
Imagina...


Selma

5 comentários:

  1. Eu acho que a maçã da economia mundial estragou. hehehe
    Vejam os protestos nos Estados Unidos contra o desemprego.
    http://economia.uol.com.br/album/111006_protesto_wallstreet_album.jhtm?abrefoto=31#fotoNav=1

    ResponderExcluir
  2. Há teóricos esquerdistas lançando profecias apocalipticas contra o capitalismo há mais de um século, sempre para os próximos 10 anos...

    Não se preocupe, eles dão um jeito. Hoje temos vários bêbados segurando-se uns aos outros na economia mundial. Eles se cutucam e se chutam, mas não não deixam ninguém cair, senão todos caem.

    ResponderExcluir
  3. O amigo está errado.
    Não são só esquerdistas os que acreditam no fim do capitalismo.
    Eu sou de centro, democrático, antiestatista e anticomunista e mas tenho certeza que o capitalismo vai acabar.
    Mas eu não acho que quando o capitalismo acabar sera substituído pelo comunismo ou por outro regime totalitário.
    Eu acho que o capitalismo vai acabar e o comunismo já acabou, hehehe.
    Essa é a minha diferença para o Sr. Comunista, ele acha que o comunismo um sistema superior ao capitalismo e eu acho que o comunismo é um sistema inferior.
    Mas acho que a resposta que ele deu sobre o fim do capitalismo foi magistral, concordo totalmente.
    Eu acho que a única solução para a humanidade é o Cristianismo, acho que a evolução tecnológica e científica sem o Cristianismo vai destruir a Terra.
    Antigamente terrorista matava um político ou um Rei, hoje pode matar milhares, daqui a alguns anos um terrorista sozinho poderá matar milhões.

    ResponderExcluir
  4. Olá Selma,

    Toda essa controvérsia do fruto proibido é resultado das péssimas escolhas que Deus fez. Ao invés de escolher Moisés, o correto era escolher o Adilson para editar a Bíblia. De acordo com o Adilson, o verdadeiro fruto proibido é o amendoim, que faz o homem pensar menos com a cabeça de cima.

    ResponderExcluir
  5. Olá amigos,

    Na minha humilde opinião, a solução para a humanidade está no esclarecimento das pessoas, o que entendo que poderia nos levar a erigir instituições que levassem a um fraternalismo, com o nome que ele tiver.

    Já tentaram isto de diversas formas e com diversos nomes, sem esclarecer as pessoas, o que é compreensível para o nosso estado de pouco conhecimento, com o mesmo resultado: quem passou a concentrar o poder degenerou-se, pois o poder corrompe (e o poder absoluto corrompe de forma absoluta).

    Sem que uma imensa maioria tenha o conhecimento de princípios éticos e sem que o direito natural (igualdade de tratamento e oportunidades) esteja na base da sociedade e acima do direito positivo, podemos adotar qualquer sistema que ele falhará em produzir uma sociedade justa e, por que não, de pessoas felizes.

    []

    Um aprendiz

    ResponderExcluir