Páginas

domingo, 23 de outubro de 2011

Por que o Robson pergunta tanto?

No início, o Robson perguntou por que as unhas crescem, depois perguntou aonde enfiar os dedos com as unhas cortadas, e agora questiona porque as ímãs se grudam uma na outra. Ele já leu várias matérias que oferecem uma idéia do que é campo magnético, de como usar de maneira prática a tesoura e recebeu várias sugestões de onde enfiar o dedo com a unha cortada, mas nenhuma conseguiu responder de maneira satisfatória o porque.

Eu já não tenho esse problema. Desde criança, mamãe me ensinou que devo procurar as pessoas que sabem das coisas. Por exemplo, para trocar o disjuntor, eu chamo o eletricista. Para saber de Deus, eu procuro o padre. Para parar o ônibus, eu procuro o motorista. Para fazer jailbreak no iPhone, eu procuro o Google. Eu sou pragmático, procuro resolver o problema em menor tempo, e aproveitar o resto do dia para dormir.

Acho inútil perguntar por que as unhas crescem, quando o meu problema é só cortá-los, porque elas me machucam quando coço as minhas partes mais intímas. Eu sou da tese de que a cabeça foi feito para enfeitar as orelhas, se você tentar usá-las, nunca vai acabar cortando as unhas.

Eu estou contente com a minha ignorância. Eu não sei como a energia elétrica consegue sair da tomada e ficar dentro do iPhone, eu não sei como o pneu consegue mudar de direção só com o motorista girando o volante, eu não sei se o Adilson é casado, se tem filhos e se trabalha, enfim eu não sei nada, nem mesmo escrever uma bela mensagem para a princesa, quando muito no Blog da Selma.

Acho mais prático o Robson explicar como consegue escrever tanto, trabalhando de segunda a sexta, levando as cinco crianças para escola, 3 da primeira esposa, 2 da segunda esposa, lendo apostilas científicas, joga futebol no sábado, faz uma roda no barzinho da esquina nos domingos, e além de escrever o seu Blog, no do William, ainda assim, encontra tempo para o Blog da Selma. A pergunta é como e não por que. Eu sei porque do Robson escreve aqui, é que ele detesta lavar prato, e enrola a patroa, afirmando que está respondendo os emails de seus clientes, além de enrolar a nós também.

Frank K Hosaka
fhosaka@uol.com.br (11)8199-7091 Diadema-SP

5 comentários:

  1. Faz dois dias que tento publicar aqui através da minha conta, como não consegui, estou usando a conta e a senha da Selma.

    ResponderExcluir
  2. Olá Hosaka,

    (1) Você não viu nada;
    (2) E é melhor que não veja, por enquanto.

    Boa sorte (mesmo)

    []

    Até um dia

    Robson
    Só a verdade prevalecerá

    ResponderExcluir
  3. Olá Hosaka (e olá pessoal),

    Este tipo de assunto pode parecer algo muito enfadonho e preciosista aos olhos da maioria das pessoas.

    Mas se estivermos cometendo este tipo de equívoco que eu humildemente considero que estamos cometendo mesmo nas Ciências Exatas, poderemos estar correndo o risco que nos alertou o pensador galês Bertrand Russell.

    Ele afirmou que um frango que passa toda a vida recebendo comida de um avicultor, acaba associando os passos do mesmo com alimentação para si, deixa de temê-lo e um dia ele é que vira alimento do avicultor e sem oferecer resistência, pois é pego de surpresa.

    Podemos estar deixando de perceber a realidade de maneira mais adequada e de nos adiantar social e tecnologicamente de maneira a nos capacitarmos a evitar ou enfrentar grandes alterações nas condições ambientais e nos condenar a seríssimos problemas quando elas ocorrerem.

    Porque em termos geológicos isto é questão de tempo, mais dia menos dia, mais século menos século, mais milênio menos milênio teremos problemas como eras glaciais de até centenas de milhares de anos de duração e outras situações piores ainda.

    Os fósseis de espécies extintas por alteração no ambiente deste planeta são um claro e retumbante alerta de que as coisas mudam, às vezes dramaticamente.

    Se estas espécies, irracionais que eram, não adquiriram capacidade de evitar as mudanças ou de se adaptar às novas condições, eu entendo que nós, que somos dotados de racionalidade e intelecto, já estamos passando da hora de desenvolvermos conhecimento técnico, capacidade operacional e esclarecimento social para parar de desperdiçarmos nossa energia e tempo em rixas infantis e passarmos a nos capacitar para evitar ou nos adaptarmos às alterações no ambiente que, deixadas à sua própria sorte, são inevitáveis, de modo que, se não quisermos ter o mesmo e triste destino dos dinossauros, considero fortemente recomendável passarmos a, não apenas na área técnica, mas também e principalmente na área social, mudar antes que as mudanças nos mudem em fósseis.

    (Você ainda não viu nada)

    []

    Um aprendiz
    Somente a Verdade prevalecerá
    Paz e Felicidade a todos

    ResponderExcluir
  4. E, the last, not the least, é sempre bom lembrar que o John S. Mill teria dito que "é
    melhor ser um Sócrates insatisfeito que um burro
    satisfeito", assim como o próprio Sócrates considerava que a "vida não investigada não vale a pena ser vivida".

    Como sou um pouco socrático (e kantiano), concordo um pouco com os mestres.

    []

    Um aprendiz
    Somente a Verdade prevalecerá
    Paz e Felicidade a todos

    ResponderExcluir
  5. Caro Robby-Super, que número da Superinteressante fala de Sócrates? Passe para a sua fã gorduchinha, principalmente se tem algo sobre orquídeas. Ela quer saber o motivo pelo qual deram esse nome à sua flor preferida...

    233, dividindo a parceria com o Hosaka, tendo em vista o histórico dos posts, se é que ele permite.

    ResponderExcluir